Saturday, 27 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 600

Jornalismo de resistência

Depois de três meses sem receber salários nem benefícios, com sua empresa editora sob intervenção da justiça trabalhista e enfrentando o jogo pesado dos proprietários do negócio, os jornalistas do jornal Crítica de la Argentina ainda conseguem manter forças para resistir. O diário começou a circular em março de 2008, e logo demarcou um novo […]

A pauta da inovação

Por motivos diferentes, os três jornais de circulação nacional trazem, nas edições de quarta-feira (28/7), textos sobre inovação – tema raro na imprensa brasileira não especializada. O Estado de S.Paulo noticia o anúncio, por parte do Ministério de Ciência e Tecnologia, de investimentos no valor de R$ 1,6 bilhão em projetos inovadores nas áreas de […]

O caso do site gratuito que deu certo

O cada vez mais amplo debate sobre o pagamento de conteúdo jornalístico na internet parece ter sempre as mesmas duas opções: cobrar os leitores pelo acesso e correr o risco de perdê-los ou não cobrar e correr o risco de ir à falência. O jornal britânico

O Estado de S. Paulo

TELEVISÃOAlline DauroizA boa face da babá eletrônicaAliar cultura e educação em embalagem de entretenimento atraente aos olhos do público faz parte – ou deveria fazer – da missão de todas as redes de TV. Porém, poucos são os programas que conseguem conciliar conteúdo elaborado e apelo por audiência. Embora as intenções do gênero sejam mais […]

Suzana Singer

‘Sai do armário, Folha.’ A provocação, de um leitor de Brasília, não tem nada a ver com gays: convencido de que o jornal é tucano, ele propõe que apoie explicitamente José Serra na eleição. O e-mail foi enviado no domingo passado, às 8h47, provavelmente logo depois que o remetente leu o texto ‘Folha reafirma princípios […]

Informação depois de algum silêncio

O sistema prisional deixou de ser assunto para os jornais no Espírito Santo. Ele virou um assunto nacional em março deste ano com a coluna de Elio Gaspari intitulada ‘encaminhou carta oferecendo ajuda ao governador Paulo Hartung, mas manifestando sua inconformidade com a situação. A carta lembrava que, desde 2003, o ministério assinara 14 convênios […]

Um debate não divulgado

No sábado (17/7), por iniciativa do Clube de Comunicação, o Sindicato de Jornalistas do Município do Rio de Janeiro promoveu um debate com o candidato à presidência da Fenaj, Celso Schroeder. Apesar da convocação, apenas 13 pessoas – diretores do sindicato e integrantes da chapa 1 – compareceram. Talvez o único, digamos assim, ‘estranho no […]

Cobrar ou não cobrar, eis a questão

Que a era digital mudou a forma de as pessoas se relacionarem e domina a comunicação já é senso comum. A questão que permanece em pauta é como precificar os negócios que circulam na internet. Apesar da relevância, o meio digital continua respondendo por apenas 4% do bolo dos investimentos publicitários no Brasil. Na semana […]

Debates na TV

Criou-se uma certa mitologia sobre os debates na TV entre candidatos a presidente.Os fatos e os estudos realizados não comprovam a importância eleitoral deles.O primeiro debate na TV, que passou a ser uma referencia como ponto de partida, foi o debate entre Kennedy e Nixon em 1960. Nele, a equipe de Kennedy inaugurou os cuidados […]

O factóide da ‘PEC da cachaça’

O programa CQC – Custe o Que Custar, humorístico da TV Band, exibiu no dia 16/06/10 um quadro baseado numa ‘pegadinha’ com alguns deputados – fazendo-os assinar uma PEC propondo adicionar a cachaça na cesta básica do brasileiro. E o resultado foi este: o programa fez sucesso, ecoou na internet e despertou ainda mais a […]

O Estado de S. Paulo

ELEIÇÕES 2010Gabriel Rossi e Aldo Fornazieri A internet e as eleiçõesAs eleições presidenciais deste ano parecem estar sendo marcadas por algumas especificidades, destacando-se: 1) A forte polarização entre candidatos, 2) o presidente Lula como um de seus principais protagonistas e 3) a presença da internet como um dos mais importantes meios de campanha.Com a ascensão […]

Paulo Rogério

‘Se alguém vai ler um texto e não conhece sete, oito ou dez palavras acaba se distraindo e não consegue entender o sentido geral daquela mensagem’ Vito Gianotti, escritor e autor do livro Dicionário de Politiquês. Caro leitor, você sabe bem o real significado de expressões como relator, comissão mista, substitutivo, cacique-mor, impugnação, candidatura rifada […]

Controladores da Abril investem no ensino formal

Nesses tempos velozes de recomposição dos modelos de negócios da mídia, e de deliberações premidas pelas urgências determinadas pela nascente economia digital, os controladores das empresas jornalísticas tradicionais começam a admitir a necessidade de mudanças estratégicas nos seus objetivos negociais. A nova realidade emergente transfere o foco da banca e do monitor para a produção […]

Políticos argentinos trocam jornalistas pelo Twitter

Quando políticos elegem a internet como local principal para comentar suas atividades e opiniões, como fica o trabalho do jornalista? Esse questionamento começa a ser feito na Argentina, onde diversos políticos vêm mostrando uma adoração pelas redes sociais acompanhada de um desdém pelo trabalho da imprensa.Esta semana, o chefe de gabinete do governo argentino, Aníbal […]

Números bons, ma non troppo

O Estado de S.Paulo divulga na edição de terça-feira (27/7) relatório do Instituto Verificador de Circulação (IVC) segundo o qual a circulação dos jornais brasileiros aumentou 2% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2009. Tanto o IVC como o jornal comemoram o fato, que confirma o processo de recuperação […]

A internet e as eleições

As eleições presidenciais deste ano parecem estar sendo marcadas por algumas especificidades, destacando-se: 1) A forte polarização entre candidatos, 2) o presidente Lula como um de seus principais protagonistas e 3) a presença da internet como um dos mais importantes meios de campanha.Com a ascensão de uma imensa classe média no Brasil, que agora tem […]

Preços e desinformação desestimulam compra

Em uma rápida conversa com consumidores em um shopping center é possível perceber que a TV digital ainda não está ‘na boca do povo’. Apesar de televisores imensos com alta qualidade de imagens terem ganhado ares de ‘sonho de consumo’ em peças de publicidade e nas próprias lojas, muitas pessoas ainda não se sentem estimuladas […]

O Globo

ELEIÇÕES 2010Fabio BrisollaCampanha mais sem graça para os humoristasCom o início da corrida eleitoral, três figuras saíram de cena na TV: Dilmandona, José Careca e Magrina Silva. Criados pelos humoristas do ‘Casseta & Planeta’, os personagens parodiavam os candidatos Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva. Recentemente, a equipe responsável pelo programa da Rede Globo […]

Paulo Machado

Desde que foi aprovada pelo Congresso Nacional, a aplicação da Lei da Ficha Limpa vem sendo objeto de cobertura por parte da Agência Brasil (1). Um marco na história deste país, a lei, de iniciativa popular, pode provocar uma verdadeira assepsia na vida política de nossa recente democracia representativa.A ‘limpeza’ começou agora, na análise do […]