‘O ombudsman e o leitor’ é o título da tese de mestrado, publicada em livro, do jornalista e professor da PUC-MG Jairo Faria Mendes. Em 2000, o pesquisador criou o sítio com mesmo nome para divulgar trabalhos acadêmicos – artigos, monografias, teses – a respeito do cargo de ouvidor do leitor. Além de muitos textos, […]
Edição: 221
Fundado em 1981, o Comitê de Proteção aos Jornalistas é uma entidade não-partidária sem fins lucrativos, criada para monitorar os abusos contra profissionais de mídia e promover a liberdade de imprensa. O CPJ atua divulgando os casos de censura e violência contra jornalistas, organizando protestos e alertando as empresas jornalísticas. O comitê também publica artigos […]
MÍDIA NO IRAQUE Marinilda Carvalho A luz está de volta a parte de Bagdá desde segunda-feira, dia 21, quando voltou a operar a termelétrica al-Doura, na periferia da capital, com capacidade para prover eletricidade a 6 milhões de consumidores. Mas as páginas na internet dos jornais iraquianos continuam fora do ar. Afinal, pelo menos 10 […]
TELETIPO O time de Fórmula 1 BMW Williams anunciou um novo patrocinador, que destoa das tradicionais companhias de cigarro: os carros de Ralph Schumacher e Juan Pablo Montoya passaram a estampar a marca NiQuitin CQ (terapia de reposição de nicotina), da GlaxoSmithkline. O patrocínio da empresa farmacêutica é um marco, observa Julia Day [Guardian, 15/4/03], […]
COBERTURA DE GUERRA “Antiamericanismo”, copyright Folha de S. Paulo, 16/04/03 “?Nessa onda antiamericana da mídia, Elio Gaspari e Nelson Ascher, colunistas dessa Folha, tentam mostrar um lado diferente da história, com a prudência e o equilíbrio necessários. Por isso respeitam a inteligência do leitor. Tomara que convençam os incautos.? Evandro Pelarin (Fernandópolis, SP) ?Repugnante a […]
O POVO "Idéia torta, história entortada", copyright O Povo, 20/4/03 "Quarta-feira passada, os assinantes do O Povo receberam encartados em seus exemplares panfletos da empresa Ilmar Doces & Salgados. O anúncio, de uma torta de chocolate, trazia o seguinte: ?Se toda imperatriz fosse gostosa como essa a escravidão não teria acabado?. Assim mesmo, faltando a […]
MÍDIA NO IRAQUE Uma semana após George W. Bush e Tony Blair prometerem aos iraquianos o fim do regime de Saddam Hussein, os moradores de Bagdá finalmente estão começando a receber a mensagem. O discurso de inauguração do novo canal de TV, chamado Nahwa al-Hurrieh ("Rumo à Liberdade"), foi ao ar quando quase toda a […]
O ECO E O OBJETO Jornalistas, de Vitor Sznejder, Editora Mauad, Rio, 2003; R$ 24; tel. (21) 2533.7422; e-mail <mauad@maud.com.br>; lançamento em 7 de maio na Livraria da Travessa, Rio O jornalista Vitor Sznejder mostra as faces dos jornalistas e aponta para as novas gerações os caminhos de alguns dos mais experientes profissionais da mídia […]
INTERNET “Inclusão.gov”, copyright O Globo, 22/04/03 “OK, também acho “inclusão digital” uma expressão estranha, mas é a que tem sido usada em referência à política, ou tentativa, de levar as benesses da tecnologia da informação à grande maioria dos povos. Nesta conversa rápida via e-mail, o ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, nos conta […]
THE WASHINGTON POST As organizações noticiosas não deveriam fazer de si mesmas notícias, mas com a divulgação dos prêmios Pulitzer, no começo de abril, foi impossível segurar a onda de celebração de cada conquista. Boa parte das redações fez questão de se lembrar de como trabalhar duro produz bom jornalismo e, de vez em quando, […]
