Friday, 10 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1287

A retaliação da Enron

TELETIPO

A companhia energética Enron está processando as editoras Tribune e Knight Ridder por quebra de contrato. Conta a AP [19/8/02] que as duas fecharam acordo de “troca de papel-jornal” com a corporação, que estabelece um preço fixo para o produto e concede descontos se este aumenta ou cobra a diferença quando há queda. As editoras deixaram de pagar quando o escândalo contábil veio à tona e a Enron pediu concordata, em dezembro do ano passado. A companhia alega que a Times Mirror, unidade da Tribune Co., deve US$ 22,9 milhões em multas pelo rompimento do contrato que deveria terminar em 2003. Da Knight Ridder, que assinou contrato de sete anos, a vencer em 2008, a Enron pede US$ 8,7 milhões.

E-mail com vídeo em vez de texto não é novidade. A Talkway Communications, no entanto, lançou o VMailTalk, programa que permite que se enviem mensagens com filme cujo receptor não precisa de programa específico para assistir ? o que é novidade. Matt Ritchell, do New York Times [19/8/02], nota que a imprensa ficou sabendo da novidade por vídeos enviados pela Talkway, e que a nova tecnologia será usada para propaganda. “Vai demorar muito até que se abra um e-mail e se veja a cara de alguém no computador da sua casa vendendo Viagra ou oferecendo um meio de ganhar US$ 2 mil por mês sem sair de casa?”, pergunta o jornalista.

A EarthLink, terceiro maior provedor de internet nos EUA, com 4,9 milhões de assinantes, entrou na briga contra o pop-up ? aquelas janelas que abrem sozinhas quando se está navegando. Ela está oferecendo serviço que inibe os indesejáveis anúncios, o que antes só era possível com programa específico. MSN e America Online, que obtêm, respectivamente, 35% e 15% de seus lucros da propaganda online, também começaram a eliminar pop-ups e spam devido a reclamações de clientes. A EarthLink obtém apenas 1% de seus lucros com publicidade. Apesar da irritação que causam ao internauta, o pop-up é considerado eficiente para atrair consumidores. Segundo o USA Today [19/8/02], grandes empresas como American Airlines, Amazon.com e Orbitz estão aumentando seu uso.