Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 740

5 Must-Have Chrome Extensions for Journalists

  It’s no secret that one of the keys to being a successful journalist these days is mastering the art of combing the Internet. And, a large portion of finding great stuff on the Internet relies on properly and efficiently utilizing clever tools that elevates your online skills from “great” to “practically superhuman.” Chrome is […]

Jornal internacional fecha parceria com publicação japonesa

  A partir de outubro, o International New York Times (novo nome do International Herald Tribune) será distribuído, no Japão, de segunda a sábado, junto com o jornal The Japan Times. A iniciativa é resultado de uma parceria que cria uma edição impressa combinada, dividida em duas seções (uma para cada jornal), chamada de The […]

Aiding the Enemy Isn’t Journalism

  Pfc. Bradley Manning is charged with espionage. Why not Julian Assange? It looks as if Pfc. Bradley Manning and Julian Assange will go down in history as outliers, not trend setters. There have been no copycat leaks of massive quantities of diplomatic and intelligence documents, despite how easy the Internet makes it to leak […]

É preciso ousar e se reinventar

Os tradicionais jornais brasileiros ainda estão perdidos em meio à avalanche de mudanças trazidas pelas ondas digitais, cada vez mais intensas mediante a estonteante velocidade da hiperinformação. Essa forjada necessidade de acreditar que se pode saber de tudo a todo instante, 24 horas por dia. A transição do impresso para o digital, que alguns consideram […]

A morte de um símbolo

Não há nada que seja mais representativo do fim de uma época do que a queda de seus símbolos. Isto aconteceu no fim do absolutismo, em 1789, com a tomada da Bastilha, na França. Também pode ser visto durante a revolução bolchevique, na Rússia, em 1917, com a derrubada dos símbolos religiosos. Voltou a ocorrer […]

Compramos alguns jornais… jornais?

Nos últimos 15 meses, adquirimos 28 jornais diários por um total de US$ 344 milhões. Isso pode intrigá-los por dois motivos. Primeiro: há muito tempo venho dizendo, em cartas e em nossa assembleia anual de acionistas, que a circulação, faturamento publicitário e lucro do setor jornalístico como um todo estão destinados a cair. Essa previsão […]

Boas notícias são mais populares entre usuários de redes sociais

Ao “escanear” o cérebro de pessoas e monitorar seus e-mails e posts, neurocientistas e psicólogos descobriram que boas notícias se espalham mais rápido e vão mais longe do que textos negativos, sobre desastres ou histórias tristes. “A regra do ‘Se sangra, faz sucesso’ funciona para a mídia de massa que só quer sua atenção”, diz […]

A rede e a liberdade de criação

Os dois filósofos suecos Alexander Bard e Jan Söderqvist já haviam detectado que em uma rede distribuída como a internet, “todo ator individual decide sobre si mesmo, mas carece da capacidade e da oportunidade para decidir sobre qualquer dos demais atores”. Essa tese foi testada pelo poderoso governo norte-americano quando, em dezembro de 2010, agiu […]

O desafio de pautar um tema transversal

Pense nos veículos de notícia que estão presentes no seu dia-a-dia. Em quantos dos sites, revistas e jornais que fazem parte da sua rotina, você se lembra de ter visto uma editoria chamada “Inovação”? Lembrar-se de um apenas já seria positivo, mas o mais provável é que nenhum venha à memória, pois ainda são poucos […]

O jornalismo não (se) interessa

Quem já estudou o mínimo da Teoria Literária, já teve contato, certamente, com a famosa oposição entre a forma e o conteúdo. Quem não o fez, no entanto, vai entender, talvez até melhor, este texto. Aliás, acho até que não seja uma questão de entendimento. Dizem que “contra fatos não há argumentos”. Seja na forma […]

A arte de editar

Em dezembro de 1962, uma greve geral interrompeu a circulação dos principais jornais de Nova York. O movimento começou com os tipógrafos, ganhou a adesão de 17 mil trabalhadores (de jornalistas a ascensoristas) e se estendeu por 114 dias. A pausa forçada teve efeitos colaterais: foi nessa época, por exemplo, que os jovens repórteres Gay […]

Sorrisos que escravizam e prostituem

O príncipe Grigorij Alexandrovitch Potemkin (1739-1791) foi um marechal-de-campo russo, além de conselheiro e amante da csarina Catarina II (1729-1796). Durante boa parte de sua vida, envolveu-se com um projeto de colonização das selvagens estepes do sul da Ucrânia. Era considerado um sonhador e tornou-se conhecido como o fundador de cidades como Kherson, Nikolaev, Sebastopol. […]

O bê-a-bá dos códigos

No final de 2012, em uma atividade anual que reúne pais, filhos e professores na escola primária St. Saviours, no centro de Londres, o tradicional cantinho de contação de histórias – no qual os alunos ouviam contos de monstros, fadas e bruxas – se voltou para algo completamente diferente: a programação e aprendizado de código […]

Estudo aponta redações menores e tendência de cobrança online

Quase um terço dos americanos abandonaram alguma fonte de notícias no ano passado por considerar que sua qualidade havia caído. O dado é do estudo O Estado da Mídia (The State of the News Media), do Projeto em Excelência em Jornalismo do Centro de Pesquisa Pew. A deterioração da situação financeira das organizações de notícias […]

Golpistas de araque

Zé Dirceu e Rui Falcão não devem ter notado, mas a mesma pesquisa do Ibope que deu 76% de aprovação à presidente Dilma revelou que 38% dos entrevistados acham o noticiário da mídia favorável ao governo, 34% consideram neutro, e só 11% avaliam como negativo. Que imprensa golpista de araque é essa que trata tão […]

O caminho tortuoso do novo jornalismo

Lo que pretendía ser una feroz invectiva suena hoy a notable definición del nuevo periodismo: “[Es] un estilo bastardo que juega a dos bandas, explota la autoridad fáctica del periodismo y crea atmósferas propias de la narrativa”. Lo escribió en 1965 Dwight Macdonald en Paraperiodismo, o Tom Wolfe y su máquina de escribir mágica, artículo publicado en […]

Novidades não passam de “mais do mesmo”

A Globo até que tentou instigar o telespectador com o seu mantra da vez: o “vem aí”. Mas o jogral com seu elenco para apresentar novas atrações do ano, na semana passada, mostrou que o “viria aí” na verdade já veio. O Jornal Nacional da noite da quinta-feira (28/3) convidou o público para conhecer “os […]