DAY AFTER Luiz Sérgio Henriques (*) Basta abrir ao acaso qualquer jornal para encontrar motivos sérios de indignação contra a ocupação do Iraque pelos Estados Unidos. Crianças mutiladas, hospitais e museus depredados, uma regressão civilizatória aparentemente sem limites, sob o olhar complacente das tropas de ocupação, preocupadas apenas em defender poços de petróleo e os […]
PREFÁCIO Alberto Dines Desde o momento em que envolvi-me na empreitada de reeditar a coleção completa do Correio Braziliense esbarro freqüentemente num feixe de questões. A primeira: e se o nosso patriarca, Hipólito da Costa, de Londres nos remetesse a sua revista pela internet e não impressa em papel, teríamos condição de reeditá-la cerca de […]
BARRIGA / CNN “Site da CNN anuncia mortes de Fidel e Reagan”, copyright O Estado de S. Paulo, 18/04/03 “A rede de televisão americana CNN atribuiu ontem a um ?erro humano? o falso anúncio da morte de personalidades dos Estados Unidos e de outros países em seu site oficial. O perfil do ex-presidente americano Ronald […]
LA VANGUARDIA "Defendamos también la lectura", copyright La Vanguardia, 20/4/03 "El universo de los lectores de diarios se divide en dos grandes grupos si analizamos el hábito de por dónde inicia cada uno la lectura. Por una parte, están las personas que comienzan a leer por la primera página y continúan por las páginas siguientes […]
JORNALISTAS NO FRONT O repórter da CNN Brent Sadler e sua equipe de repente se encontraram sob fogo pesado em Tikrit, Iraque, no domingo, 13/4. A tropa armada que os acompanhava atirou de volta. Mais de 100 tiros foram trocados até que os repórteres saíssem do local a salvo. A imagem dramática foi transmitida diversas […]
RELAÇÕES PERIGOSAS Os elementos do jornalismo ? O que os jornalistas devem saber e o público exigir, de Bill Kovack e Tom Rosenstiel, 304 pp., Geração Editorial, São Paulo, 2003; R$ 29,00; URL: <www.geracaobooks.com.br>; e-mail: <geracao@geracaobooks.com.br>; tel. (11) 3872.0984 [do release da editora] O jornalismo está em crise. Quantos órgãos de imprensa conseguem sobreviver só […]
COLUNISMO “Colunas? Ai como doem!”, copyright Comunique-se (www.comunique-se.com.br), 20/04/03 “Sabe qual o segundo maior medo atávico de um assessor de imprensa? Nota errada em coluna de grande jornal (o primeiro é perder o cliente, o que pode muito bem decorrer do segundo temor). Não é sem razão este terror e basta ver esta nota, que […]
JORNAL DE NOTÍCIAS "Os ?media? pulsam ao ritmo das sociedades", copyright Jornal de Notícias, 19/4/03 "Se os jornalistas são mais intervenientes é porque os leitores exigem hoje mais do que informação Aquando da posse, nos Estados Unidos da América, do primeiro Provedor dos Leitores (John Hershenroeder, no ?Courier-Journal and Times?, de Louisville, no Kentucky). no […]
VIOLÊNCIA URBANA Muniz Sodré (*) Observar a imprensa obriga o comentarista a tomar a fonte emissora (jornal, rádio, TV) como objeto. Esta é a linha metodológica das chamadas "análises de emissor", quando se trata de apreender e criticar as latências e as falhas no discurso midiático. Às vezes, entretanto, é mais do que necessário adotar […]
ESTANTE [do release da editora] Show do Milhão, imaginário de Silvio Santos e do SBT, de Alexander Bernardes Goulart, Editora Universitária Champagnat <editora@rla13.pucpr.br>, Curitiba, 2003. Distribuição Vozes <vozes21@uol.com.br> Silvio Santos é o mais competente âncora da televisão brasileira. Os elevados índices de audiência que seus programas alcançam, seu carisma pessoal e o sucesso de seus […]