Quem vai à Campus Party, evento de tecnologia que acontece nesta semana em São Paulo, não precisa percorrer longas distâncias dentro do pavilhão de exposições do Parque Anhembi para notar a quantidade de empresas de tecnologia da informação (TI) que aproveitam a ocasião para promover seus produtos e a própria marca. Além das veteranas de […]
Edição: 681
A greve decretada por órgãos de segurança do Rio de Janeiro foi potencializada pela imprensa. É inadmissível que veículos de comunicação colaborem para o caos. Porém, paradoxalmente, o fizeram. Ao focar seus leads em uma greve (até então suposta) no Rio de Janeiro, ligações telefônicas entre bombeiros e políticos, conversas sobre um possível caos de […]
31 de janeiro de 2012. Faltava apenas um dia para o mês mais esperado do ano chegar. Fevereiro em Salvador, todo mundo sabe, é sinônimo de festa. É tempo de saudar a rainha do mar, de lavar as ruas em festas populares, de ter ensaios de verão de segunda a segunda e, é claro, de […]
O New York Times divulgou seus – nada animadores – resultados do último trimestre de 2011. Mesmo com o sucesso do lançamento do plano de cobranças do jornal online, a receita do grupo diminuiu, mais uma vez, no ano passado. E, como as despesas aumentaram, os lucros caíram ainda mais. Como sempre, o grande culpado […]
“A pergunta diz respeito à democratização dos instrumentos de comunicação. Evidentemente, nesse setor, prevalece, com maior intensidade ainda, o espírito autoritário. Sabemos que as concessões de rádio e de televisão são distribuídas por critérios exclusivamente políticos, partidários e até personalistas. A primeira ideia que me ocorre, sem entrar no exame detalhado da matéria, através […]
“‘Quando o jornalista busca tornar o material jornalístico interessante e agradável, está fazendo marketing’. Laurentino Gomes, jornalista e escritor O jornal foi usado como estratégia de marketing político. A observação é do leitor Lukas Cavalcante que faz questionamentos diante da matéria ‘Campanha pró-Elmano já começou’ publicada na última quinta-feira (19), em Política. A pauta tratou […]
Sempre que uma nova tecnologia de comunicação aparece, há os que reagem com uma atitude de deslumbramento e os que ficam horrorizados, por achar que tudo que havia de bom no ambiente cultural corre o risco de desaparecer. É a célebre dicotomia entre apocalípticos e integrados, conforme a definiu Umberto Eco em seu clássico ensaio […]
A experiência se realizou no Campus Party, em São Paulo: um blogueiro, para demonstrar o poder das redes sociais, divulgou a falsa notícia da morte do Seu Barriga, personagem de TV do seriado Chaves. Muita gente acreditou, retuitou, e em poucos instantes estava entre as notícias internacionalmente mais divulgadas do Twitter (na linguagem tuiteira, segundo […]
Com uma velocidade de conexão à internet de 20 gigabits por segundo, muito acima do que a atingida na maioria dos domicílios brasileiros, diversão ainda é a palavra de ordem para grande parte dos participantes da Campus Party, evento de tecnologia que começou ontem (6/02) em São Paulo e prossegue até domingo. Mas, entre os […]
Hoje (10/02), desembarquei na rodoviária Novo Rio por volta das 13h. e deparei com um homem caído e seguranças em volta dele. Como repórter, peguei minha câmera e fotografei o fato. Quando um dos seguranças notou, aproximou-se e disse que eu não poderia tirar fotos dentro da rodoviária. Eu lhe disse que era repórter e […]
A Agência Brasil, departamento noticioso da Empresa Brasil de Comunicação, EBC, divulgou nota no último dia 2 para confessar que “errou no processo de apuração, edição e publicação da notícia ‘OAB de São José dos Campos diz que houve mortos em operação no Pinheirinho’, no dia 23 de janeiro”. É louvável a decisão de reconhecer […]
A TV é o passatempo número um dos EUA, com média de consumo diário de quatro horas e 39 minutos por pessoa. No entanto, mais e mais jovens estão de olho em outras telas. Americanos de 12 a 34 anos estão gastando menos tempo em frente à TV, enquanto os maiores de 35 anos estão […]
“What’s in the papers?” – o que há nos jornais? – era a expressão usada nos Estados Unidos para perguntar o que havia de novo. Isso foi no tempo em que os jornais tinham alguma importância e marcavam o Dia-Notícia, o lapso que se estendia entre os telejornais noturnos da véspera e a chegada […]
“Uma das queixas mais frequentes de leitores que chegam à Ouvidoria sobre notícias publicadas na Agência Brasil se refere à falta de imparcialidade e isenção na cobertura jornalística. Vejamos algumas manifestações: André de Souza Vieira, em manifestação enviada à Ouvidoria, fala da parcialidade da Agência Brasil na matéria publicada no dia 25 de janeiro de […]