Friday, 24 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1289

Edição: 759

Tempos interessantes

“Que você viva tempos interessantes.” Essa antiga maldição chinesa é explicada assim pelo engenheiro Demi Getschko, um dos pioneiros da internet no Brasil: “Ao que se diz, os antigos sábios chineses consideravam a estabilidade dos tempos o melhor ambiente para a evolução do pensamento, para o seguimento calmo da vida, para se obter a felicidade […]

A Mídia Ninja e as outras

Repercute bastante nas redes sociais o Roda Viva com os rapazes da Mídia Ninja. Gostei também. Fiquei bem impressionado com a articulação dos dois, Bruno Torturra e Pablo Capilé. Não vi o programa inteiro, mas, do que vi, acho que foi um debate muito bom. Com limites. Havia uma clara distinção ali entre mídia tradicional […]

15 dicas para usar melhor a ferramenta

Embora o uso de e-mail entre pessoas físicas esteja caindo em desuso, o uso da ferramenta continua em alta nas empresas, de acordo com um estudo feito pelo Radicati Group. Enquanto a troca de e-mails pessoais cai de 3% a 4% ao ano, o número de mensagens eletrônicas corporativas deve crescer, em média, 13% ao […]

Resposta da propaganda

A propaganda brasileira tem dado ao longo de várias gerações uma enorme contribuição ao criar marcas e mercados para produtos que fazem girar a economia e com ela o país. Foi ela que fez uma palha de aço igual às outras virar Bombril e posicionou a Brastemp como adjetivo. Todo mundo sabe qual é a […]

Os ninjas, a mídia convencional e o Brasil

Parafraseando Zuenir Ventura e o parafraseadíssimo título do seu livro sobre meia-oito, 2013 é ano que entra na história brasileira para demorar a sair. Muitas mudanças, em várias áreas. Quando achamos que começamos a entender um pequeno pedaço das transformações em curso, vem outra surpresa, e assim, entre sobressaltado e esperançoso, o Brasil se redescobre […]

A explosão do novo

A entrevista dos representantes dos Ninja ao Roda Viva é mais um capítulo relevante do extraordinário processo de mudanças na sociedade brasileira, impulsionado pelas redes sociais. Foi de deixar a direita indignada e a esquerda perplexa. Mas, principalmente, foi reveladora da verdadeira ruptura ocorrida no país – na política, na cultura, na mídia – com […]

Estônia vira modelo de país movido a tecnologia

A pequena Estônia, um dos menores países da Europa, pode servir de modelo de como seria um país completamente movido pela tecnologia no século 21. A Estônia, que tem uma população de apenas 1,29 milhão de habitantes, é famosa por ter um número desproporcional de novas empresas de tecnologia – foi lá, por exemplo, que […]

Maconha no Uruguai

Caro professor Alberto Dines, acompanho muito o seu trabalho. Serve como referência para o que estamos fazendo e gostaria de dar uma de “observador” do Observatório, se me permite. É sobre a aprovação pela Câmara uruguaia do projeto de lei de legalização da maconha. O senhor mencionou (no Roda Viva) que ele foi aprovado na […]

Vendas em bancas caem, mas assinaturas digitais aumentam

As revistas americanas continuaram a lutar com as vendas de assinaturas e de exemplares em bancas durante o primeiro semestre de 2013, mas tiveram melhoras nas vendas de assinaturas digitais, de acordo com os números publicados pela Aliança pela Auditoria de Mídia (Alliance for Audited Media, ex-Audit Bureau of Circulations). O total de assinaturas caiu […]

15 dicas para usar melhor a ferramenta

Embora o uso de e-mail entre pessoas físicas esteja caindo em desuso, o uso da ferramenta continua em alta nas empresas, de acordo com um estudo feito pelo Radicati Group. Enquanto a troca de e-mails pessoais cai de 3% a 4% ao ano, o número de mensagens eletrônicas corporativas deve crescer, em média, 13% ao […]

Um pouco de tudo

O papo na rede social foi a Mídia Ninja, que deu entrevista ao Roda Viva representada por Bruno Torturra e Pablo Capilé. Infelizmente, acho que foi desperdiçada uma boa oportunidade de troca de ideias, menos pelos ninjas, diga-se, do que pelos entrevistadores, que insistiam – compreensivelmente, até – em entender de onde vem o dinheiro […]

O espírito do churrasco na laje

Não há nada que o ser humano faça com mais desenvoltura do que rotular as coisas, os outros. Trata-se do esporte mundial por excelência, pois não requer prática nem habilidades especiais; independe de status social, intelectual, número de praticantes, idioma, circunstâncias, enfim, nada mais democrático. A rigor, três ou quatro neurônios, uma pitada de derrisão, […]

MTV deixará rastros em outros canais

Com o sinal na TV aberta disponível até dia 30 de setembro, quando deixa de ser controlada pelo Grupo Abril, vira uma rede fechada e volta para as mãos da Viacom, dona da marca, a MTV Brasil vai continuar ecoando em outros canais. Precursora em formatos de programas e na comunicação segmentada para o jovem […]

A saúde na mídia

[do release da editora] No mundo todo e independentemente de classe social, a saúde é a preocupação número um das pessoas. E os meios de comunicação reagem a esse interesse. Tanto assim que os veículos de informação estão recheados de reportagens sobre saúde. A questão é: será que os jornalistas estão preparados para lidar com […]

A ‘Bravo!’ acabou. Viva a ‘Bravo!’

Sim, eu sei que sou só mais uma a lamentar o fim da revista Bravo!. Achei ruim demais da conta (como dizemos em Minas) que a Editora Abril tenha decidido extingui-la. Não duvido que as razões da editora sejam as mais justas possíveis porque, como sabemos, todos nós que labutamos nas variadas áreas do trabalho […]

Por que fazer um ‘crowdfunding’ para jornalismo?

Na semana passada, a Agência Pública lançou uma campanha de crowdfunding, um financiamento coletivo, visando levantar fundos para distribuir dez bolsas de R$ 6 mil para repórteres de todo o Brasil se dedicarem à pauta dos seus sonhos. O projeto se chama “Reportagem Pública” e é bem simples: os repórteres propõem ao público o que querem investigar, […]