Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 184

Guerrilha contra o MP3

TELETIPO Projeto de lei que tramita no Congresso americano prevê que gravadoras terão direito de utilizar técnicas dos hackers para combater programas de intercâmbio de arquivos como Kazaa e Morpheus, protegendo-as de processos dos usuários. A Associação da Indústria Fonográfica da América, obviamente, vê com bons olhos a aprovação da regra, que estabelece que cada […]

Luiz Otávio

JORNALISMO SEM DIPLOMA "Faxineira já tem registro de jornalista", copyright Comunique-se (www.comuniquese.com.br), 30/7/02 "A mais recente jornalista profissional de Minas Gerais, com registro precário obtido junto à Delegacia Regional do Trabalho, não é um escriba ocasional interessado em publicar seus textos eventuais ou experimentais em qualquer publicação, ou algum aventureiro que deseje ver seu nome […]

O espaço das candidaturas na imprensa diária

COBERTURA ELEITORAL Alexandre Martins (*) A candidatura de José Serra foi a que teve maior destaque na imprensa brasileira durante os seis primeiros meses de cobertura das eleições presidenciais de 2002. Essa constatação feita pelo IBEC foi possível a partir de uma pesquisa iniciada em 1? de janeiro deste ano eleitoral, com a análise dos […]

A bomba que a imprensa explodiu

CRIME ORGANIZADO NO ES Sérgio Salustiano (*) Em mais um capítulo da novela O crime organizado, que a imprensa oferece diariamente à população, vimos que a sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Espírito Santo, sofreu atentado a bomba muito semelhante ao do Riocentro, no início da década de 80. Semelhante pelo fato de […]

Quem criou The Osbournes?

TELETIPO O produtor de TV Gary Binkow está processando o roqueiro Ozzy Osbourne e sua mulher, Sharon, sob alegação de que os dois teriam roubado a idéia do reality show que protagonizam na MTV. Binkow afirma que teve diversos encontros com os Osbournes e com executivos da TV Miramax entre 1999 e 2000 para discutir […]

Odir Cunha

JORNALISMO SEM DIPLOMA "Todo mundo é jornalista. Menos quem é", copyright Comunique-se (www.comuniquese.com.br), 30/7/02 "Vivemos uma situação absurda: enquanto milhares de jornalistas formados estão desempregados por este Brasil afora, outros milhares escrevem em jornais e revistas, falam em rádios e tevês sem nunca terem assistido uma aula sequer em um curso superior de Jornalismo. Estou […]

Por que subiu? Por que caiu?

PESQUISAS ELEITORAIS Rachel Moreno (*) A estranha magia que os números exercem sobre os compradores de pesquisa estende o seu sortilégio, inexplicavelmente, sobre os editores de jornais ? algo inexplicável, porque a mídia é predominantemente feita de palavras, textos, escritos, lidos ou recitados. A pesquisa, como sabemos, utiliza-se de duas grandes vertentes metodológicas e das […]

Papão da Curuzu discriminado

MÍDIA ESPORTIVA Clóvis Luz da Silva (*) A mídia esportiva é tremendamente preconceituosa em relação aos clubes de fora do eixo Rio-São Paulo. Como paraense, torcedor do Clube do Remo, vibrei com a conquista da Copa dos Campeões pelo Paysandu. E desde a conquista da Copa do Norte notei a discriminação contra o clube nortista. […]

Tributo a um chefe indígena

JURUNA, XAVANTE (1943-2002) Ulisses Capozzoli (*) Em meados do mês passado (18/07) os jornais publicaram em cantos de página a notícia da morte do cacique xavante Mário Juruna. Clinicamente Juruna foi vítima de uma diabetes crônica. Na verdade seu algoz foi a realidade brasileira e a melhor evidência disso é a cronologia de sua história, […]

Eduardo Ribeiro

COMUNICAÇÃO CORPORATIVA "Comunicação corporativa ganha força", copyright Comunique-se (www.comuniquese.com.br), 2/8/02 "A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – ABERJE (que logo logo acrescentará ao seu nome também a palavra Organizacional) mostrou ser uma das mais amadurecidas e ousadas instituições brasileiras, mudando os estatutos para poder profissionalizar definitivamente sua administração. De agora em diante, a tradicional diretoria […]

