Tuesday, 30 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 672

   O domínio das gigantes da mídia

Confira o infográfico do site Update or Die! que mostra como seis gigantes de mídia estão por trás de 90% da mídia global, comparando o cenário no ano de 1983 ao de 2011. Em inglês. The mega companies behind 90% of media

Grupo Pearson investe em literatura

O grupo britânico Pearson consolidou ainda mais a presença no mercado brasileiro. Ontem, sua editora Penguin anunciou a aquisição de 45% do capital da Companhia das Letras – uma das editoras mais renomadas do país. Em meados do ano passado, a Pearson entrou com força no mercado educacional brasileiro ao comprar os sistemas de ensino […]

O poder de comunicação das redes sociais

Com a crescente explosão de redes sociais, verificada nos últimos anos, a mudança de comportamento dos indivíduos e das organizações para com a mídia passou por uma (esperada) mudança. Em muitos casos, as relações, tanto entre amigos quanto entre vendedor e cliente, tiveram que ser readaptadas e estruturadas para o uso das tecnologias digitais. Através […]

Os avanços de 2011

Mais um fim de ano. Tempo de balanços, de reavaliar metas, de planejar o futuro. Sobretudo, tempo de refletir sobre o que se fez e o que se deixou de fazer no campo das comunicações. Ao contrário do rotineiro, e para evitar a repetição do já escrito ao longo do ano, arrisco um balanço seletivo […]

O início do fim do coronelismo

Como é difícil escrever uma matéria quando não existe democracia por parte dos meios de comunicação. Você acaba se sentindo uma carta fora do baralho e tudo o que escreve parece meio fora de moda. Aí você soma essa situação à sua idade, já avançada, e o termômetro da autoestima vai ao negativo num segundo. […]

Twitter faz retrospectiva de 2011

A página Histórias, do Twitter, traz dez melhores histórias geradas a partir da rede social em 2011. A ferramenta selecionou as mais significativas, que só aconteceram por meio da ferramenta. Em inglês. Histórias do Twitter

Suzana Singer

“A manchete de quarta-feira da Folha anunciava que o Brasil parou de crescer. Depois de dois anos de PIB positivo, o terceiro trimestre registrou uma mudança de rumo, com a estagnação da economia. Era notícia importante, mas o jornal foi econômico. O noticiário se restringia a dois textos e uma análise, que ocupavam um pouco […]

A informação como arma revolucionária

Numa sociedade em que o indivíduo passa a ser um híbrido entre homem e máquina, apresenta-se um cenário em que as redes sociais redefinem as relações dos atores sociais com a política. As revoluções que explodem em sequência, seja em territórios dominados por regimes totalitários ou em países em crise econômica, trazem em comum como […]

Para calar a voz de muitos

Este trabalho mostra como o Ministério das Comunicações (MC) e, por extensão, o governo Dilma Roussef, fazendo uso de dispositivos da legislação, discrimina as rádios comunitárias (RC), dando continuidade a uma política estatal que historicamente tem criado mecanismos para reprimir e assim inviabilizar a comunicação popular. Também mostra que este Governo utiliza práticas típicas de […]

Mídia, Chevron e Petrobras

“Não faltará rigor nessa apuração!” (ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, a propósito do vazamento de óleo da plataforma da “Chevron”) Houve-se bem o governo brasileiro em ordenar que sejam interrompidas, por tempo indeterminado, as operações da Chevron no Brasil. A quarta maior petroleira do mundo pisou feio na bola no episódio do vazamento […]

Paulo Rogério

“‘O repórter precisa ser o olho, o corpo e os cinco sentidos do leitor dentro do local da notícia’ Laura Capriglione, jornalista Um dos duelos diários de qualquer jornal impresso é com o horário de fechamento. Tudo é cronometrado, cada página tem hora e minuto marcado para ser enviada à impressão, seguir para distribuição e […]