Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 831

Quem deve responder pelos vazamentos

Recente decisão da 4ª Vara Federal de São José do Rio Preto, que determinou a quebra do sigilo telefônico do jornal Diário da Região (de São José do Rio Preto, SP) e do jornalista Allan Abreu, reacendeu o debate sobre a preservação do sigilo da fonte de informação jornalística, uma garantia fundamental prevista na Constituição […]

O ‘datenismo’ como instrumento de opressão

Roberto Silva, o Príncipe do Samba, chamou na década de 1960 a atenção dos órgãos censores do regime militar ao gravar “Jornal da Morte”. Clássica de nascença, a canção, que hoje conta com versões de Nação Zumbi e Casuarina, entoa já em seus versos iniciais: “Vejam só esse jornal, é o maior hospital, porta-voz do […]

Computação vestível ainda não seduz consumidor

Pulseiras com sensores que medem as atividades físicas, óculos com pequenas telas nas lentes, relógios que se conectam a smartphones. Os produtos são variados e, pelo menos a princípio, fascinantes, mas números mostram que a chamada computação vestível, apontada como o futuro da tecnologia, ainda não caiu no gosto dos consumidores. Levantamento da consultoria Gartner […]

Quatro tendências da publicidade online em 2015

Não é novidade que nos últimos anos tem crescido e ficado cada vez mais nítida a importância da publicidade online no Brasil e no mundo. Um estudo divulgado recentemente pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) aponta que as empresas brasileiras continuarão optando pela internet como forma inicial de veicular suas campanhas e anúncios. De acordo […]

‘Papai Noel, me dá um morto-vivo de Natal?’

Nos primórdios dessa história, as meninas pediam bonecas que abriam e fechavam os olhinhos e os meninos pediam um revólver com cinturão e coldre de couro marrom para brincar de mocinho. Nos primórdios dessa história, o emprego de Papai Noel era mais previsível. Uma cozinha em miniatura. Uma espada de plástico. Brincando, as meninas eram […]

A rota do mercado

Raramente um lançamento da indústria do entretenimento foi tão explícito em suas intenções quanto “Marco Polo”, a superprodução da Netflix, disponível aos assinantes do serviço desde o último dia 12 de dezembro. Em dez episódios, ao custo de US$ 90 milhões (cerca de R$ 230 milhões), a série foi anunciada como a mais cara já […]

Crescendo fora da curva

O mercado de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil se descolou do cenário macroeconômico nacional. O setor segue em franca trajetória de crescimento e deve fechar o ano com uma elevação de 9,2%, segundo levantamento da consultoria IDC. Essa expansão significa um desempenho 1150% maior do que o crescimento previsto para o PIB, de 0,8% […]

Em casa, brasileiro acessa a internet pelo celular

duzido do Valor Econômico, 26/12/2014 Os brasileiros com smartphones somavam 51,4 milhões de pessoas em outubro e representavam 37% da população com celular no país, segundo a pesquisa Mobile Report, elaborada por Nielsen e Ibope. Os aparelhos inteligentes são os preferidos para a conexão à internet nos lares e as redes sociais lideram a audiência. […]

O consumo da informação

Os jornais impressos continuam sendo o meio de comunicação mais confiável para o brasileiro, segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 (PBM 2015), da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) em parceria com o Ibope. Em relação à edição anterior da mesma pesquisa, realizada em 2013, houve inclusive um aumento na confiança […]