Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 392

Cobertura das eleições
abre guerra entre TVs

A TV Globo anunciou o tom de sua cobertura eleitoral em um anúncio de página dupla, publicado nos principais jornais brasileiros. Vendeu o compromisso com a verdade, isenção, apartidarismo e coisa e tal, tudo embalado pelo costumeiro padrão de qualidade. Até aqui, tudo normal – era o que seria de se esperar da emissora líder. O […]

Cama, cozinha e o Pedro Bial

A dois meses das eleições, o Jornal Nacional quer percorrer o país de ônibus. Como num road movie, o jornalismo da Globo (nas palavras de seu principal executivo) vai buscar o que é notícia no Brasil. E o que é notícia no Brasil, a dois meses das eleições? Com certeza, o ônibus do Jornal Nacional. […]

Presidenciáveis expõem suas
propostas para inclusão digital

Leia abaixo os textos de segunda-feira selecionados para a seção Entre Aspas. ************ O Estado de S. Paulo Segunda-feira, 31 de julho de 2006 INCLUSÃO DIGITALMaurício Moraes e Silva Conheça as idéias dos presidenciáveis para a inclusão digital ‘Candidatos apresentam ao ‘Link’ alguns dos seus planos para levar o acesso a computadores e à internet […]

Território livre, internet vira campo de batalha

Não foi à toa que dois candidatos presidenciais acabaram demitindo assessores que usaram e-mails de seus gabinetes no Senado para divulgar suas respectivas campanhas. E que, tampouco, o PT tenha lançado como palavra de ordem para seus militantes o combate à ‘guerra suja’ na rede. Numa campanha com inúmeras restrições legais à propaganda – das […]

Defesa esquizofrênica de interesses alienígenas

Em seu editorial intitulado ‘Mercosul ideologizado’ (sexta, 25/7), o Estado de S. Paulo, a propósito da intenção de Lula, como presidente rotativo do mercado comum em construção na América do Sul, de ampliá-lo mediante participação de todos os países sul-americanos, do Caribe à Patagônia, inclusive Cuba, destaca que o moderno capitalismo se desenvolve ao largo […]

Aquecimento global e a consciência da mídia

Quando O Ambientalista Cético, um catatau de 540 páginas foi publicado aqui, em 2002, muita gente saiu do armário e se proclamou um deles. Bjorn Lomborg, autor do tratado, é um estatístico da Universidade de Aarthus, na Dinamarca, ex-simpatizante do Greenpeace e, até o lançamento do livro, o que se costuma chamar de ‘ilustre desconhecido’. […]

A mídia e a campanha no Rio

Se alguém observar de forma imparcial e democrática a maneira como são noticiadas as atividades dos candidatos em suas campanhas no Estado do Rio, verá que, em função das pesquisas de opinião, são privilegiados os candidatos mais votados. Note-se, que, principalmente as suas imagens, aqui ou ali, não aparecem na telinha! Há uma nota curta […]