Monday, 17 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1292

Projor lança fundo de inovação para combater a desinformação online

O Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo lançou nesta terça, 5 de dezembro, o Codesinfo – Fundo de Inovação Contra a Desinformação Online. Objetivo do fundo: incentivar e viabilizar o desenvolvimento de soluções inovadoras, propostas por organizações jornalísticas, que contribuam para a redução dos efeitos da desinformação online no Brasil. O projeto conta com o apoio da Google News Initiative.

Os projetos contemplados terão acesso a mentores especializados e poderão receber apoio financeiro de até 100 mil reais. As inscrições poderão ser feitas por veículos jornalísticos legalmente constituídos, com sede no Brasil e listados no Atlas da Notícia, o censo do Projor que mapeia a presença do jornalismo local no Brasil.

Os veículos poderão participar individualmente ou em colaboração com outras organizações jornalísticas, coletivos de jornalistas, desenvolvedores e pesquisadores.

As inscrições podem ser feitas até 29 de janeiro de 2024 pelo site do Codesinfo. Na inscrição, os veículos devem descrever seu projeto, informar como ele irá contribuir no enfrentamento da desinformação online no Brasil, apresentar um cronograma de execução em sete meses, orçamento básico para o projeto e um plano de compartilhamento dos resultados do projeto com o ecossistema jornalístico do Brasil. A lista de projetos selecionados será tornada pública no primeiro trimestre de 2024.

Para o presidente do Projor, Sérgio Lüdtke, essa é uma das novidades importantes do Codesinfo. “Queremos incentivar o compartilhamento de resultados com a comunidade de jornalistas, pesquisadores da comunicação e organizações de notícias de modo a promover um ambiente de maior colaboração e diversidade de modelos de combate à desinformação no país”.

Já para o líder do Google News Lab no Brasil, Marco Túlio Pires, “o combate à desinformação online é um desafio que precisa ser enfrentado de forma multissetorial, com a união de esforços entre empresas de tecnologia, terceiro setor, governos e as empresas jornalísticas”.

O regulamento, FAQ, formulário para inscrição, pontos de contato e mais informações sobre o programa estão disponíveis no site do Codesinfo, em www.codesinfo.com.br.

O Projor é uma entidade civil sem fins lucrativos, não-governamental, não-corporativa, pluralista e apartidária, criada pelo jornalista Alberto Dines em parceria com o Labjor da Unicamp, em abril de 2002. Entre seus projetos mais conhecidos estão este Observatório da Imprensa, também criado por Dines, e o Atlas da Notícia.