Wednesday, 08 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Arquivos: Código Aberto

A agência de notícias Associated Press enfrenta uma crise de identidade que pode levá-la a um haraquiri corporativo

A agência de notícias Associated Press é mais um ícone da imprensa mundial que enfrenta uma traumática luta pela sobrevivência em meio à pior crise de sua história.   A AP, criada em 1846, e que chegou a ter quase sete mil clientes, com 243 escritórios em 121 países onde trabalhavam 4.100 jornalistas e funcionários, está […]

Obama avalia uso da Web como ferramenta para uma democracia direta

São cada vez mais claros os indícios de que o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, vai transformar a internet na sua principal ferramenta de comunicação, o que pode marcar também uma mudança radical na forma como os políticos se relacionam com seus eleitores.   A mesma equipe que comandou o bombardeio diário de […]

Duas visões da vitória de Obama

Deu nos jornais. Há poucas semanas, a deputada republicana Michele Bachmann, de Minnesota, disse na televisão que estava “muito preocupada” com a possibilidade de Obama ter “idéias anti-americanas”. No dia seguinte à eleição, ela se declarou “extremamente grata por termos um presidente afro-americano”. A vitória de Obama, exultou, “foi um tremendo sinal que nós mandamos.” […]

O grande segredo da campanha de Obama

O trabalho comunitário foi determinante no êxito eleitoral de Barack Obama e seguramente influenciará todas as campanhas políticas daqui por diante. Esta é a primeira de uma série de lições que os especialistas em comunicação começam a inferir a partir dos resultados da votação do dia 4 de novembro.   A segunda grande lição mencionada […]

Os Obamas vão jantar juntos!

Pelo fecho de uma das matérias sobre Obama que apareceram na primeira página do New York Times da quinta-feira, 6/11, dá para sentir o que vem por aí. Diz assim: “A sua eleição ajudará a realizar um sonho familiar longamente acalentado: pelos próximos quatro anos, os Obamas vão finalmente jantar juntos.” Vai ser uma torrente […]

Mercados de previsão entram para valer na onda dos prognósticos eleitorais

Um novo sistema de previsão de acontecimentos baseado em princípios matemáticos e estatísticos entrou para valer na arena eleitoral norte-americana atraindo a atenção dos especialistas em política e pesquisadores da internet.   Trata-se do sistema dos mercados de previsão (prediction markets) que há anos vem sendo estudados por várias universidades não só nos Estados Unidos […]

O voto americano visto do Brasil

Na sua ampla cobertura da eleição nos Estados Unidos, a imprensa brasileira deu uma idéia de como funciona – se é que o verbo é esse – o processo de votação no país. É um processo essencialmente voter unfriendly – já não bastasse a eleição ser indireta, uma contrafação do proclamado princípio “um homem, um […]

Apoio maciço da imprensa a Obama levanta dúvidas nos Estados Unidos

A corrida da imprensa norte-americana em direção a Barack Obama deixou algumas perguntas no ar.  O candidato democrata teve duas vezes mais apoio entre jornais do que John McCain (234 contra 105), mas a preferência não parou aí.   Segundo um levantamento da organização Center for Media and Public Affaris (CMPA), as noticias transmitidas pelas […]

Redações devastadas buscam formas de sobreviver à crise dos jornais nos EUA 

As redações de jornais norte-americanos já não estão mais preocupadas com a nova onda de demissões, mas sim com o que poderá ser feito pelos profissionais que conseguirem manter o emprego. Desde meados de outubro mais 3.500 jornalistas e profissionais de quatro grandes jornais e revistas dos Estados Unidos perderam seus empregos numa crise que […]

Organizaciones periodisticas de la región andina firman declaración por la libertad de expresión/ Organizações jornalísticas da região andina aprovam declaração em defesa da liberdade de expressão

Entre el 24 y el 25 de octubre, en Quito, se llevó a cabo el I Encuentro Andino de Libertad de Prensa. La reunión tuvo como objetivo debatir la situación de libertad de prensa y expresión en países de la región. Así como también exponer las metodologías, líneas de trabajo, retos y posibilidades de colaborción […]

Votos, números e baionetas

Como é que se mede o desempenho dos partidos nas eleições para o governo de mais de 5.500 municípios? Pelo critério mais óbvio, o do total de vitórias, o PMDB levou a palma, ao fazer 1.203 prefeitos. O PSDB ficou em segundo lugar, com 786 municípios. E o PT em terceiro, com 559. O PMDB […]

Weblogs ocupam espaços na informação eleitoral às custas da imprensa

Os weblogs dedicados à questões político-eleitorais cresceram até 500% na audiência, passando a ocupar o terceiro lugar nas preferências dos norte-americanos, depois da televisão e chegando perto dos jornais. Os dados divulgados pela empresa Comscore representam um enorme salto em relação aos índices de setembro do ano passado. Alguns blogs como o Huffington Post produzido […]

As dívidas eleitorais da mídia

A imprensa passou no teste do segundo turno. O leitor interessado encontrou nos jornais da segunda-feira, ao lado dos números apurados e da cobertura do fecho da disputa em 30 dos 79 maiores municípios do país, algumas boas tentativas de ir além da superfície dos fatos. Jogou-se uma primeira luz sobre o que pode mudar […]

Três em cada quatro jornais norte-americanos apóiam Obama

O candidato presidencial democrata nas eleições do dia 4 de novembro já está eleito presidente dos Estados Unidos se depender dos votos dos quase 200 maiores jornais do país. A maioria obtida por Barack Obama é a maior da história norte-americana recente, pois nada menos que 134 jornais expressaram formalmente o seu apoio ao candidato […]

A pesquisa guia a notícia?

A crítica mais comum feita às pesquisas eleitorais – além da eterna desconfiança sobre a sua credibilidade – é a de que a sua divulgação, principalmente na reta final das eleições – influi nas urnas. Conforme o que indicarem os números das sondagens, o eleitor poderá trocar o candidato com quem se mais se identifica […]

O primeiro formador de opinião

O presidente Lula voltou a dizer no fim da semana que a era dos formadores de opinião no Brasil acabou em 2006, quando ele se reelegeu. As pessoas já não se deixariam levar pelo que os articulistas escrevem, disse o presidente. Parece mais complicado do que isso. Nas sociedades de massa, é impossível imaginar como […]

Completa três anos o primeiro sistema de certificação de qualidade jornalística na Web

Um dos grandes problemas da internet é separar o joio do trigo no meio da avalancha informativa gerada pelos 120 milhões de weblogs e pela multiplicação de páginas informativas com noticiário fornecido por empresas jornalísticas.   Os métodos tradicionais, baseados na certificação de qualidade informativa a partir do trabalho de profissionais qualificados começam enfrentar dificuldades […]

A vida secreta das campanhas

Na entrevista à jornalista Renata Lo Prete, da Folha, o responsável pela propaganda da candidata Marta Suplicy, João Santana, revela que as perguntas de caráter pessoal veiculadas domingo sobre o adversário Gilberto Kassab – “É casado? Tem filhos?” – faziam parte de um material de propaganda previamente testado e aprovado em pesquisas qualitativas. As “qualis”, […]

Onda de pessimismo se abate sobre a Web 2.0

A indústria da internet começou a sofrer os efeitos da crise no mercado financeiro mundial e a primeira conseqüência é a decisão dos investidores de risco de reduzir, e até congelar financiamentos para novos projetos na área da chamada Web 2.0, ou Web social.   Há uma semana, os principais capitalistas de risco da Califórnia […]