JORNALISTA DESAPARECIDO "Jornalista desaparecido", copyright Último Segundo (www.ultimosegundo.com.br), 24/08/02 "O chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Zaqueu Teixeira, afirmou que o jornalista Carlos Alberto de Carvalho, de 39 anos, não foi seqüestrado, como declarou em depoimento neste sábado na Delegacia de Homicídios. ?Esse crime não ocorreu (…). A polícia tem prova suficiente de […]
Edição: 187
DISSONÂNCIA COGNITIVA Gilson Caroni Filho (*) O presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, é homem de muita fortuna. Ao recorrer a um conceito oriundo da psicologia social para analisar a turbulência do mercado cometeu um equívoco teórico e, sem o querer, prestou inestimável colaboração aos que se dedicam a analisar as relações entre o campo […]
REVISTAS AMERICANAS Editoras de revistas americanas como Time, Playboy Enterprise, Martha Stewart Living Omnimedia e Reader’s Digest Association querem fazer crescer o mercado de assinaturas contínuas. O consumidor dos Estados Unidos está acostumado a usar o sistema com jornais e TV a cabo, mas alguns expertos da indústria editorial duvidam que ele pegue para revistas. […]
JORNALISMO EMPRESARIAL Aurélio Galvão (*) Numa entrevista hipotética, perguntado como faz para motivar os jogadores, o técnico da seleção pentacampeã de futebol, Luiz Felipe Scolari, responde: "Eles são naturalmente motivados; meu trabalho é mantê-los assim." Pensei nisso após uma conversa com um amigo advogado. Ele falava das perspectivas dos formandos de Direito numa das faculdades […]
MÍDIA GRATUITA "Publicidade de utilidade pública deveria ser gratuita, diz especialista", copyright Comunque-se, 26/08/02 "Esta semana, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) anunciou campanha junto a seus associados (90% dos jornais brasileiros): desconto de 50% no preço de tabela, a partir de setembro, para os anúncios publicitários do Governo Federal considerados de ?utilidade pública?. Essa […]
LIBERDADE DE EXPRESSÃO Vanderlei Dorneles (*) As mais recentes campanhas eleitorais se distinguiram pela exploração da esfera privada e da imagem moral. Esta não está sendo diferente. A exploração da moral tem feito a preferência do eleitor subir ou descer. É a moral que mais tem pesado na hora de decidir. O raciocínio que prevalece […]
LITERATURA O título promete reunir um conceito da era da internet (agregar conteúdo) com um meio antigo (a revista) a serviço de outro meio ainda mais antigo (livros). A revista Bookmarks ? que significa marcador de livros, mas também é lista de endereços favoritos do navegador Netscape ? pretende ajudar o leitor a escolher, entre […]
DEVER DE CASA Allan Novaes (*) A interferência do mercado no perfil editorial dos veículos jornalísticos causa tanta repulsa à maioria dos profissionais de imprensa quanto o prêmio de funcionário do ano de Rubens Barrichello irrita os fãs brasileiros da Fórmula 1 ou a entrada de Paulo Coelho na Academia Brasileira de Letras escandaliza literatos […]
CRÍTICA DIÁRIA "No ar", copyright Folha de S. Paulo "A imagem é deles ? 24/08/02 – A minha imagem é minha! Era Ciro Gomes, avançando contra o câmera do PT que gravou a presença dele, em ação de campanha, num prédio público do Ceará. A Globo reproduziu as imagens. É começar o horário eleitoral que […]
COBERTURA ELEITORAL Chico Bruno (*) Repórteres e analistas políticos da grande imprensa sempre informaram aos leitores que Tasso Jereissati continuava magoado por não ter sido escolhido o candidato a presidente do PSDB. Há muito discordávamos dessa tese. A nosso ver, a pré-candidatura de Tasso era uma grande jogada política: ele sempre foi o artífice da […]
SAYONARA, JAPÃO “Os americanos tendem a reparar nos outros países quando estes se tornam uma ameaça. O Japão virou história quando ameaçou nos engolir economicamente.” Agora que a Terra do Sol Nascente está passando por momentos de estagnação… “Ainda pode ser a segunda economia do mundo, mas está completamente esquecida”, sentencia Jim Sciutto, correspondente da ABC […]
DEVER DE CASA Diogo Cavalcanti (*) "Todo indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão", explode num grito o artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de dezembro de 1949. Nas décadas seguintes, a liberdade de expressão ganhou as asas da TV e do satélite, viajando na velocidade da luz, quase atingindo […]
URN@ ELETR?NIC@ Os resultados das sondagens realizadas pela Urn@ Eletrônic@ do Observatório da Imprensa. A urn@ do OI é renovada semanalmente. 25/12/02 Como classificar o desempenho da mídia brasileira em 2002? Respostas Votos Porcentagem Excelente 81 4,0% Bom 243 12,0% Satisfatório 687 34,1% Insuficiente 629 31,3% Péssimo 372 18,5% Total de votos: 2012 18/12/02 TV […]
ECOS DE 1989 Mônica Bergamo (*) Há várias formas de fazer mau jornalismo: editar um debate de forma a prejudicar um candidato à Presidência é uma delas. Colher a versão de uma única pessoa e publicá-la como verdade é outra.? Na semana passada, no Observatório da Imprensa e na revista CartaCapital, Juca Kfouri publicou [remissão […]
CUBA A edição 2002 do Festival de Hip Hop de Havana foi cenário para raras manifestações contra o regime político de Cuba. Os jovens presentes ? negros, em maioria ? vaiaram policiais e, durante a apresentação do rapper Papa Umbertico, foi estendida faixa no palco com os dizeres “denúncia social”. Explica Anthony Boadle, da Reuters […]
ELEIÇÕES 2002 "Ética bêbeda", copyright Folha de S. Paulo, 22/08/02 "O uso do jingle televisivo de uma cerveja para propaganda de um candidato à Presidência da República, substituído apenas o refrão ?Bavária, Bavária, Bavária? por ?trabalho, trabalho, trabalho?, é um desrespeito abusivo às instituições e insultuoso com o eleitorado. É improvável que José Serra tenha […]
Nota do OI: Os Ouvidores de jornais europeus Diário de Notícias, Jornal de Notícias, El País, La Vanguardia e Le Monde estão em férias. FOLHA DE S.PAULO "Mau gosto", copyright Folha de S.Paulo, 25/8/02 "A escolha inadequada de um verbo provocou na edição de Esporte da Folha de sexta-feira uma combinação no mínimo infeliz. A […]
ECOS DE 1989 Berto Oliveira (*) Faz parte do folclore mítico criado por algumas cabeças ditas pensantes, notadamente na imprensa, converter a Rede Globo no grande mágico de Oz da mídia brasileira, com um poder supremo muito além daquele que ela realmente reúne. Crêem tais cerebrinos que a superpoderosa manipula a todos a seu bel-prazer, […]
AFEGANISTÃO Cerca de dez meses após a queda do Talibã, a televisão afegã, antes banida, engatinha na tentativa de se recuperar. Na TV Candahar, vontade de voltar aos “dias de glória” dos anos 80 é o que não falta. O que falta é dinheiro. Não há financiadores para recuperar seu edifício crivado de balas ou […]
ELEIÇÕES 2002 "Recado de eleitora", copyright Diário de Pernambuco, 22/08/02 "Trabalha, candidato. É nobre o emprego que vou te arranjar: ser meu representante nas instâncias do poder – assembléias legislativas, Câmara, Senado, gabinetes de prefeito, governador e presidente. Pago-te regiamente para zelar por minha cidade, meu estado, meu país. Mesmo sabendo que poderás zelar pouco […]