Monday, 06 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Edição: 695

O tsunami virtuoso

A Lei de Acesso à Informação foi assinada pela presidente Dilma Rousseff no mesmo dia em que se instalou solenemente a Comissão da Verdade. Os dois atos fazem parte de um mesmo compromisso e agenda – acabar com buracos negros e áreas cinza de nossa história e da nossa vida institucional. São indissolúveis, inseparáveis, complementares. […]

O Facebook fez história

Segundo pesquisa divulgada por AP e CNBC no início da semana, 46% dos americanos acham que o Facebook é moda e que, ano desses, passa. Estão errados, cada um deles. A abertura de capital na Bolsa, ontem, cumpriu o papel de injetar US$ 18,4 bilhões na empresa e produzir algumas centenas de milionários. É o […]

Uma senhora revista

Foi uma espécie de realeza da imprensa brasileira, com toda a nobiliarquia, as sucessões dinásticas e o cartório de mordomias, rapapés e fidalguias que fazem o cardápio da realeza. E, como esta, depois de um período de opulência e fartura, viu-se também em chinelos, com mais contas a pagar do que as armas e os […]

Depois de sete anos, caso dos grampos ainda longe do fim

O escândalo dos grampos telefônicos que abalou o império de mídia do magnata Rupert Murdoch e atingiu o governo britânico começou, silenciosamente, em 2005, quando conselheiros da família real reuniram-se em um escritório do palácio para anunciar suspeitas de interceptação das caixas postais de seus celulares. Sete anos e dezenas de prisões depois, informações de […]

Antissocial

No mínimo, três ou quatro por dia. São os convites eletrônicos que recebo para me tornar “amigo” de fulano ou para “fazer parte de sua rede profissional”. São convites amáveis, endereçados a mim pelo primeiro nome. Mas, apesar do tratamento personalizado, têm um ar de mensagem disparada a 100 ou 200 pessoas ao mesmo tempo. […]

Contra o Estado-anunciante

No México, os meios de comunicação estão se vendendo – e se rendendo – à força do governo. O diagnóstico é de Rubén Aguilar, professor e jornalista mexicano que foi porta-voz da Presidência da República de seu país entre 2002 e 2006 (governo Vicente Fox). “Tudo está à venda”, disse ele durante sua palestra no […]

Do folhetim online ao audiovisual interativo

Passados pouco mais de sessenta anos da sua implantação, a televisão ocupa lugar central no mercado brasileiro. O crescimento da concorrência e alteração dos formatos de produção, distribuição e consumo na década de 90 contextualizaram o surgimento da Fase da Multiplicidade da Oferta na indústria cultural, que é caracterizada dentre outros elementos, pela multiplicação de […]

Os poderosos mandam no poder judiciário?

Na primeira audiência de instrução e julgamento dos 14 processos ajuizados pelos irmãos Romulo Maiorana Júnior e Ronaldo Maiorana contra mim, no dia 27 de junho de 2005, seus advogados contestaram o meu direito de apresentar testemunhas. Eu teria apresentado o rol de testemunhas fora do prazo da lei. Contestei essa alegação. O representante do […]

A rede de US$ 100 bilhões

Enquanto o primeiro bilhão de usuários não chega, o Facebook foi conseguir na bolsa de valores Nasdaq uma marca bilionária mais importante: a rede social fechou seu primeiro dia como empresa de capital aberto valendo mais de US$ 104,6 bilhões. A valorização é fruto da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) […]

Os mundos paralelos da grande imprensa

Como pode uma verdade ser contada de duas maneiras diferentes de forma a que pareça negativa ou positiva? Jornalistas sabem bem como. Se o número de postos de trabalho cresceu do último mês para o atual e se caiu com relação aos últimos três anos e ambas as afirmações são verdadeiras o que leva a […]

Sem Berlusconi no poder, seria o fim da era Mediaset?

Os três principais canais abertos do Mediaset, grupo midiático do ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, atraem atualmente 36% da audiência total de TV na Itália. A RAI, emissora estatal, fica com outros 40% da audiência. O domínio da publicidade televisiva do Mediaset é grande: ele abocanha 62% dos 4,3 bilhões de euros (R$ 11,3 bilhões) gastos […]

Redes sociais e homens

Um cara fica maluco se não tiver ninguém. Não faz diferença quem a pessoa é, contanto que esteja com você. (Ratos e Homens, de John Steinbeck) Na sexta-feira (18/5), gastei o equivalente a três ações do Facebook investindo numa outra mídia e o retorno foi imediato. Se eu não tivesse desembolsado os US$ 132, teria […]

Ministério Público é favorável à regulação da mídia

Em novembro de 2010, a partir de ação elaborada pelo professor Fábio Konder Comparato, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma Ação de Insconstitucionalidade por Omissão (ADO) visando a regulamentação de artigos da Constituição Federal relativos à Comunicação. Entre eles, o artigo 220, que proíbe o monopólio e […]

Pelo livre acesso aos arquivos de telejornais

Nas últimas semanas, a sociedade brasileira tem discutido a importância de abrir os arquivos da ditadura para conhecermos a “verdade”. É uma ótima iniciativa que já chega tarde. Tenho dúvidas se algum dia teremos acesso a essa tal “verdade”, mas revelar os segredos contidos nesses arquivos será certamente útil para conhecer um pouco mais da […]

Intimidade exposta

Intimidade, diz o dicionário, é também sinônimo de privacidade. Corrigindo: já foi, não é mais, com tanta gente se exibindo nas redes sociais (com o perdão pela rima). Mas houve um tempo, não muito distante, em que a vida íntima era assunto da esfera privada. Quando muito, era sussurrada aos ouvidos mais curiosos em comunidades […]

O jornalista e a corrupção

Atribui-se a Antonio Carlos Magalhães o seguinte comentário: “Existem três tipos de jornalistas: um que quer informação, outro que quer prestígio e um terceiro que quer dinheiro. O que não podemos é embaralhar as cartas. Oferecer dinheiro ao jornalista que quer informação dá uma confusão danada”. A explicação permaneceu como folclore, mas, a seu tempo, […]

Twitter compromete-se a não coletar dados de usuários

O Twitter informou que irá honrar pedidos de usuários que não querem que seu comportamento online seja rastreado, em contraste com empresas como Google e Facebook, cujos modelos de negócios dependem fortemente da coleta de dados de internautas. A rede social anunciou que apoiará oficialmente o “Do Not Track” (Não rastreie, na tradução livre), iniciativa […]

A postura mais cautelosa do Facebook

Durante anos, o diretor-presidente da Facebook Inc., Mark Zuckerberg, liderou um grupo de programadores que inventava produtos incompletos depois de sessões de codificação que duravam a noite inteira e eram conhecidas como hackathons. Muitas vezes, eles remodelaram o site sem avisar, e sem ligar muito para as opiniões dos usuários. Mas agora, com mais de […]

FHC defende regulação dos meios de comunicação

O título, o ambiente e o programa sugeriam que o seminário “Meios de comunicação e democracia na América Latina”, realizado no último dia 15 no Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), seria um palco para a cantilena contra a regulação do setor e de crítica feroz às iniciativas em curso em países da região. Mas não […]