Contrariando os artigos 5 e 220 da Constituição Federal, rádio e televisão sofrem censura no período eleitoral e os jornais têm meia censura. A democracia é violentada com a censura, pois o eleitor deixa de receber informações importantes para definir o seu voto. E quem ganha com a censura?Os principais beneficiados são os políticos com […]
Edição: 602
O começo do mês de julho, com os pedidos de registros de candidaturas, é o termo inicial para a realização da propaganda eleitoral. Começam então as discussões acerca do papel da imprensa e o confronto entre a liberdade de imprensa e as restrições estabelecidas na lei eleitoral para os meios de comunicação. Se é certo […]
No atual momento da televisão brasileira, um elevado número de programas está sendo reprisado, ao mesmo tempo em que as emissoras prometem que, nos próximos meses, ainda mais do mesmo está por vir. Casos recentes, como a estreia da novela A História de Ana Raio e Zé Trovão e o lançamento do canal pago Viva, […]
ELEIÇÕES 2010Cynara MenezesEleitor, telespectadorA campanha presidencial resume-se agora a aparecer na tevê. Dilma Rousseff tenta faturar no primeiro turno. José Serra e Marina Silva buscam adiar o fim do jogo.A partir de agora, mais do que eleitores, comandam o jogo os senhores telespectadores. Com o começo da temporada de debates e, a partir do dia […]
BARRADOAnderson ScardoelliJustiça proíbe circulação do gratuito Metro Magazine em SPA versão paulista do Metro Magazine, jornal gratuito carioca, está proibida de circular por decisão da Justiça, que acatou a liminar solicitada pela Publimetro, do Grupo Bandeirantes, representante do Metro no Brasil. O periódico, que já recorreu, foi notificado da decisão no dia 02/08, quando lançou […]
O livro digital é como o gás encanado. O produto é idêntico ao que chega pelo botijão – mas você só precisa abrir o registro para usá-lo. A comparação é de Zeca Fonseca, autor que publicou eletronicamente seu primeiro livro, O Adorador, e só depois recorreu ao papel para divulgar sua obra. Para ele, os […]
Não faz muito tempo que a Índia anunciou o lançamento de um produto similar ao iPad, com um custo 1/14 menor do que o produto da Apple. Na época, Kapil Sibal, ministro de Desenvolvimento de Recursos Humanos daquele país, disse que a novidade era uma resposta a um computador do MIT que custara US$ 100,00.O […]
Ser jornalista é muito mais do que ser porta-voz de uma empresa que apenas visualiza ao lucro, fazer fofoca sobre esta ou aquela celebridade, ou mesmo entidade pública ou privada. Um jornalista tem que ter algo de psicólogo. Precisa ler as entrelinhas do seu entrevistado e do seu material de pesquisa, cada vez mais vasto […]
Nas últimas duas semanas, comecei a estranhar uma coisa: um número muito maior que o habitual de pacientes vinha fazer perguntas e/ou mesmo sugerir se o medicamento Rivotril não seria o melhor indicado para ele. Só há pouco descobri que a fonte desse estranho pico de interesse foi uma matéria publicada na revista Superinteressante, denominada, […]
O Café Filosófico (TV Cultura, domingos, 23 horas), foi ao ar pela primeira vez no dia 8 de dezembro de 2003 com o nome Balanço do século XX, paradigmas do século XXI. A partir do início de maio de 2004, passou a ser exibido com o nome atual. Nasceu de uma parceria entre o grupo CPFL, […]
COMUNICAÇÃOTiago DóriaEstamos matando os telefonemasQuantas vezes você deixou de fazer uma ligação de telefone e acabou, no final das contas, enviando um scrap, email ou tweet?Na última edição da Wired, o articulista Clive Thompson bateu o martelo. Os telefonemas estão morrendo. As pessoas fazem cada vez menos ligações telefônicas em troca de utilizar serviços de […]
ELEIÇÕES 2010Cynara MenezesEleitor, telespectadorA campanha presidencial resume-se agora a aparecer na tevê. Dilma Rousseff tenta faturar no primeiro turno. José Serra e Marina Silva buscam adiar o fim do jogo.A partir de agora, mais do que eleitores, comandam o jogo os senhores telespectadores. Com o começo da temporada de debates e, a partir do dia […]
Se quiera reconocer o no, el empuje del libro electrónico está cambiando a velocidad de vértigo el negocio editorial en EE UU. El empuje es tal que ha puesto de rodillas a Barnes & Noble, la mayor cadena de librerías del país con 720 establecimientos. A la vista del desplome que están sufriendo sus ingresos […]
Há algum tempo, o Google anda preocupado com o futuro do jornalismo. Pode acreditar, é o Google mesmo! Está investindo tempo e dinheiro (coisas preciosas do mundo dos negócios) para pensar uma saída honrada e digna da continuidade da produção de notícias. E até este momento descobriram que há a boa e má notícia (qual […]
Pelo que temos notado, o brasileiro se importa muito com a imagem do país no exterior. Basta atentar para qualquer entrevista com alguma ‘celebridade’ internacional e logo sai: o que você acha do Brasil? Se a resposta for algo do tipo ‘o povo é maravilhoso’ ou ‘adorei e quero voltar quando puder’, a missão está […]
Existe um ditado popular que diz que se queremos saber o que vem pela frente, devemos perguntar a quem está voltando. A imprensa em toda a América Latina está sofrendo profundas transformações. Fomentada por governos ditatoriais democraticamente transvestidos, a liberdade de imprensa tem sido sorrateiramente cerceada a cada dia. Talvez seja o momento de consultarmos […]
Reacionários e cultura sempre foram incompatíveis. Seja nos primordiais tempos das cruzadas para com os renascentistas, ou nas ditaduras democrático-fascistas europeias para com autores como Marx, tal qual com Chico Buarque na dita e representativa dita por uns seres por aí ‘dita branda’ brasileira.Neste cenário pós-moderno, anti-moderno, em que nos encontramos, iremos deparar com vários […]
‘A Folha não cansa de divulgar seu suposto apartidarismo. Mas como explica que, entre quatro pesquisas divulgadas por quatro institutos diferentes, em menos de duas semanas, apenas o Datafolha tenha apontado Serra na frente de Dilma, ainda que por um mísero pontinho? E por que a pesquisa estimulada vai para a manchete, enquanto a espontânea […]