Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 744

Vamos regular internet sem debate?

O projeto de lei de autoria do Executivo que fixa um Marco Civil da internet no Brasil está pautado em regime de urgência na Câmara dos Deputados. Entretanto, o projeto não foi discutido na Comissão Especial (Cesp) com a profundidade com que o tema deveria ser tratado. Poucos parlamentares conhecem o conjunto do texto. Além […]

Acordo milionário reforça relação do Twitter com a TV

Um dos maiores acordos publicitários fechados recentemente pelo Twitter mostra a sua crescente importância na mídia e no marketing e também revela as mudanças no modo como a rede social se relaciona com a TV. Na semana passada, o Twitter fechou uma parceria milionária com o Starcom MediaVest (SMG), da Publicis Groupe, um dos maiores […]

‘New York Times’ investe em novos planos de assinatura digital

O New York Times planeja ampliar a oferta de planos de assinatura para o acesso ao conteúdo digital. A empresa anunciou que três modelos estão sendo avaliados e devem ser implantados ainda este ano, com assinaturas mais baratas. A iniciativa faz parte de um plano estratégico que prevê ainda a expansão da presença internacional e […]

Novo sistema rastreará itens midiáticos e anúncios

A Coalizão para Medição Inovadora de Mídia (Coalition for Innovative Media Measurement, em inglês), grupo da indústria midiática americana criado para pensar nas melhores métricas para medição da audiência, divulgou na semana passada os resultados de um estudo de dois anos que usa um sistema de código para monitorar itens de mídia – de clipes […]

Jornal sírio entra na guerra da informação

Absi Smesem se tornou o editor-chefe de um novo jornal semanal sírio com a esperança de deixar para trás o que chama depreciativamente de a “fase Facebook” da rebelião. Ele disse que, com excessiva frequência, não acreditava no noticiário de canais por satélite populares, como a Al Jazeera e a Al Arabiya, fortemente favoráveis à […]

O que Facebook e Coca-Cola têm em comum?

La obesidad y la pérdida de privacidad serán a este siglo lo que el fumar fue al siglo pasado. Coca Cola, PepsiCo, Nestlé, MacDonalds y otras empresas cuyos ingresos proceden de la venta de productos con alto contenido de azúcar o grasa, y aquellas como FaceBook, Google o Twitter, que dependen de captar información personal […]

A queda da credibilidade da mídia pós-Fukushima

No dia 11 de março de 2011, o Japão sofreu um enorme terremoto, seguido por uma tsunami. Logo depois, a tragédia cresceu com explosões na usina nuclear de Fukushima. No total, 25 mil pessoas morreram ou desapareceram. Dois anos depois, 310 mil pessoas evacuadas das cidades próximas à usina continuam incapazes de retornar a seus […]

Com internet, as mudanças apenas começaram

O ano era 1994. Jonathan Nelson, então com 27 anos, estava diante de um computador no escritório da HotWired, em São Francisco, enquanto uma equipe se preparava para inaugurar o primeiro site da internet do mundo com conteúdo original e anúncios. Cabos cor-de-rosa choque suspensos no teto iam para sua sala, no andar de cima, […]

‘New York Times’ anuncia novos produtos e planos de assinaturas

O New York Times revelou, na semana passada (25/4), detalhes de sua nova estratégia de negócios, focando em assinaturas e expansão internacional. O anúncio acontece simultaneamente à divulgação da queda de receita no primeiro trimestre de 2013. A empresa está desenvolvendo uma série de produtos pagos, disponíves através de diferentes planos de assinaturas. Pessoas podem […]

Google tenta impedir quebra de sigilo de usuário

O Google trava uma batalha na Justiça para não ser obrigado a quebrar o sigilo de mensagens eletrônicas do Gmail em investigações policiais, por decisão judicial tomada no Brasil. A empresa alega que, como os e-mails são armazenados nos Estados Unidos e o contrato com os usuários é feito com a americana Google Inc., a […]

A Globo e a ‘espanholização’ do futebol brasileiro

Os campeonatos nacionais na Espanha são dominados por Barcelona e Real Madrid, cada qual com sua filosofia para montar as equipes. Os blaugranas investem na base; os merengues em craques consagrados. De uma forma ou de outra, esses clubes estão sempre levantando troféus locais, revezando-se entre si, dividindo-se a hegemonia entre eles. Raramente os títulos […]

Quando o “se” vira notícia e manchete

A revista Época reinventou o conceito de notícia em sua edição de 22 de abril de 2013: “E se fosse na Copa?”, indaga a manchete da publicação, sob a cartola em vermelho “Terror na maratona de Boston”. Mais que um exercício de futurologia ou mera abstração de pitonisa aposentada, a revista da Editora Globo parece […]

‘New York Times’ anuncia novos produtos e planos de assinaturas

O New York Times revelou, na semana passada (25/4), detalhes de sua nova estratégia de negócios, focando em assinaturas e expansão internacional. O anúncio acontece simultaneamente à divulgação da queda de receita no primeiro trimestre de 2013. A empresa está desenvolvendo uma série de produtos pagos, disponíves através de diferentes planos de assinaturas. Pessoas podem […]

O perfil do jornalista brasileiro

O Núcleo de Estudos sobre Transformações no Mundo do Trabalho (TMT/UFSC) lança, no dia 6 de maio, o livro “Perfil do jornalista brasileiro – Características demográficas, políticas e do trabalho jornalístico em 2012”. A publicação apresenta os resultados quantitativos de uma pesquisa com 2.731 profissionais, realizada entre setembro e novembro do ano passado pelo Programa […]

Desafios e contradições nas universidades do Oriente Médio

Matt J. Duffy vibrou quando conseguiu um emprego como professor de jornalismo na Universidade Zayed, em Abu Dhabi, em 2010. Mas a alegria durou pouco: três meses depois ele foi expulso dos Emirados Árabes Unidos, sem qualquer explicação. Além de dar aula, Duffy – que é blogueiro – era um colaborador frequente doGulf News, jornal […]

Compartilhamentos na era digital

Às vésperas do Dia Mundial da Propriedade Intelectual, a Article 19 lançou na quinta-feira (25/4) a publicação Direito ao Compartilhamento: Princípios sobre Liberdade de Expressão e Direitos Autorais na Era Digital, um documento inovador que tem por objetivo guiar legisladores, judiciário, desenvolvedores de políticas públicas e sociedade civil na busca do equilíbrio entre liberdade de expressão […]

O deputado e a ‘agenda setting’

Alguns jornalistas mais antigos dizem que, numa época não tão distante, era mais fácil entender e fazer jornalismo. As regras e as relações eram mais bem definidas. Nós, jornalistas, escrevíamos. Vocês, leitores, apenas liam. Essa lógica é tratada em uma teoria do jornalismo chamada agenda setting, que, resumidamente, pressupõe que as notícias são como são […]

Calaram o leitor?

“À imprensa não basta parecer honesta, tem que ser honesta.” O atentado em Boston coberto por O Globo proporcionou aos estudiosos de mídia uma aula de edição jornalística poucas vezes tão explícita. A oportunidade dever ter sido comemorada por mestres em comunicação sempre focados no garimpo de exemplos expressivos que possam servir para o estudo […]