Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 602

Nada de nudez na versão para o iPad

Sabe a piada de que se compra a Playboy para ler as ótimas entrevistas? Ela virou realidade. Pelo menos para quem comprar o aplicativo da revista americana para o iPad. Pelo mesmo preço da revista impressa (US$ 4,99), os leitores do tablet da Apple terão uma edição da Playboy sem as mulheres nuas. Para lançar […]

A imprensa equilibrista

Os jornais fazem a cobertura da campanha eleitoral com o pressuposto de que os leitores acreditam em sua isenção. Todos eles já publicaram notas e projetos especiais anunciando a determinação de produzir um jornalismo objetivo e equânime em relação aos principais candidatos, conforme seus posicionamentos nas pesquisas de intenção de voto. No texto, tudo muito […]

Um projeto sob bombardeio

A política de cotas prevista no PLC 116/2010 (antigo PL 29/2007, que cria novas regras para o setor de TV paga) foi alvo, mais uma vez, de duras críticas de programadores internacionais durante o painel ‘Conteúdo 2.0 – Onde estão as receitas?’ do Congresso ABTA 2010 (de 10 a 12/8, no Transamérica Expo Center, São […]

A construção da mentira

Em busca de novidades, parte da imprensa levou a sério a teoria de Ary Itnem, um desconhecido consultor de Recursos Humanos que pregava a idéia de que abraços combateriam o afastamento gerado pelas novas tecnologias no mundo empresarial. Seu nome é um anagrama da palavra ‘mentira’. Durante um ano, um ator divulgou a inusitada e […]

Murdoch vende controle de canais de TV chineses

O magnata da mídia Rupert Murdoch, dono da News Corporation, anunciou esta semana a venda do controle de seus três canais de TV chineses para o China Media Capital (CMC), fundo gerido pelo segundo maior grupo de mídia do país, o Shanghai Media Group. A decisão de vender as ações para a CMC está sendo […]

Jornalistas lançam campanha contra nova lei de imprensa

Jornalistas sul-africanos lançaram uma campanha, no domingo [8/8], contra uma nova legislação de mídia que, segundo eles, constitui uma tentativa de limitar a liberdade de imprensa no país. A África do Sul tem uma das constituições mais livres e abertas do continente. Em declaração publicada nos principais jornais dominicais, o Fórum Nacional de Editores Sul-Africanos […]

TSE ensina jornalismo a Veja

Foi necessário a Justiça Eleitoral atender a um pedido do maior partido político brasileiro, para o estado de direito e o jornalismo começarem a ganhar algum espaço na Veja. Ao longo dos últimos anos, a revista praticou toda sorte de abusos, de acusações falsas ou não comprovadas, assassinou e fabricou reputações, de acordo com suas […]

Veneno em forma de folhetim

Coisas de nossa tevê em canal aberto. Começa ano, termina ano e ficamos sabendo da quantidade de recursos públicos empregados em campanhas contra o uso de drogas. Programas em horário nobre de diversas emissoras de tevê tratam do uso de drogas nas grandes cidades, investigam as razões que levam principalmente os adolescentes e jovens a […]

“Sim” ou “não”

O caso é raro, raríssimo. Num mundo onde todos procuram seus 15 minutos de fama para proclamar platitudes e asneiras, causa espanto o gesto deste colunista da Folha de S.Paulo, um dos melhores do seu elenco, que decidiu por vontade própria interromper sua colaboração com o jornal. No seu texto de despedida Marcos Nobre constata […]

Pesquisas não servem às torcidas

Ao mostrar, em abril deste ano, que o tamanho da torcida do Corinthians estava, naquele momento, a apenas quatro pontos percentuais da do Flamengo, no limite do empate técnico, o Datafolha foi contestado por centenas de flamenguistas com argumentos frágeis e ameaças de todos os graus. Costumeiramente são esses, das torcidas, os números que geram […]

Para Murdoch, iPad é divisor de águas do jornalismo

O magnata de mídia australiano Rupert Murdoch, dono da News Corporation, caprichou nos elogios ao tablet iPad, da Apple, chamando o apetrecho de ‘divisor de águas’ e prevendo que ele deverá ajudar a ‘revigorar o jornalismo’. Murdoch é dono de um império de mídia que inclui jornais como o americano Wall Street Journal e o […]

Escolas lançam revistas para pais e alunos

Leia abaixo a seleção de segunda-feira para a seção Entre Aspas.   ************ O Estado de S. Paulo Segunda-feira, 9 de agosto de 2010   EDUCAÇÃO Mariana Mandelli Escolas lançam revistas especializadas para pais e alunos O cotidiano da escola transformado em páginas ilustradas e cheias de informação. Cada vez mais os estabelecimentos de ensino […]

Sobre a escola de jornalismo

Se o então presidente do STF. ministro Gilmar Mendes, quando da elaboração do texto que viria a embasar seu voto pela não obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão, tivesse lido o livro A Escola de Jornalismo: a Opinião Pública, de Joseph Pulitzer (Insular, 2009), talvez não apequenasse, de forma tão vexatória, […]

A “barriga” do abraço corporativo

O programa de TV do Observatório da Imprensa de terça-feira (10/8) vai debater uma grande ‘barriga’ da mídia brasileira: o episódio do ‘Abraço Corporativo’. O jornalista Ricardo Kauffman decidiu fazer um documentário mostrando como a mídia brasileira, ávida por ‘gracinhas’, compra pautas pra lá de suspeitas. Primeiramente, ele criou uma tal ‘Teoria do Abraço’, que […]

Sem medir as palavras

O debate do dia 5 de agosto entre os candidatos à presidência José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), na Rede Bandeirantes, não teve brilho nem faíscas. As farpas enviadas por Plínio contra os adversários despertaram a nostalgia de quem assistiu, em outros tempos, aos combates verbais […]

Folha de S. Paulo

ELEIÇÕES 2010Eliane CantanhêdeDebate sem debateJosé Serra, Dilma Rousseff e Marina Silva deveriam acender uma vela à TV Globo, que transmitiu a emocionante semifinal da Copa Libertadores no mesmo horário do insosso primeiro debate dos presidenciáveis na Band. O jogo teve 32 pontos no Ibope, enquanto o debate ficou em míseros 2,9. Sorte dos debatedores.Entre mortos […]

Forbes transforma jornalistas em blogueiros

A revista Forbes decidiu mergulhar de cabeça na produção de conteúdo digital: estabeleceu que todos os seus jornalistas terão seus próprios blogs. Além disso, os blogs existentes no site da revista deverão passar por uma reformulação. As mudanças foram anunciadas poucos dias depois do fechamento da rede de blogs