Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 662

Todos erraram o alvo

Ela é leviana, negligente, irresponsável (e é bonita, elegante, sensual). Vive batendo o carro, estourando crédito especial. Não tem renda própria: depende do marido. É consumista, vive pedindo ao marido sofá novo, novo eletrodoméstico… “É a mulher do publicitário?” Não, ensina a Hope: este é um estereótipo. Uma “ideia ou convicção classificatória”, resultante de falsas […]

Cinco mitos sobre as mídias sociais

O Washington Post publicou artigo do professor de estudos da informação e design Ramesh Srinivasan, da Universidade da California em Los Angeles, em que ele cita cinco mitos sobre as mídias sociais. São eles: As mídias sociais dão poder às pessoas Hoje, há mais de cinco bilhões de pessoas conectadas via telefones celulares, dois bilhões […]

Suzana Singer

“Elton John ‘esfriou a plateia’, onde ‘sobraram alguns cinquentões com sorriso no rosto’ (Folha) ou o ‘público vibrou a cada gesto do cantor inglês’ (‘Estado’)? O show de Mike Patton, vocalista do Faith No More, foi ‘original e surpreendente’ (Folha) ou apenas ‘uma enxurrada de clichês musicais, num clima de tarantela americanizada’ (‘Estado’)? O NX […]

Paulo Rogério

“‘O jornalista pratica antes de tudo a comunicação e comunicar significa transmitir toda e qualquer informação’ – Marcello Rollemberg, jornalista A greve dos professores da rede estadual de ensino teve, na última quinta-feira, o ponto mais crítico até agora com o confronto violento entre grevistas e policiais na Assembleia Legislativa (AL). Um ‘cenário de guerra’ […]

Privacidade põe Facebook sob pressão

Os defensores da privacidade estão alertando que o Facebook não está informando suficientemente seus usuários sobre como pretende usar uma série de informações – que incluem os hábitos de leitura e audição de música – que vai recolher com novos aplicativos de entretenimento e mídia. As mudanças anunciadas no site, na semana passada, significam que […]

Na mira do moralismo oficial

A tentativa de retirar da TV a campanha comercial da marca de lingeries Hope, que tem a modelo Gisele Bündchen como estrela, é a mais recente manifestação do desejo do governo assumir o papel de bedel da sociedade, ditando o que é certo e errado. A peça publicitária, que se vale da beleza e das […]

Compradores misteriosos acabam com estoque de jornais

Aconteceu em Long Island, na costa leste americana: dois jornais locais de tamanho modesto tiveram um aumento sem precedentes nas vendas há duas semanas, quando dois misteriosos leitores compraram todos os exemplares que conseguiram encontrar pelo caminho. Os semanários Suffolk Times e Riverhead News-Review, que, juntos, haviam distribuído 8.620 cópias para venda em banca, tiveram […]

Paulo Rogério

“‘O jornalista pratica antes de tudo a comunicação e comunicar significa transmitir toda e qualquer informação’ – Marcello Rollemberg, jornalista A greve dos professores da rede estadual de ensino teve, na última quinta-feira, o ponto mais crítico até agora com o confronto violento entre grevistas e policiais na Assembleia Legislativa (AL). Um ‘cenário de guerra’ […]

José Queirós

“É uma situ­a­ção clás­sica na his­tó­ria das quei­xas con­tra os órgãos de comu­ni­ca­ção social. Se um acon­te­ci­mento público pro­mo­vido pelo Par­tido Comu­nista, e que este con­si­dera impor­tante pelos seus pró­prios cri­té­rios, não é noti­ci­ado, é certo e sabido que segue um pro­testo para a direc­ção do jor­nal (ou outro meio de comu­ni­ca­ção), even­tu­al­mente acom­pa­nhado de […]