ELEIÇÕES 2002 "Dos fiscais de Sarney aos de FHC", copyright Jornal do Brasil, 28/3/02 "José Sarney, senador pelo PMDB do Amapá, sempre teve mania de fiscais. Em março de 1986, quando era presidente da República, com uma inflação que batia nos 250% anuais, decretou o Plano Cruzado. A idéia era simplória: cortar três zeros da […]
Edição: 166
DIÁRIO DE NOTÍCIAS "Comentadores e eleições", copyright Diário de Notícias, 25/3/02 "As campanhas eleitorais constituem momentos privilegiados para o estudo do jornalismo e da política. Os jornalistas representam as campanhas segundo três enquadramentos principais: como uma escolha entre propostas políticas competitivas, como um meio de avaliar, comparativamente, as qualidades dos candidatos e a respectiva capacidade […]
MÍDIA & PRESIDENCIÁVEIS Luiz Weis (*) Dos sete jornalistas que sabatinaram o candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no programa Roda Viva (25/3/02), da TV Cultura de São Paulo, apenas três ? o apresentador Carlos Alberto Sardenberg, Ricardo Noblat, do Correio Braziliense e Rodolfo Fernandes, de O Globo ? […]
ELEIÇÕES 2002 Raphael Perret Leal (*) Na quinta-feira, 28 de março, José Serra, candidato do PSDB à presidência da República, compareceu à inauguração de um porto no Ceará, estado governado pelo correligionário Tasso Jereissati. Serra não falou em público, mas concedeu entrevista após o evento. Tasso foi o responsável pelo principal discurso da cerimônia. Tratava-se […]
ABERT . "Comunitárias querem se unir a comerciais; já o inverso…", copyright Folha de S.Paulo, 27/3/02 "É a polêmica do momento. Rádios comunitárias estão querendo fazer parte da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV), entidade que reúne FMs e AMs comerciais. O assunto pegou fogo na última reunião entre a Abert e […]
LA VANGUARDIA "Algunos signos del tiempo", copyright La Vanguardia, 31/3/02 "Un lector de San Sebastián, Alberto Arregui, me advierte que es erróneo el signo que emplea La Vanguardia para señalar la previsión de nevadas en los mapas de la sección El Tiempo. Todavía estamos a tiempo de revisar este recurso gráfico, aunque las leyes del […]
O PASQUIM Gilson Caroni Filho (*) Quando se trata de pensar uma perspectiva alternativa ao pensamento único, dois personagens devem ser evitados. Embora opostos, acabam por se complementar na melancólica falta de vontade política. O primeiro é o nostálgico dos anos 70. Decerto foi um período rico e contraditório. Sob a mais cruenta ditadura que […]
GOVERNO & O PARAENSE Clóvis Luz da Silva (*) Surgiu no Pará o jornal semanal O Paraense, que desde antes da estréia despertou a suspeita de ter nascido para ser porta-voz do governador tucano Almir Gabriel. Logo se constatou: O Paraense é recheado de anúncios do governo estadual. Nos primeiros números, porém, o jornal não […]
SARAMAGO vs. ISRAEL A miopia de Saramago, copyright Jornal do Brasil, 30/3/02 "Ensopada de sangue, mesmo assim chamava-se Terra Santa. O horror retirou-lhe qualquer pretensão de santidade, hoje é território do ódio ? escancarado, assumido, generalizado. Naquilo que os romanos designaram como Palestina, pátria das religiões, nos últimos 18 meses, foram mortas 1.433 pessoas. A […]
URN@ ELETR?NIC@ Os resultados das sondagens realizadas pela Urn@ Eletrônic@ do Observatório da Imprensa. A urn@ do OI é renovada semanalmente. 25/12/02 Como classificar o desempenho da mídia brasileira em 2002? Respostas Votos Porcentagem Excelente 81 4,0% Bom 243 12,0% Satisfatório 687 34,1% Insuficiente 629 31,3% Péssimo 372 18,5% Total de votos: 2012 18/12/02 TV […]
