Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

Prestação final de contas da campanha de crowdfunding em 2016

Na última terça-feira, dia 11 de abril, o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, Projor, associação mantenedora do Observatório da Imprensa, firmou um convênio com o Labjor,  da Unicamp para a hospedagem do site. Na prática, a Unicamp já vem hospedando o Observatório desde fevereiro. Graças ao convênio, com validade de cinco anos, o Observatório terá uma economia anual da ordem de R$ 60.000,00.

Crowdfunding tabela prestação contas

Em termos de receita, recebemos 1.314 doações, arrecadando o total bruto de R$ 102.808,00 (ver tabela). Desse montante, pagamos uma comissão líquida de 16% ao site Kickante. O total de custos, que inclui a compra, preparo e envio de recompensas como camisetas, livros e DVDs e a divulgação da campanha no Facebook atingiu R$ 47.668,70. O saldo foi de R$ 55.139,30. Desse total, deduzimos os impostos, no valor de R$ 32.017,00, pagos em janeiro. Esclarecemos que apesar de sermos uma associação sem fins lucrativos, em 2016 éramos em enquadrados pela Receita Federal no regime de lucro presumido.

Graças à campanha de arrecadação, pudemos comprar um servidor da marca HP no valor de R$ 10.908,00 para hospedar o Observatório. O equipamento encontra-se no Labjor da Unicamp. Outra despesa relacionada foi o pagamento para a migração e análise dos dados no valor de R$ 8.000,00. Tal despesa se fez necessária para preservar a integridade  do nosso arquivo, com mais de 20 anos de publicações. Todos os comprovantes da campanha estão à disposição do público.

Agradecemos novamente a generosidade dos que apoiam o Observatório da Imprensa, o único veículo independente de crítica da mídia do país.

Demais observações:

– As 1.314 doações recebidas foram feitas por 1.266 doadores, pois parte deles fez mais de uma doação no site Kickante.

– Do total de 1.226 doadores, 223 tiveram seus nomes incluídos da lista de doadores publicada pelo Observatório, enquanto outros 294 optaram por doações anônimas.

– Outros 560 doadores escolheram a camiseta do Observatório.

– A coleção de DVDs do programa Observatório da Imprensa na TV foi enviada a 40 doadores, enquanto outros 197 escolheram livros como recompensa.

– O Projor, que mantém o Observatório da Imprensa, recebeu 69 exemplares de livros como doação para a campanha, tendo comprado outros 128 exemplares.

– Não foi preciso comprar DVDs, pois eles já pertenciam ao Observatório da Imprensa.