Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 576

Paulo Rogério

‘‘Ouvir o outro lado não é favor; é parte fundamental da história’ (Marcelo Soares, jornalista) Ouvir o outro lado de uma notícia é a norma básica do jornalismo. Fugir a essa regra, além de ferir a ética, deixa arranhões na credibilidade. O exemplo foi a série de matérias ‘Educação no Ceará’, publicada dias 1 e […]

Cabeça, bolso e coração

Numa escola pública da periferia de São Paulo, faz três anos, um advogado recém-formado, sem emprego, reprovado no exame da OAB, foi dar aulas de História para turmas do ensino médio. Começou como professor temporário e nessa condição permanece, aprendendo aos trancos e barrancos a arte de ensinar. Situações semelhantes, há muitas.Também em São Paulo, […]

O Twitter e o jornalismo

Das novas ferramentas de comunicação trazidas no bojo da revolução digital, o Twitter tem sido talvez a menos compreendida. É comum encontrar, mesmo entre profissionais do meio jornalístico, quem propague uma visão reducionista – e às vezes altamente pejorativa – da rede social, fiando-se na crença de que os 140 caracteres máximos para cada mensagem […]

O leitor canalha

A partir desta edição muda o critério de aceitação de comentários para os artigos publicados neste Observatório. De agora em diante, será preciso a confirmação de um endereço de e-mail válido para que o comentador(a) possa participar dos fóruns. Isto se dará por meio de uma autorização que o remetente deverá enviar ao OI apenas […]

Ampliação de mercado e as exportações

No capitalismo contemporâneo, os conglomerados de comunicação têm sido beneficiados de forma crescente por ações de ordem política e econômica. O acelerado desenvolvimento tecnológico, por sua vez, contraditoriamente contribui para a ampliação e o estreitamento dos mercados. Em outras palavras, os grupos de mídia podem buscar rentabilidade em espaços internacionais (e partindo para novos setores […]

Quatro livros sobre futebol

** Os 11 maiores técnicos do futebol brasileiro, de Maurício Noriega, 256 pp., Editora Contexto, São Paulo, 2010; R$ 35,00Atacante bom é aquele que faz gol. Goleiro bom é aquele que evita gol. E técnico bom, quem é? O grande estrategista, que domina as teorias? O paizão, que trata os jogadores como crianças crescidas e […]

Paulo Machado

‘Em uma sociedade complexa como a que vivemos a repercussão dos fatos é resultado de múltiplos interesses que ora se alinham, ora se defrontam, de acordo com os objetivos e as necessidades de cada grupo. A comunicação precisa refletir essa multiplicidade de maneira a dar voz a diferentes atores no debate democrático das questões nacionais. […]

Carlos Eduardo Lins da Silva

‘Muitos analistas de política americana vêm condenando o governo de Barack Obama, que completou um ano, a um prematuro e retumbante fracasso. Este não é o espaço para discutir a procedência de tais vaticínios. Mas Obama merece crédito ao menos por ter adotado atitude rara em pessoas públicas, políticos e jornalistas em particular: a capacidade […]

Capa não faz jus ao conteúdo

As chamadas de capa da revista Claudia de fevereiro – ‘Oráculo das deusas’, ‘Celulite’, ‘Maquilagem BBB’ e ‘Teste seu grau de satisfação sexual’ – não fazem jus às surpresas que a revista reservou às leitoras. Ou talvez a revista – por uma questão de marketing – preferiu não assustar as leitoras mais fúteis com algumas […]

Grande mídia isolada do Brasil

Trabalhando em algumas capitais estaduais ou na Praça dos Três Poderes, em Brasília, os chamados ‘formadores de opinião’ da grande mídia – sobretudo jornais e emissoras de TV – acabam por se isolar do cotidiano da maioria da população brasileira. Acredito que faria muito bem a eles viajar, periodicamente, pelo interior do Brasil. Não importa […]

Ferramenta requer criatividade e ousadia

Vídeo-release 01: vários jovens em um mesmo ambiente fechado assistem a um rapaz que toca guitarra e, ao mesmo tempo, olha para um monitor, que registra a pontuação. Poucos minutos depois, o jovem recebe aplausos e ganha um diploma enquadrado.Vídeo-release 02: as ruas estão ‘normais’ em Nova York, mas, curiosamente, duendes dançantes invadem ruas e […]

O eterno conflito de interesses

No fim de janeiro, um site chamado Electronic Intifada divulgou que Ethan Bronner, chefe da sucursal do New York Times em Jerusalém, tem um filho no Exército israelense. O grupo liberal de monitoramento de mídia Fairness and Accuracy in Reporting pediu, então, que o jornal revelasse se tal informação era verdadeira e, caso fosse, por […]

Mara Gama

‘Os leitores Josimara, Luis Augusto e David criticaram manchete do UOL que esteve na home page do portal na tarde de domingo, 31 de janeiro, entre 16h e 17h: ‘Agentes israelenses matam líder do Hamas em hotel’, sob o chapéu ‘Oriente Médio’. Ao clicar, o leitor era enviado para o texto da agência EFE intitulado: […]

A reforma não faz um bom texto

A reforma ortográfica deixou de figurar como notícia faz algum tempo. Confesso que, passada a euforia inicial, só lembro dela quando deparo com hífens, ditongos abertos, hiatos e tremas. Não me considero apta a opinar sobre a importância, a inutilidade, a necessidade ou a praticidade da tal reforma; nem é essa minha intenção. Mas percebo […]

A outra caixa de Pandora

Poucos moradores da capital do país já ouviram falar do jornal O Distrital. Apesar disso, o obscuro quinzenário acaba de assumir papel destacado no escândalo da propina no Distrito Federal, sob investigação na Operação Caixa de Pandora. Seu proprietário, Edson Sombra, denunciou uma tentativa de suborno supostamente ordenada pelo próprio governador José Roberto Arruda.O aliciamento, […]

A obsessão autoritária

Está bem que um ex-porta-voz do governo lulista nos afiança, do alto de uma conversa confidencial com ‘um dos ministros mais importantes do governo Lula’, que esse negócio de ‘controle social da imprensa’ é papo furado. Para nos tranquilizar diz que podemos ‘tirar o cavalinho da chuva’ porque esse negócio não vai rolar – pelo […]

Propaganda indesejada. É claro!

A propaganda da empresa de telefonia móvel Claro em que uma garota tem sua dor de ver os pais separados diminuída por um celular demonstra firmemente uma posição já estabelecida pelo mercado das crises e vez por outra aceita: vale tudo. Inclusive uma enxurrada de opiniões e moldes que desfiguram o sentido de sua própria […]