Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 271

Mercado investe no poder de compra dos homens

A afirmação de que homens não fazem compras não passa de um mito. Se fosse verdade, não existiriam comerciais de cerveja estrelando loiras peitudas de biquíni. Mas daí aos homens comprarem uma revista que os ajude a ser compradores melhores é outra história. Será? O mercado editorial americano aposta que esta segunda afirmação não passa […]

O jornalista, segundo José Saramago

Pode até virar tese de doutorado. Por enquanto, é mera desconfiança.No último livro de José Saramago, Ensaio sobre a lucidez, a palavra ‘jornalista’ ou equivalente surge aqui e ali, inspirando idéias. Ora, se em literatura, normalmente, nenhuma palavra é vã, no caso do Nobel português (que de algum modo representa o Brasil, até o dia […]

Só os americanos se salvaram

‘O que há em um nome?’, já perguntava Shakespeare. No Brasil de março de 2004, como na tragédia de Romeu e Julieta, há morte e destruição. Foi absolutamente chocante, para dizer o menos, o comportamento irresponsável da mídia com relação ao fenômeno sem precedentes que atingiu Santa Catarina no dia 28 de março. O inconsciente […]

DNA na berlinda

Duas abordagens saíram no OI sobre a genética e os dilemas na decodificação do DNA. Nas duas sua importância é minimizada e se atribui à mídia a culpa pela visão exagerada sobre o assunto. Na primeira, de 9/3/2004, o biólogo e professor de Ciências Felipe Bandoni critica o ufanismo na imprensa com a genética. Na […]

Fernando Rodrigues

‘Segundo dados inéditos que serão colocados na internet nos próximos dias pela Secom (Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica da Presidência da República), o Poder Executivo federal gastou R$ 563,6 milhões em 2003 com publicidade –12,5% a menos que FHC, que teve uma despesa de R$ 643,4 milhões em 2002. Os números estão […]

Cristina Padiglione e Keila Jimenez

‘Você faz parte daquele seleto time que não agüenta mais ouvir falar em Juliana, Marcela, Solange, Cida, Thiago, Dourado, Zulu & cia., toda aquela gente do tal Big Brother? Acalme-se: o programa acaba nesta terça-feira. Em compensação, uma platéia imensa ficará sem assunto para os dias seguintes. Das quatro edições do reality show produzidas pela […]

Muito corporativismo

Concordo com Alberto Dines. É muito corporativismo. A imprensa noticiou que eles ganham 4 mil reais por mês e querem 80% de aumento salarial. A média salarial dos brasileiros é R$ 800 por mês, que eu saiba. E quem está tendo aquela porcentagem de aumento? Acho que nem jornalistas, que têm curso superior, ganham o […]

Reverendo Jesse Jackson terá novo programa de rádio

O controvertido ativista negro reverendo Jesse Jackson foi contratado pela maior rede de rádio dos EUA, a Clear Channel, para apresentar um programa de entrevistas, que será inicialmente transmitido para as cidades de Chicago, Philadelphia, Nova York, São Francisco, Detroit e Norfolk. A atração pode amenizar a imagem de que a Clear Channel apóia o […]

A reportagem do pesadelo

***Seu editor informa que Tirando o capuz foi o primeiro relato de um ex-preso político publicado no país depois da ditadura instaurada em 1964. Em que circunstâncias foi produzida a edição? Como decidiu-se por escrever o livro e quanto tempo levou para dar o ponto final no texto?Álvaro Caldas – Não foi o primeiro livro. Saíram […]

Ciclone pega os jornais de surpresa

As redações mal tinham se recuperado da cobertura das fortes chuvas no Vale do Itajaí nos dias 14 e 15 de março e um novo evento climático mobilizou os jornalistas catarinenses. Desta vez, a ocorrência era mais inusitada e falava-se de ciclone ou furacão, fenômeno inédito na região do Atlântico Sul.Ninguém queria acreditarAs primeiras notícias […]

As verdades do sr. Duda

Do recente caso da propaganda mentirosa sobre programa governamental produzida pelo publicitário Duda Mendonça extraio um trecho de nota assinada pelo publicitário em questão: ‘As informações apresentadas no comercial são rigorosamente verdadeiras. O programa verdadeiramente existe. Os números citados, também. Em nenhum momento, é dito que aquela propriedade específica foi beneficiada ou que seus trabalhadores […]

Marcos Augusto Gonçalves

‘A inscrição da política na lógica publicitária de mercado não é nenhuma novidade. Candidatos, governos, programas sociais e hambúrgueres se equivalem no mundo encantado da mercadoria. Não é nada estranho, portanto, que peças publicitárias do governo tenham ido ao ar mostrando situações mais enganosas do que seria lícito esperar.Como esta Folha noticiou, um anúncio destinado […]

Laura Mattos e Diego Assis

‘No ‘reality show’ ‘Família MTV Supla’, com estréia marcada para 3 de maio, a prefeita de São Paulo -e candidata à reeleição- aparecerá conversando com o filho durante uma caminhada pelas arborizadas ruas do Jardim Europa, onde reside.Nada de política. Com uma roupa esportiva preta e os cabelos presos, Marta perguntará ao primogênito sobre sua […]

Imagem destruída

Infelizmente é verdade tudo o que diz esta matéria, e o que me deixa mais triste é que uma minoria de mulheres, com apoio da imprensa e de governos, consegue destruir toda a imagem de todas as mulheres brasileiras. Eu moro na Áustria e já deu para sentir essa sensação degradável que é a imagem […]

Na fronteira de jornalismo e literatura

Normalmente produzida para consumo ligeiro e publicada nos jornais, a crônica é uma espécie de instituição nacional, a exemplo da caipirinha e do Carnaval, por graça e obra de um time de craques como Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Otto Lara Rezende e Carlos Drummond de Andrade, cuja tradição tem sido perpetuada por uma geração […]

Fora, Parreira!

Já que a mídia esportiva não dá o menor sinal de que reagirá ao péssimo desempenho de Carlos Alberto Parreira no comando da Seleção Brasileira, dou início neste Observatório à campanha ‘Fora, Parreira!’. Que ele vá para a Arábia, a Ásia, a Grécia. Que continue atuando como técnico, mas que se mantenha às léguas da […]

A publicidade sem limites

A vida brasileira, nas últimas semanas, tem sido platéia de sucessivas encenações de peças publicitárias, que, no propósito de afirmar marcas a qualquer preço, sejam elas de cerveja, sejam de planos governamentais, rompem fronteiras da ética, oferecendo, principalmente à juventude, fartos exemplos em estratégias de vitoriosas e rentáveis práticas de falsificação. A respeito da concorrência […]

Keila Jimenez

‘A guerra está no ar e é explícita. Após várias reportagens em jornais impressos da Igreja Universal, a Record resolveu atacar na TV o empréstimo do BNDES para saldar as dívidas das Organizações Globo. Nas chamadas para o Repórter Record de hoje, às 21h45, o texto omite o nome ‘Globo’, mas se refere a ‘uma […]

Leila Reis

‘Faz tempo que o gênero novela, que muitos vaticínios já enterraram, não experimentava tamanho vigor. Na Globo, a alegria é geral nos bastidores das três novelas. Chocolate com Pimenta festeja 41 pontos de média, enquanto Da Cor do Pecado chega perto de Celebridade (54) marcando 45 (dados de terça-feira). Esses índices animam a concorrência a […]