Tuesday, 30 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 765

Efeito de mídia vem e passa

A propensão de qualquer ser humano é querer controlar aquilo que lhe diz respeito. O sucesso individual e profissional de cada pessoa, quando acontece, é sempre explicado por meio de decisões racionais sucessivamente tomadas no passado. Poucos admitem o papel do acaso no sucesso (e no fracasso), apesar de isso estar bastante documentado. É assim […]

Revolução dos dados pode mudar previsão econômica

David Tabor, 37, tem uma empresa de inspeção de residências com oito empregados na Virgínia Ocidental (EUA). A companhia dele é uma das 4,3 milhões que empregam menos de 20 pessoas no país e que, apesar de representarem talvez 15% do PIB, não são capturadas nos dados oficiais de modo detalhado. Mas essa deficiência de […]

A festa da velha senhora

Esta senhora que aniversaria hoje, a televisão brasileira, chega aos 63 anos com a saúde abalada, o corpo já flácido e o rosto abatido. Está longe de sua infância irrequieta na década de 50, sua juventude intensa nos anos 60 e seu esplendor balzaquiano, nos 70. Já não vive mais a maturidade abastada do período […]

Lei de Imprensa bate à sua porta

Leio, via internet, nota da assessoria de imprensa do senador Roberto Requião, de 18 de setembro, sobre a aprovação no Senado Federal da PL 141, “que trata do direito de resposta ou retificação do ofendido por matéria divulgada, publicada ou transmitida por veículo de comunicação social”. Segundo o relator da PL 141, senador Pedro Taques, […]

Negativos da Revolução

Li Zhensheng era fotógrafo do jornal Diário de Heilongjiang, no nordeste da China, quando Mao Tse-tung deu início à Revolução Cultural (1966-76), período de violenta perseguição política aos “inimigos internos” do Partido Comunista. Arriscando a vida, guardou sob o assoalho da casa 30 mil negativos da época, muitos mostrando fuzilamentos e humilhações públicas, proibidos de […]

Petit foi redesenhar outros mundos

Francesc Petit é o grande pai da propaganda brasileira moderna, da propaganda popular brasileira, essa que vira parte de nossas vidas e a gente nunca esquece. Tudo o que veio de bom na nossa propaganda nasceu dele. E isso não é um exagero publicitário. Petit, o P da agência DPZ, era aquele sargento bravo de […]