Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 654

Mercúrio foi abatido pelo Mercado

Sempre apostando no otimismo e na crença de que o capitalismo é um estado de espírito próximo da exuberância e da euforia, a grande imprensa mundial atrelada à grande imprensa americana foi surpreendida, em 2008, pelas dimensões da crise que se armava no mercado hipotecário dos EUA. Depois da quebra do Lehman Brothers, em 16 […]

A queda do outro muro

“Bolsas assombram mundo”, “Investidor foge para papéis dos Estados Unidos e derruba Bolsas”, “Mercados arrasados”, “Bolsas repetem auge da crise de 2008” – as manchetes desta terça-feira, dia 9, carregam o leitor de volta para um dia de setembro, três anos atrás, quando a crise dos derivativos derreteu Wall Street. A imprensa, de modo geral, […]

NYT encena a si mesmo

O curioso documentário de Andrew Rossi, Page One, Inside the New York Times, é um filme sem final. E não poderia ser de outra forma. Não sabemos qual será o fim do Times, esse venerável ícone do jornalismo americano, às voltas com dificuldades financeiras, nem da “imprensa à maneira antiga”, da profissão de jornalista ou […]

TV paga e diversidade

No extraordinário Pele Negra, Máscaras Brancas (1952), o principal pensador da descolonização do século 20, Frantz Fanon, argumenta que, diante de uma civilização profundamente racista – como a nossa, porque colonizada por brancos –, resta ou tem restado ao negro a adoção de uma ou mais estratégias de inserção no processo geral de branqueamento que […]

Quando a notícia nunca morre

O jornalismo tradicional imputava ideias e conceitos em uma sociedade pré-formulada e estruturalmente composta por elementos que basicamente não possuíam os mecanismos necessários para maiores questionamentos e interpretações de uma informação colocada. Nem mesmo as precárias vias da carta do leitor ofereciam uma continuidade significativa de um assunto, já que o tempo em que se […]

O texto que mata a língua

Uma aula no curso de Jornalismo me fez pensar no que andam escrevendo por aí e de como novos usos, sentidos e significados têm sido dados a palavras, expressões, sentimentos e ideias. A questão era o uso do verbo “apreender” pessoas como sinônimo de prender. Inicialmente, me pareceu uma questão simples: eu apreendo equipamentos e […]

O imperador teve que ouvir

“Pouco se podia esperar de um homem que sai para a rua calçado com uma meia branca e outra preta e levando por gravata no pescoço a meia preta que lhe faltava na perna que ia de branco”, escreveu um leitor do Correio do Rio de Janeiro, assinando-se “O Braziliense”. E disse outro leitor: “Não […]

Perspectivas profissionais na área de Comunicação

A Faculdade de Comunicação Social da UERJ, através do Laboratório de Comunicação Integrada, realizará nos dias 23, 24 e 25 de agosto a oitava edição do “Seminário Perspectivas Profissionais em Comunicação”. O evento acontecerá das 15h às 18h, no auditório 11 do Campus Maracanã. O Seminário tem como objetivo analisar as áreas de atuação e […]

Informação indigesta

O G1, portal de notícias da Globo, divulgou, às 15h02 do dia 03/08, matéria sobre um incêndio que destruiu completamente um restaurante em Brasília (DF). Até aí, nada mais do que a obrigação da empresa jornalística em reportar informações aos seus leitores, telespectadores e internautas. O que chamou a atenção, antes mesmo de clicar no […]

Vale a pena ler jornais?

Un amigo me confiesa: “En vacaciones no voy a leer ni un periódico, ni siquiera voy a abrir Internet. Quiero desintoxicarme”. No son pocos los que en algún momento caen en la tentación -siempre vencida por suerte- de dejar de leer periódicos, cualquiera que sea su soporte. “Es que mi hígado no resiste tanta locura […]

Polêmicas maiores do que o beijo gay

Há algum tempo a pauta da diversidade sexual tem sido discutida em nossa teledramaturgia. Embora nem sempre da maneira desejada, aos poucos a ideia vem ganhando força e contornos de que ela está sendo efetiva e servindo para algo mais além de críticas e buchichos. Se há poucos meses estávamos celebrando TiTiTi devido à sua […]

Autorreferencialidade, estratégia mensurável?

“Olha, leitor, o que a nossa equipe faz por você.” A frase é singela, mas esse é o espírito do conceito de autorreferencialidade: atrair a atenção do cidadão através da estratégia de apresentar-lhe os bastidores da notícia. É como trazê-lo para dentro de casa e confiar-lhe os segredos da produção de uma notícia, de um […]

Nos EUA, web vira aliada da TV

A internet supostamente deveria ser ruim para os negócios das emissoras de TV. Esperava-se que o conteúdo online gratuito roubasse as atenções das emissoras de TV, privando-as de suas bases de anunciantes, e as operadoras de TV paga perderiam assinantes. Mas a televisão não seguiu o mesmo caminho da indústria da música, que foi dizimada […]

Barricadas radiofônicas

A renúncia de Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961, deixa o país perplexo. João Goulart, o vice-presidente eleito, está em viagem oficial à China. Os militares não aceitam a posse do vice e anunciam que prenderiam Goulart quando desembarcasse no Brasil. O golpe está armado. Em Porto Alegre, o governador Leonel Brizola (1922-2004) […]

Diretrizes não alteram modo de fazer jornalismo

O maior grupo de comunicação do país, as Organizações Globo, anunciou no último final de semana o que chama de seus princípios editoriais. O documento sintetiza as diretrizes jornalísticas que orientam os veículos do conglomerado na TV, rádio, jornais, revistas e internet, e está sendo amplamente divulgado nesses meios. Mas onde está a novidade? Está […]