Quinta-feira, 25 de junho de 2026 ISSN 1519-7670 - Ano 2026 - nº 1394

Reportagem multimídia mostra realidade de quem vive da prostituição em cidade do sul catarinense

Reportagem multimídia aborda o cotidiano das pessoas que atuam com a prostituição na cidade de Criciúma, em Santa Catarina. (Foto: Luis Casagrande)

O tema da reportagem “Entre Becos e Vielas” foi abordado logo na primeira aula da disciplina de Tópicos Especiais II. Nessa disciplina, temos como objetivo estimular a produção de reportagens especiais, com apuração aprofundada, sobre temas relevantes para a sociedade. Quando os alunos apresentaram o tema, entendi que poderíamos ter algo forte e inovador, mas com a necessidade de termos uma boa história para contar.

O desafio dado a eles era encontrar essa personagem que aceitasse ser exposta e contar tudo o que tem passado na prostituição. Além disso, a reportagem não deveria apenas contar histórias, mas também trazer informação sobre essa ocupação que todos conhecem, mas poucos têm coragem de reconhecer que existe. Ao longo das semanas de produção, os acadêmicos foram trazendo para a sala de aula as apurações, discutindo as ideias para serem orientados por qual caminho seguir e construindo esse texto forte e informativo.

O grande destaque foi a definição de ter um vídeo em primeira pessoa da personagem principal da reportagem, que impactasse e, ao mesmo tempo, mostrasse a realidade de quem escolhe viver da prostituição. Por terem conquistado a confiança da entrevistada e por não poderem chamar muita atenção no local da gravação, eles gravaram por conta própria, usando os recursos que tinham, sem auxílio de luz adequada nem de equipe de produção. Apesar de parecer uma limitação, isso foi fundamental para que o vídeo representasse a realidade da personagem e causasse o impacto desejado.

Ao longo do processo de criação da reportagem e dos materiais multimídia, entendemos que alguns pontos precisavam ser explicados em infográficos para melhor visualização e entendimento por parte do leitor. Os materiais ficaram com uma qualidade excelente e, além de visualmente muito bonitos, trouxeram a informação de forma clara. No fim, o material completo (texto, fotos, áudios, infográficos e vídeos) contou de forma precisa e muito bem ilustrada a história que projetamos contar com essa reportagem. 

Por sermos uma instituição de ensino que fica em uma cidade de pouco mais de 200 mil habitantes, no interior de Santa Catarina, sabíamos que uma reportagem com essa abordagem causaria um impacto importante na região. Mesmo assim, tivemos todo o apoio da coordenação do curso para que os estudantes tivessem a liberdade de escrever a reportagem sobre o tema que escolheram, com a garantia de que o material seria publicado no portal de notícias da instituição.

No fim, fomos surpreendidos com o alcance que o material teve, com centenas de milhares de visualizações e comentários positivos de pessoas de várias partes do país. Isso mostra que estimular os acadêmicos a produzirem conteúdos de qualidade, seja qual for o tema, traz resultados positivos. Para eles e para a sociedade.

Leia a reportagem.

***

Eduardo Prestes Martins é jornalista formado pela Unisatc em 2012. Atua na instituição desde 2022 lecionando nas disciplinas de Telejornalismo, Audiovisual e Jornalismo e Tópicos Especiais II. Também é repórter da NSC TV, afiliada da Globo em Santa Catarina. Com mais de 10 anos de experiência, já atuou em emissoras locais e estaduais, como TV Litoral Sul e Band SC.