Thursday, 02 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Edição: 343

Post desiste de apoiar passeata do Pentágono

O Washington Post anunciou, na segunda-feira (15/8), que desistiu de co-patrocinar a Freedom Walk (Caminhada da Liberdade), evento do Pentágono marcado para o dia 11/9/05 para relembrar as vítimas dos atentados terroristas de 2001 e apoiar as tropas no Iraque, informa David Montgomery [Washington Post, 16/8/05].O jornal notificou ao Departamento de Defesa que não iria […]

Vietnã cria código de ética jornalística

A oitava edição do Congresso da Associação de Jornalistas do Vietnã, em 13/8 em Hanoi, terminou com a criação de um código de ética profissional para o jornalismo no país. Nele, os jornalistas e veículos de comunicação são estimulados a mostrar ‘lealdade absoluta à causa da construção e proteção do Vietnã socialista’, a servir ao […]

A face oculta da apuração

Há, em todos os veículos de comunicação, uma norma a ser cumprida: é preciso ouvir todos os lados. Há, em boa parte dos veículos de comunicação, uma norma que muitas vezes não é cumprida – a de ouvir as pessoas ou empresas atingidas por denúncias (empresas, diga-se de passagem, de pequeno porte: se são maiores, […]

Palocci para editor-chefe

No processo de aprimoramento das instituições brasileiras a grande imprensa começou a ficar para trás. Dá a tentação de dizer, sem nenhuma base científica, que a imprensa está num plano semelhante ao do Poder Legislativo, da Polícia ou da Justiça. A apuração competente faz e fez muita falta: à boca pequena já se sabia de […]

Pobre país, com este jornalismo

O vibrante semanário examina em duas páginas (edição 356, pp. 16-17) a extraordinária repercussão da sua acusação contra Época pelo plágio da reportagem de capa de 30/10/2002. O caso foi comentado em três matérias deste Observatório da Imprensa (edição 342, 16/8). O redator de CartaCapital ignorou uma delas (‘Receita de uma notícia requentada‘) e resolveu […]

Eles preferem as loiras

Em artigo no Washington Post, Eugene Robinson [12/8/05] critica a diferença de tratamento que a TV americana dedica a casos de mulheres desaparecidas brancas e negras. Ele afirma que há uma verdadeira obsessão da mídia e do público pelos misteriosos desaparecimentos de jovens e fotogênicas mulheres brancas. Quando as desaparecidas são negras, entretanto, não se […]

Empresas em alta na imprensa

A consultoria de mídia americana Delahaye divulgou os resultados de uma pesquisa em que foi medida a reputação de companhias na imprensa dos EUA. O estudo foi feito com base na quantidade de matérias favoráveis às empresas. No topo da lista ficou a gigante de software Microsoft, seguida pela rede de varejo Wal-Mart. O grupo […]