Wednesday, 08 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Edição: 429

A cobertura de um massacre que se repete

O mais espantoso na cobertura televisiva do massacre na Virginia Tech, segundo a crítica de TV do New York Times, é notar como as matanças em instituições educativas se tornaram algo comum nos EUA. Alessandra Stanley, em artigo na terça-feira [17/4/07] – um dia após o tiroteio que deixou 33 mortos na universidade na cidade […]

Columbia anuncia os vencedores de 2007

Foram anunciados na noite de segunda-feira (16/4) os vencedores do Pulitzer, maior premiação jornalística dos EUA. O Wall Street Journal foi o único veículo a levar mais de um prêmio na edição deste ano. O jornal foi laureado na categoria Serviço Público, por sua cobertura sobre o escândalo de vendas de ações com datas retroativas […]

Jader nega teor da
denúncia da Veja

Leia abaixo os textos de terça-feira selecionados para a seção Entre Aspas. ************ O Estado de S. Paulo Terça-feira, 17 de abril de 2007 SEGUNDO MANDATOCarlos Mendes Jader nega que transferência de TV seja ilegal ‘O deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) disse ontem que não cometeu irregularidade ao transferir a concessão de sua emissora de TV […]

E o leitor continua no ar

O ministro da Defesa diz que tudo está normal, o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil pergunta de que crise estão falando, o comandante da Aeronáutica mandou prender, o presidente da República mandou soltar, depois mandou prender de novo. E a imprensa firme, apenas registrando declarações.Um dos temas-chave do apagão aéreo é o preparo […]

Veja

MAINARDI vs. FRANKLINDiogo Mainardi Disque ‘Diogo’ para fazer lobby ‘Ninguém mais quer derrubar o Lula. Eu quero. Eu o derrubaria todas as semanas. Em vez de perder tempo comigo, leia atentamente a reportagem sobre Jader Barbalho. Se dependesse de mim, o caso derrubaria o presidente agora mesmo. O que falta para pedir a abertura de […]

Os limites das apostas

‘Jornalistas esportivos podem apostar em eventos sobre os quais escrevem?’, questiona a ombudsman do Washington Post, Deborah Howell, em sua coluna de domingo [15/4/07]. ‘Claro que não, especialmente porque a maior parte das apostas esportivas é ilegal’, responde. ‘Mas isto vale também para os ‘bolões’, aposta comum em muitas redações’, continua ela. O tema foi […]

Robert Solé

‘Pour promouvoir son image, la société Kärcher vient de se donner un site Internet. Elle avait déjà demandé par écrit aux candidats à l’élection présidentielle de ne pas utiliser son nom dans un sens opposé à ses ‘valeurs’.‘Dès demain, on va nettoyer au Kärcher la Cité des 4000’, déclarait Nicolas Sarkozy le 19 juin 2005 […]

A mágica da circulação

Aos domingos, mulher nua. Às quartas-feiras, livro espírita a 5 reais para quem comprar o jornal. Não há fronteiras para o marketing de vendas de O Liberal. Tudo pelo caixa.Mas a folha dos Maiorana devia indicar precisamente, na capa, o preço do exemplar, ao invés de apenas informar que aos domingos ele custa R$ 2,50 […]

A objetividade e a isenção em baixa

A maneira mais fácil de constatar como os velhos conceitos de objetividade e isenção estão distantes da prática profissional jornalística talvez seja a observação crítica da divulgação das pesquisas de opinião. As pesquisas CNT/Sensus e Ibope que vieram a público na semana passada constituem apenas mais uma oportunidade de se confirmar esse fato.Realizadas praticamente no […]

Resistência digital no mundo árabe

Ninguém saberia sobre os ataques sexuais a mulheres nos feriados religiosos de outubro de 2006, na cidade do Cairo, realizado por gangues, se não fosse pelos blogueiros egípcios que colocaram o assunto na pauta da mídia, inclusive na agência internacional de notícias Associated Press. Só não publicou o fato quem não considera que o assunto […]

Comunique-se

GOVERNO LULAMilton Coelho da Graça Quem vai brifar Lula sobre TV?, 12/04/07‘Nelson Hoineff, presidente do Instituto de Estudos da Televisão, abriu uma diferente linha de debate sobre a televisão pública anunciada pelo governo, em artigo no GLOBO (9/4, página 7).Hoineff desde logo reconhece que é essencial porém fácil entender a diferença entre TV estatal (‘um […]

Rui Araújo

‘Nas páginas destacáveis referentes à colecção de BD do Spirou (que aliás é vendida com uma numeração não cronológica e inexplicável!), o texto de Carlos Pessoa tem um plágio objectivo retirado da Larousse de la BD, de Patrick Gaumer (ed. 2004).A título de exemplo no 7º e 8º parágrafos, que passo a citar um extracto […]

Aberta a segunda etapa de concessão de bolsas

Estão abertas as inscrições para os universitários que quiserem concorrer à segunda etapa da concessão de bolsas do InFormação – Programa de Cooperação para a Qualificação de Estudantes de Jornalismo da ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância. O edital da iniciativa, dirigida prioritariamente a estudantes de jornalismo mas também aberta a outras […]

Candidato íntimo dos barões da imprensa

A relação de Nicolas Sarkozy com jornais, revistas e redes de TV inaugurou na França uma nova fase no panorama político. Os principais barões da imprensa são alguns dos melhores amigos de Sarkozy, considerado um PhD em marketing político e apontado por institutos de pesquisa como vencedor do primeiro e do segundo turnos das próximas […]

O que o futuro reserva para a imprensa

Há muitos anos, fiz cobertura de guerras para o Estado de S.Paulo com o pseudônimo de Nelson Santos. Não foi caso de preconceito, mas de interesse pessoal. Escrevia para o Jornal do Brasil, do Rio, que me pagava mais, sob meu próprio nome. Tinha a direção de Alberto Dines e era um grande matutino nacional. […]

Revista Digital: Comunicação & Estratégia

COMUNICAÇÃO EMPRESARIALWilson Bueno A responsabilidade histórica e a memória institucional das organizações ‘Nesta edição, entrevistamos Paulo Nassar, presidente executivo da Aberje, professor da ECA/USP e pesquisador, um dos profissionais de maior prestígio na área de Comunicação Empresarial em nosso País.Paulo Nassar fala sobre a responsabilidade histórica das organizações e destaca o papel fundamental exercido pelos […]

Robert Solé

‘Pour promouvoir son image, la société Kärcher vient de se donner un site Internet. Elle avait déjà demandé par écrit aux candidats à l’élection présidentielle de ne pas utiliser son nom dans un sens opposé à ses ‘valeurs’.‘Dès demain, on va nettoyer au Kärcher la Cité des 4000’, déclarait Nicolas Sarkozy le 19 juin 2005 […]