Um voto decidido na TV

EXPOSIÇÃO DE CANDIDATOS Chico Bruno (*) Esta eleição presidencial guarda semelhança com a primeira eleição direta depois de anos de regime militar. Novamente a televisão vai ter participação fundamental na escolha do novo presidente. Vale a pena lembrar aos mais novos que na eleição presidencial de 1989 a participação da TV foi decisiva. Os mais […]

CBS ganha exclusiva

MÍDIA & BUSH No primeiro aniversário dos atentados de 11 de setembro, o presidente Bush já anunciou que concederá apenas uma entrevista ? a Scott Pelley, apresentador do 60 Minutes II (CBS). Segundo o porta-voz Ari Fleischer, a exclusiva permite um "foco maior sobre o que o presidente quer dizer", e os americanos prestarão mais […]

Os presidenciáveis, a ciência e a tecnologia

AGENDA ELEITORAL Bruno Dorfman Buys (*) No debate entre os presidenciáveis que a TV Bandeirantes levou ao ar no domingo (4/8), o único candidato que se lembrou do setor de ciência e tecnologia foi Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Seguido de José Serra, que arrematou com uma tirada do tipo "por falar nisso?". […]

Comunique-se

HOMOSSEXUALISMO & IMPRENSA "Manual ensina imprensa a abordar homossexualidade", copyright Comunique-se (www.comuniquese.com.br), 29/7/02 "A ONG Pró-Conceito Gays e Lésbicas lançou um manual voltado para jornalistas, cujo objetivo é auxiliar o trabalho da imprensa quando o assunto é homossexualidade. Segundo a organização, o guia deve incentivar a inclusão da imagem e representação de homossexuais. ?Ao cobrir […]

Vai dar Globo de novo?

EXPOSIÇÃO DE CANDIDATOS Leonor Macedo (*) Deu na Folha de S.Paulo: até a Patrícia Pillar votará no Lula depois do debate de ontem. Para os que chegaram agora, melhor explicar. No domingo (4/8) a Rede Bandeirantes de Televisão promoveu debate com os quatro principais candidatos à presidência ? um absurdo, pois num país "democrático" Zé […]

Em Colúmbia, currículo na berlinda

UNIVERSIDADES O anúncio de Lee Bollinger, presidente da Universidade de Colúmbia, suspendendo a busca por um novo reitor da Escola de Jornalismo para repensar a missão e o currículo da faculdade provocou reações imediatas. Bollinger, favorável a uma proposta mais acadêmica, não nomeou nenhum dos indicados pela comissão e planeja designar uma força-tarefa para estudar […]

Bobbio e os sentidos de "público"

IMPRENSA E DEMOCRACIA Victor Gentilli Num de seus textos clássicos, Norberto Bobbio, o grande pensador italiano, qualificou a democracia como "o governo do poder público em público". O que poderia ser qualificado como um truísmo ou uma tautologia é, na verdade, um achado. Bobbio, em texto anterior, critica Jürgen Habermas por referir-se de forma sistemática […]

Caryn James

LIXO E LUXO NA TV "TV nos EUA consagra luxo e lixo", copyright Jornal do Brasil / The New York Times, 2/8/02 "Sofisticada ou popular. A programação das emissoras de TV americanas pode levar os espectadores a despencar do mais sofisticado bom gosto ao mau gosto mais extremo sem que eles sequer precisem mudar de […]

Jornalismo na arapuca do mercado

LEITOR-CLIENTE Luciano Martins Costa (*) Depois de quebrar a cara muitas vezes, indispondo-me com amigos por tentar fazer análises mais ou menos ponderadas da política nacional e de outros temas diários da imprensa, acho que entendi o sentido da armadilha em que se meteu o jornalismo. Vamos ver se consigo me explicar: um dos paradoxos […]

Campanha contra a censura

REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS "Lembramos aos passageiros viajando para Cuba, Tunísia e Turquia que a notícia é censurada nestes países." A advertência, imitando um aviso dos tripulantes de um avião, faz parte da campanha lançada pelo grupo Repórteres sem Fronteiras [24/7/02], um alerta sobre a situação da imprensa nos três destinos mais procurados por turistas em […]