Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 ISSN 1519-7670 - Ano 2026 - nº 1372

Os desafios do jornalismo em 2026

O ano de 2026 promete uma agenda noticiosa muito movimentada, com eleições nacionais e estaduais, Copa do Mundo, os efeitos das mudanças climáticas, a geopolítica internacional, a polarização política e até o aumento da importância do Oscar, que vem transformando jornalistas em críticos de cinema.

Além dos desafios de fazer uma cobertura tão diversificada com redações cada vez mais enxutas, o jornalismo enfrenta o desafio de criar novos modelos de negócio que garantam a sua sustentabilidade financeira. Num cenário considerado difícil até para as grandes empresas de comunicação, como o jornalismo independente consegue se financiar para realizar seu trabalho?

Estes são alguns dos temas do primeiro webinário do Observatório da Imprensa deste ano, Os desafios do jornalismo em 2026. O debate será realizado na próxima terça-feira, dia 27 de janeiro, às 19h, ao vivo no YouTube do Projor.

O debate terá a mediação da jornalista Denize Bacoccina, editora do Observatório da Imprensa e a participação dos convidados:

Artur Romeu, jornalista e diretor do escritório da Repórteres Sem Fronteiras (RSF) para a América Latina. Mestre em direitos humanos e ação humanitária pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po), atua na defesa dos direitos humanos e da liberdade de imprensa, com foco na proteção de jornalistas, no fortalecimento do ecossistema de mídia e na análise do impacto da tecnologia sobre o jornalismo.

Denise Mota, jornalista, coordenadora de projetos da Rede JP e da Red de Periodistas Afrolatinos, e colunista da Folha de S.Paulo. Coautora do “Manual de Boas Práticas Antirracistas para a Comunicação Digital”, ao lado de Marcelle Chagas.

Flávio Moreira, jornalista e especialista em inovação em mídia. Diretor de redação do InfoMoney e Top Voice no LinkedIn, pesquisa modelos de negócio, tecnologia e o futuro do jornalismo. Autor de uma newsletter sobre tendências para publishers.

Assista aqui.