Sunday, 05 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Edição: 689

National Geographic impressa pode estar em extinção

Expansão digital se tornou a palavra de ordem para a tradicional publicação de bordas amarelas da National Geographic Society – uma instituição científica e educacional americana sem fins lucrativos de 124 anos –, há muito conhecida por seus mapas, fotografias fascinantes e tendência a ficar empilhada no porão. A circulação em língua inglesa já caiu […]

Dicas para organizações de mídia usarem o Pinterest

O blog Journalism.co.uk publicou um post com 10 dicas de como organizações de mídia podem usar a rede social Pinterest, que já tem mais de 11 milhões de usuários em todo o mundo. O The Wall Street Journal foi um dos primeiros jornais a aderirem à rede. Em inglês. Ten ideas for news outlets using […]

Porta-voz presidencial promete proteger jornal

“El Salvador está comprometido en garantizar la seguridad de El Faroy sus periodistas para que puedan continuar su tarea investigativa”, afirmó David Rivas, vocero del presidente Mauricio Funes Cartagena, en una reciente conversación telefónica. El compromiso del gobierno se produjo después de un excelente trabajo de investigación periodísticapor parte del diario digital sobre negociaciones secretas […]

Publicação sem fundamento

Sou da comissão de ética da ABI-Inter e editora do jornal mais respeitado e antigo da Flórida. Deixo aqui minha indignação a este site, que publicou sem averiguação dos fatos o texto do publicitário Jorge Moreira Nunes, dono de um jornal de classificados na Flórida, que não faz parte da ABI-Inter e está fazendo campanha […]

Para onde vai nossa televisão?

Para onde vai nossa televisão? Eis uma pergunta que venho fazendo há algum tempo, desde que me tornei uma comunicadora. Como já se sabe, a cada dia cresce mais a falta de qualidade nos programas da televisão brasileira. São programas inassistíveis, se é que existe esta palavra, quando, sem outra opção, somos “obrigados” a ver. […]

Demanda por qualificação requer novas estratégias

A demanda por qualificação profissional e o crescimento econômico brasileiro sustentam as vendas no mercado de livros de negócios. Ainda é cedo para falar em expansão, mas a importância do segmento está refletida no número de lançamentos previstos e na entrada de editores no ramo. “É um mercado conservador e de alto risco, que depende […]

O pastor e o PLC 122

Em sua cruzada contra o PLC 122/2006, o pastor Silas Malafaia tem tido a sorte de encontrar debatedores que, infelizmente, não são preparados para discutir e, com toda sua retórica, acaba passando por um expert no assunto. Mas basta um olhar mais apurado e se vê que não é bem assim. No artigo “Resposta a […]

TV Cultura e a missão de TV pública

Em meio a um polêmico processo de reformulação de sua programação, marcado também por um alto número de demissões em seu último período, a Fundação Padre Anchieta (FPA), mantenedora da TV Cultura, passa por uma severa onda de críticas. Críticas que aumentaram após a cessão de horário nobre para telejornal produzido pela Folha de S.Paulo, […]

Defender a vida, mas não a nossa

Alguém pode explicar por que o Brasil votou contra uma resolução das Nações Unidas cujo objetivo era melhorar a segurança física dos jornalistas? Mais: alguém pode explicar por que o Brasil votou ao lado de Cuba, Venezuela, Índia e Paquistão? E que diabos fazia a Índia no meio desse grupo? No Brasil, nestes últimos doze […]

Conteúdo e infraestrutura, alternativa democrática

Imagine um caminhão de carga. Num dia, ele transporta ovos; no outro, batatas. Em viagens separadas, a mesma infraestrutura – no caso, o caminhão –, é utilizada para levar diferentes conteúdos – ovos e batatas. Essas mercadorias, no entanto, são bastante distintas e exigem cuidados particulares, embalagens específicas e formas de acondicionamento. Em ambos os […]

Suzana Singer

“A Folha comemorou na quarta-feira recorde de audiência de seu site, que teve 19,2 milhões de visitantes em março, boa parte deles interessada em celebridades e em esportes. Foi de olho nessa clientela que o jornal criou no ano passado o ‘F5’, site de fofocas e fofices. Se conseguiu alavancar a audiência, a Folha.com precisa […]