Tuesday, 30 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 759

Time Warner adia desmembramento

A Time Warner decidiu paralisar seu plano de desmembrar a unidade editorial Time Inc., que publica as revistas Time, People e Sports Illustrated. O grupo de mídia esperava concluir a separação da unidade de revistas de suas operações de televisão e cinema até o fim do ano, mas informou, ontem, que decidiu suspender o plano […]

Sem heróis, real função é ignorada

A necessidade humana de criar heróis e vilões já foi exaustivamente explorada pela psicologia e pela filosofia. No jornalismo, há certo sadismo em permear o noticiário com maniqueísmos que não fazem a imprensa melhor, mas aplaca a vontade do público em assistir um bom duelo. Os manuais de boa conduta e o juízo nos recomendam […]

Cynthia Ottaviano

Al participar de distintas actividades académicas e institucionales vinculadas a los derechos de los niños, niñas y adolescentes, la Defensora del Público de Servicios de Comunicación Audiovisual de Argentina, Cynthia Ottaviano, remarcó la necesidad de que 'los distintos organismos del Estado y la sociedad civil aúnen esfuerzos para desarrollar políticas públicas que construyan colectivamente una […]

O debate interditado

Ao contrário do que vem ocorrendo nas democracias liberais nas últimas décadas, inclusive em países nossos vizinhos da América Latina, no Brasil permanece interditado o debate público sobre o papel central que a mídia ocupa no processo democrático e a imperiosa necessidade de que jornais, revistas, rádio, televisão e internet se submetam a políticas públicas […]

Qual é o perfil do jornalista brasileiro?

Fruto de uma pesquisa considerada a mais ampla já realizada sobre os jornalistas brasileiros, o livro Perfil do jornalista brasileiro – características demográficas, políticas e do trabalho jornalístico em 2012 foi lançado recentemente pela Editora Insular. A obra representa as conclusões observadas a partir da contribuição de 2.731 respondentes, com foco em três segmentos da profissão: mídia, ambientes fora da mídia […]

A história se repete no ‘Post’

Em 1933, o milionário americano Eugene Isaac Meyer comprou um jornal à beira da falência na capital, Washington. Era o “Post”. Durante a crise financeira dos anos 1920, Meyer havia feito fortuna na Bolsa. No pior período da crise, dirigiu o Fed, Banco Central. Exatos 80 anos depois, seu neto vende o mesmo jornal, que […]

Jornal não será vendido, diz ‘publisher’

Uma semana após a compra dos jornais The Boston Globe e Washington Post por novos donos, o publisher do New York Times declarou enfaticamente que a publicação não está à venda. Em uma declaração feita após uma reunião com membros da família, Arthur Sulzberger Jr disse que o NYTimes não pretende seguir caminho similar ao […]

Insegurança é a matriz dos protestos

Uma reportagem publicada pelo Globo na edição de terça-feira (13/8) traz uma visão interessante para a questão da mobilidade social produzida nos últimos dez anos no Brasil por políticas de incremento da renda dos mais pobres. O texto se baseia em trabalho acadêmico de dois pesquisadores – da Faculdade de Economia e Administração da USP […]

Brasil quer blindar jornalista que revelou rede espiã

O Brasil está pronto para dar proteção ao jornalista americano Glenn Greenwald, colunista do jornal The Guardian, após seu depoimento, na terça-feira, na Comissão de Relações Exteriores do Senado, sobre a espionagem dos Estados Unidos. Uma autoridade do governo brasileiro disse ao Estado que se impressionou com as declarações de Greenwald sobre as vantagens extraídas […]

Médico ‘Hoje em Dia’ de Edir Macedo

O médico Rogério Aguiar, sócio do grupo Axial Medicina Diagnóstica, de Belo Horizonte, deve fechar até amanhã [terça, 13/8] a compra do jornal “Hoje em Dia”, do bispo Edir Macedo. A notícia foi antecipada anteontem [10/8] pela coluna Mônica Bergamo, da Folha. Aguiar se apresentou aos jornalistas do periódico na última quinta-feira como representante de […]

Privatização da informação e o fim do espaço público virtual

“Estar isolado é sempre afirmar-se numericamente; quando alguém se afirma como um, isso é isolamento. Tenho certeza de que todos os amigos da associação concordam comigo nisso, mesmo quando são incapazes de ver que o mesmo isolamento se dá quando centenas querem se afirmar como nada além de centenas.” (Soren Kierkegaard) A participação de Pablo […]

Google told German newspapers to opt in, and they did

  In July, a month before Germany’s controversial copyright law requiring search engines to pay for featuring snippets of content was set to take effect, Google sent German newspaper publishers a letter asking whether they wanted to opt in to Google News. Rather than prepare to pay publishers when the law took effect on July […]

Comida para o pensamento

A língua inglesa tem a expressão food for thought, perfeita para definir fatos ou argumentos que, de repente, aparecem e passam a demandar uma análise racional que se alimente deles mesmos para tentar digeri-los. De certo modo, uma pesquisa recente desempenha agora esse papel no mercado editorial brasileiro. É de responsabilidade da Fipe (Fundação Instituto […]

‘Pesquisa em comunicação precisa ser mais ambiciosa’

– As oportunidades de desenvolver estudos em comunicação no Brasil aumentaram bastante nos últimos anos. A maior parte dos projetos, no entanto, ainda é formada por trabalhos pequenos e menos ambiciosos do que os realizados em outras áreas. A avaliação foi feita por Norval Baitello Júnior, professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo […]

TV ainda é a tela preferida dos britânicos

A imagem da família reunida, à noite, em volta do televisor não promete ser quebrada pelas novas tecnologias, ainda que a maioria dos membros esteja agora, provavelmente, falando pelo Twitter, navegando pela internet ou acompanhando outra coisa qualquer online ao mesmo tempo. Segundo o levantamento anual que faz o órgão regulador da mídia britânica, o […]

Regina Lima

  Entre os dias 23 de julho e 2 de agosto, seis leitores enviaram e-mails à ouvidoria para falar sobre a cobertura feita pela Agência Brasil do caso TelexFree. Dois leitores apontavam o erro de um valor divulgado em uma das matérias. Outros dois pediam informações sobre o andamento do processo, que aguarda a decisão […]

Iceberg compra Titanic, mas objetivo é dominar o mar

“O iceberg comprou o Titanic”, brincou ontem em manchete a revista eletrônica Salon, referindo-se ao fato de Jeff Bezos, dono da Amazon, cujo sucesso ajudou a fechar várias livrarias, ter adquirido o Washington Post, representante da mídia dita tradicional. Pode ser, se a análise da aquisição do jornal for feita apenas do ponto de vista […]

Mídia Ninja: “A disputa pelo poder midiático’’

Ao analisar as chamadas “coberturas coletivas” nas redes sociais e o conteúdo produzido pela mídia tradicional após as manifestações que ocorreram em diversas cidades brasileiras no último mês, o pesquisador da Universidade Federal do Espirito Santo, Fábio Malini, é contundente: “O que está em jogo é o poder midiático”. Para ele, “trata-se de duas ecologias […]