With this column, the Poynter Review Project’s work comes to an end. After nearly 40 columns reviewing ESPN content across all platforms, we’ll close with lessons learned over 18 months of observing the network’s various media outlets, examining their successes and failures, and investigating how ESPN works (and sometimes doesn’t). We offer these observations […]
Edição: 721
Um ano após a ocupação militar da favela da Rocinha, no Rio, o que eu mais temia está ocorrendo. Pelo menos três obras que deveriam ser cumpridas até o fim de 2012 ficaram só na promessa: a creche-modelo para 150 crianças está pela metade e virou criadouro de mosquitos; o plano inclinado, que foi amplamente […]
A cada ciclo, a cobertura de uma eleição ao vivo serve de teste para o noticiário online. Neste ano, o The New York Times divulgou notícias em seus aplicativos para além do modelo rígido que tem caracterizado o formato. Designers e desenvolvedores vêm trabalhando para tornar os aplicativos do NYTimes menos um recipiente sem forma […]
Quem disse que o Brasil não muda? Muda, claro que muda. Os 200 milhões de técnicos de futebol agora são especialistas numa teoria jurídica de alta complexidade, de um jurista alemão, Claus Roxin. Este colunista, que de Direito só sabe que se deve chamar juiz de “meritíssimo”, jamais tinha ouvido falar em Roxin. Perguntou então […]
Fiquei com “uma pulga atrás da orelha” ao ler, neste Observatório, o artigo “A telemidiatização da justiça”, de Luiz Flávio Gomes. Amparado no conceito da sociedade-espetáculo de Guy Debord, o articulista desenha um quadro dramático da justiça sob os holofotes. Até aí, nada demais. Realmente, os comportamentos dos juízes, visivelmente, se alteram diante dos olhos […]
Eu havia prometido não responder à coluna do ex-diretor de redação de Veja, José Roberto Guzzo [ver abaixo], para não ampliar a voz dos imbecis. Mas foram tantos os pedidos, tão sinceros, tão sentidos, que eu dominei meu asco e decidi responder. A coluna publicada na edição desta semana do libelo da editora Abril — […]
O Audit Bureau of Circulations, órgão que verifica a venda e circulação de jornais nos EUA, passou a se chamar, desde o dia 15/11, Alliance for Audited Media. A mudança, de “Escritório de Auditoria de Circulações” para “Aliança pela Auditoria da Mídia” (traduções livres), tem a intenção de se tornar um nome mais amplo e […]
Even as usage of mobile devices explodes, spending on mobile ads still lags spending on online ads by a huge margin. Will that gap narrow anytime soon? Here’s a look at some of the strategies that mobile marketers are using. As Mary Meeker, the Queen of the Internet, made clear earlier this year, mobile […]
Durante os três anos de permanência no Hertha BSC Berlim, Alex Alves foi foco permanente da imprensa alemã. Até hoje, a contratação do jogador, na época vindo do Cruzeiro de Belo Horizonte, consta como a mais cara na história do clube: 15,2 milhões de marcos alemães, equivalentes a 7,6 milhões de euros, foi o valor […]
9:00 hs.: Saudação de abertura – Deputada Luiza Erundina, Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular (Frentecom), Carlos Aparicio (México), vice-presidente da Amarc para a América Latina 9:20 hs.: Introdução – João Paulo Malerba, coordenador-executivo da Amarc Brasil, e Artigo 19 10 hs.: Intervalo 10:30 hs.: Políticas públicas: […]
A aproximação da Economia Política com a Comunicação ocorre nos anos 1960, quando teóricos consanguíneos das Ciências Sociais identificam a necessidade de esclarecer, a partir de uma ciência não reducionista e não enaltecedora do determinismo tecnológico, questões originadas com o surgimento das indústrias da cultura e da mídia. Portanto, a Economia Política da Comunicação (EPC) […]
O diretor financeiro do grupo Pearson, Robin Freestone, declarou na quinta-feira (15/11) que não descarta uma venda do Financial Times (FT). A afirmação foi feita durante uma reunião com investidores, informando que a empresa pode eventualmente rever sua propriedade do jornal. – Será que somos os melhores donos do Financial Times que poderiam existir? – […]
Afirmar que a revista Veja representa o que há de mais conservador e retrógrado no pensamento político brasileiro é um truísmo. Em outros termos, utilizando uma expressão popular, é “chover no molhado”. Há mais de quatro décadas, a publicação da família Civita tem utilizado boa parte de suas páginas para difamar as minorias (pobres, negros, […]
Em 10 dezembro, a Abraji comemora seus 10 anos de fundação com um evento internacional no Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP – exatamente onde, ao final do seminário “Jornalismo investigativo: Ética, Técnicas e Perigos” em 7 de dezembro de 2002, 140 jornalistas decidiram criar uma instituição […]
Take your phone out of your pocket, turn the camera on and hold it up in front of you. Move it around and you see the world on your screen. Your phone can now add labels, pictures or video to that plain world view. As you move the phone around, the labels change with […]
O seguinte texto pretende explicar um pouco mais a respeito dos dois padrões de radiodifusão digital em debate no Brasil com foco no contexto e preocupações das rádios comunitárias. Resumimos algumas características tecnológicas de interesse comunitário e suas implicações sociais e terminamos com uma descrição da postura do DRM-Brasil dentro do debate, como um ator […]
Luiz Fernando Carvalho realizou obras marcantes no cinema e na TV, com ousadia estética amplamente reconhecida. O compromisso formal articula-se, agora, na série Suburbia, com uma leitura reconstrutiva da sociedade carioca, promovendo um resultado soberbo. O roteiro foi escrito pelo diretor com Paulo Lins e Carla Madeira. Os atores e atrizes, quase todos negros, são […]
Há poucos dias, um estudante universitário paulistano disse que, por ter aproveitado os livros de Clarice Lispector e Carlos Drummond de Andrade no fim de sua infância, encontra-se a cada dia mais triste porque seus autores favoritos têm sido personagens de uma modinha – que ele considera negativa – cuja finalidade seria uma divulgação literária […]
O medo de perder produtividade e a dificuldade em mensurar os benefícios são os principais fatores que impedem as empresas de apostarem nas redes sociais como forma de potencializar e melhorar a comunicação interna. A conclusão é de um estudo da PwC com 85 companhias de diversos segmentos que atuam no Brasil. Segundo os dados, […]
As polêmicas em torno da “Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual”, apresentada pelo governo da Argentina, têm sido cada vez mais objeto de reflexões, tanto na própria sociedade argentina como também na brasileira e em vários outros países do mundo. Aqui queremos contribuir com este debate, que constitui um verdadeiro exercício para compreender o que […]