MÍDIA GAÚCHA Gilmar Antonio Crestani (*) Emoldurem estas duas imagens: Jader Barbalho algemado, sendo conduzido por policiais enfatiotados, e os 16 sem-terra (proxenetas, bandidos e gigolôs, nas palavras do mais comedido das ministros), algemados, de bruços, com metralhadoras apontadas para a nuca por policiais de colete com a inscrição "Polícia Federal". Alguém poderia até pensar […]
EXTINÇÃO DAS ESPÉCIES Antônio Brasil (*) O que o noticiário de TV e o nosso simpático mico-leão-dourado têm em comum? Segundo alguns especialistas, ambos estão com sério problemas para enfrentar um mundo novo e "em perigo de extinção" [veja nota "Noticiário de TV, perigo de extinção", sobre artigo de Howard Kurtz, com remissão abaixo]. É […]
A DIREITA NA BERLINDA "Máquina de fazer fumaça", copyright O Estado de S.Paulo/The New York Times, 30/3/02 "De certo modo, é uma vergonha que boa parte do livro Cegos pela Direita: a Consciência de um Ex-Conservador, do jornalista David Brock, se refira à vida privada de nossos autodenominados guardiães da moral. Essas passagens ajudarão a […]
JUSTIÇA Victor Gentilli A jornalista Maura Fraga, que fora condenada numa ação impetrada pelo deputado federal Max Mauro (PTB-ES), obteve na quarta-feira, 27/3, a confirmação de seu habeas corpus por decisão unânime do Tribunal de Justiça. A jornalista estava obrigada a permanecer em casa, não freqüentar bares nem tomar bebidas alcoólicas, além de impedida de […]
TELEJORNALISMO Paulo José Cunha (*) É do nosso jeitão, sempre foi. A gente prefere deixar pra lá do que cobrar o que nos é de direito. É recente no Brasil a idéia de que se deve lutar. A consciência dos direitos individuais começou a se popularizar timidamente a partir de 1990, com a entrada em […]
TV POR ASSINATURA "TVs pagas batalham por financiamento", copyright O Estado de S. Paulo, 25/3/02 "A necessidade de financiamento, que a Globo Cabo procura resolver com sua capitalização de R$ 1 bilhão, ainda persiste para as outras empresas de TV por assinatura. O setor completou, em 2001, dez anos de existência, sem lucros, apesar de […]
HOBSBAWM, SARAMAGO & FREI BETTO Deonísio da Silva (*) Em artigo publicado no London Review of Books, Eric Hobsbawm diz que as guerras do século 20 mataram 187 milhões de pessoas e que esta cifra é mais do que 10% da população mundial no ano anterior à deflagração da Primeira Guerra Mundial. "The 20th century […]
MÍDIA & GALLUP A divulgação de pesquisa realizada pelo Gallup em nove países de maioria muçulmana foi um festival de erros, cometidos tanto pela mídia quanto pelo instituto. A CNN e o USA Today citaram estatísticas do estudo mostrando que 53% dos entrevistados tinham uma visão negativa dos Estados Unidos, e apenas 18% em seis […]
REALITY SHOWS "Diversão ou desatino", copyright Folha de S.Paulo, 31/3/02 "A exibição, na televisão, dos programas ?Casa dos Artistas? e ?Big Brother Brasil? surpreendeu e desconcertou muitos brasileiros. Por que tanto interesse pela privacidade de artistas e pessoas comuns, fechados, dias e dias, em uma casa? As explicações se sucederam: voyeurismo sexual, decadência cultural, alienação […]
MARKETING POLÍTICO Marketing político: o poder das estratégias nas campanhas eleitorais, de Rodrigo Mendes Ribeiro, Editora C/Arte <www.comarte.com>, R$ 30 Será lançado às 18h desta quinta-feira, dia 4, na Assembléia Legislativa mineira, em Belo Horizonte, o livro Marketing político: O poder das estratégias nas campanhas eleitorais, da coleção Política e Sociedade da Editora C/Arte. Resultado […]