Saturday, 13 de July de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1296

Gabriela Goulart

CASA 2 vs. BBB

"Quase nada de ?Casa dos artistas?", copyright Jornal do Brasil, 19/02/02

"Costuma-se dizer que Silvio Santos consegue vender de tudo para seu público. No último domingo, o dono do SBT mostrou toda a sua experiência como o melhor ex-camelô da TV brasileira. Anunciou, anunciou e anunciou a tão esperada estréia da segunda versão de Casa dos artistas e transformou o primeiro dia do reality show em um programa de auditório, no melhor do pior estilo do SBT, com direito a Pedro de Lara, Gorete Milagres, Jorge Lafond, Babi, Alexandre Frota, Núbia Ólive e até Ratinho – chamados ao palco como supostos candidatos. Imagens da casa – construída exclusivamente para o programa – e de seus 12 participantes, só de 22h20 às 22h32, quando o programa terminou. O telespectador comprou, direitinho, gato por lebre. Das 20h37 às 22h32, horário em que Casa dos artistas foi ao ar, o SBT registrou média de 42 pontos de audiência, contra 23 do Fantástico, da Globo.

A diferença, já considerável, promete ser ainda mais ameaçadora quando a chapa realmente esquentar. A maior diferença entre as audiências dos dois programas foi às 22h11 (Casa dos artistas com 50 pontos e o Fantástico com 16), justo quando Silvio mostrou, efetivamente, as imagens da casa de mil metros quadrados construída no Complexo do Anhangüera e anunciou os 12 artistas selecionados para o confinamento de 90 dias, sob a mira de 38 câmeras e 40 microfones, em busca de R$ 400 mil de prêmio (o segundo colocado ficará com R$ 100 mil).

Xuxa – A Globo tentou se preparar para o embate. No último bloco do Domingão do Faustão, a emissora convocou Xuxa para dar uma passadinha na casa do Big brother Brasil, onde ela deu conselhos (!!) aos participantes. Apesar de insossa, a presença da loura, das 20h às 20h30, rendeu ibope para Fausto Silva – 34 pontos, contra 21 do Domingo legal – e segurou a expectativa para o BBB, exibido depois do Fantástico. Das 22h49 às 23h40, o reality show da Globo teve 31 pontos de audiência, enquanto o Show do milhão não passou dos 16.

Pelo que foi ao ar domingo, Silvio mostrou que, pelo menos por enquanto, não está mirando no BBB. Casa dos artistas saiu do ar alguns minutos antes de o programa da Globo começar. O dono do SBT quis encerrar seu show no auge, logo depois que André Gonçalves, Cynthia Benini, Ellen Rocche, Gustavo Mendonça, a feiticeira Joana Prado, Lulo Scroback, Mariana Kupfer, Mário Velloso, Ricardo Macchi, Suzana Alves, Syang e Xis foram vendados e encaminhados até a mansão.

Apesar do mistério em torno do elenco e da papagaiada para escolhê-lo – Silvio convocou mais 12 artistas da emissora e, durante quase duas horas, simulou uma votação para escolher quem realmente iria -, o único nome que ainda não tinha sido comentado pela imprensa era o da atriz Cynthia Benini, que já apresentou programas no canal pago Sportv (Net).

Armação – Silvio não fez nenhuma questão de esconder os bastidores da escalação. ?Este programa foi produzido. Tudo que ocorreu no palco já estava programado e os 12 artistas já estavam escolhidos?, disse, quase no fim. Mas, como todo mundo já sabia mais ou menos quem ia, a história do suspense acabou ficando chata, demorada, cansativa.

A estréia só se salvou do naufrágio total por um motivo: Silvio Santos estava no comando. Botão do terno aberto, conforto total no palco, o dono do SBT arrancou de Ricardo Macchi, o ex-cigano quase mudo da novela Explode coração, da Globo, que participar de Casa dos artistas o faria feliz ?para poder falar para todo o Brasil?. Silvio também fez boa dobradinha com André Gonçalves, ?o maior conquistador do ambiente artístico?, como classificou o dono do SBT.

?É verdade que você gosta tanto de amar que tentou beijar o Pelé durante um vôo de avião??, perguntou Silvio. Foi a deixa para o ator explicar que misturou comprimidos e bebida alcoólica no tal vôo. ?Mas na Casa dos artistas não tem bebida?, avisou Silvio. ?Que ótimo, vou aproveitar para ficar limpo?, emendou André.

Ficou no ar a expectativa de que o programa vai dar o que falar. Ainda mais quando Silvio Santos afirmou que este Casa não será igual ao que passou. ?Se um artista sair, poderá ser substituído por outro. Além disso, outras regras serão criadas, ao longo do programa, pela produção?, avisou o dono do SBT. Traduzindo: tudo poderá acontecer por lá."

 

"?Pay-per-view? acentua diferenças", copyright Folha de S. Paulo, 24/02/02

"Na tela, dividida em duas partes, é possível ver, simultaneamente, os participantes de ?Casa dos Artistas 2? comemorando o cumprimento de uma prova e o concorrente Lulo indo buscar o prêmio ganho, na dispensa da casa.

Na mesma hora, em ?Big Brother Brasil?, Stela e Alessandra arrumam a residência-estúdio. Onde estão e o que fazem os outros moradores, não dá para saber pelo que é mostrado.

Esses são dois exemplos do que pode ser visto pelos que compraram os pacotes 24 horas dos ?reality shows? oferecidos pelas operadoras DirecTV (?Casa 2?) e Sky/Net (?Big Brother?).

Quem faz a pré-edição das imagens são as emissoras abertas que produzem as duas atrações. Mas as TVs pagas dão ao telespectador, além da transmissão contínua, alguns recursos de interatividade.

A DirecTV usa o recurso de multicâmera, com três canais disponíveis: dois com imagens de pontos diferentes da casa e um que reúne essas imagens, podendo o assinante optar entre elas.

No ?pay-per-view? de ?Casa?, há a preocupação de cortar conversas sobre a produção do programa. Mas jogos, premiações e banhos são exibidos.

A transmissão de ?BBB? tem imagem única. Competições, premiações e o ?confessionário? não aparecem. Como interatividade, só para os assinantes da Sky, um ?menu? de textos com informações sobre o programa, um mapa da casa e o resultado das enquetes da atração, cuja votação ocorre na internet.

Segundo a assessoria de imprensa da Net Brasil, o ?confessionário? e as provas são de uso exclusivo da Globo e do Multishow. O objetivo é reservar surpresas para as transmissões desses dois canais.

As operadoras não divulgam quantos assinantes compraram os pacotes, que custam em versão completa R$ 45 (?BBB?) e R$ 49,90 (?Casa?). A programação exibida na TV paga está disponível na internet."

 

"?Casa dos Artistas 2? bate ?Big Brother?", copyright Folha de S. Paulo, 21/02/02

"No primeiro confronto direto entre ?Casa dos Artistas 2? e ?Big Brother Brasil?, o SBT levou a melhor, conquistando 36 pontos de audiência contra 29 da Globo. O pico foi de 42 pontos do SBT, contra 20, nos últimos minutos do programa, quando a Globo estava em intervalo comercial.

Na média total do horário (de 21h11 a 21h44), no entanto, a Globo levou a melhor, com 36 pontos de média, contra 29 do SBT. Nos dois primeiros dias da semana, ?Casa 2? tinha registrado 25 e 24 pontos, respectivamente."