Wednesday, 08 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Edição: 389

Empresas ocidentais disputam mercado árabe

Organizações de mídia ocidentais disputam um lugar no mercado midiático do Oriente Médio. Financiada pelo governo, a emissora de rádio e televisão alemã Deutsche Welle começará a transmitir sua programação diária em árabe ainda em 2005. Da França, chegará até o fim do ano um canal de notícias 24 horas – ainda sem nome. A […]

Plínio Bortolotti

‘Se os moradores de Fortaleza dependessem apenas dos meios de comunicação para saber que a funcionária pública Célia Marilac de Oliveira foi assassinada pelo ex-marido dentro do shopping Benfica, no bairro do mesmo nome, ficariam sem a informação ou teriam dificuldade para obtê-la na sua integridade. Nenhum dos três jornais da cidade, incluindo este (nem […]

Rui Araújo

‘Espera-se que os jornalistas aprendam uns com os outros e, todos juntos, com os princípios formulados no Código Deontológico dos Jornalistas aprovado em 1993De acordo com o Livro de Estilo do PÚBLICO, ‘o casamento entre técnica e ética é um contrato essencial da vocação jornalística. A criatividade e o rigor técnico não são concebíveis sem […]

A necessidade do curso específico de Jornalismo

Após publicar neste Observatório o artigo ‘Uma visão a favor da obrigatoriedade’ [ver remissão abaixo], acho interessante salientar mais algumas questões sobre a necessidade do Curso de Jornalismo. Muitos dos que são contrários à obrigatoriedade do diploma argumentam que cursar uma faculdade específica para exercer a profissão é algo desnecessário. Há quem diga, inclusive, que […]

As focas amestradas e a sorella do Zidane

Se a Copa de 2006 fosse realizada numa piscina, as focas amestradas do Parreira seriam campeãs. O que mais se viu nos gramados, e ainda assim somente nos treinos, sem adversários por perto, foi o Ronaldinho colocar a bola no ombro, no pescoço, no colo, na coxa, colada ao pé e um sem-fim de malabarismos […]

Folha de S. Paulo

CAMPANHAKamila Fernandes Irmão de Ciro vai usar sócio de Duda na campanha ‘O candidato ao governo do Ceará Cid Gomes (PSB), irmão do ex-ministro da Integração Nacional Ciro Gomes, contratou como responsável por sua propaganda eleitoral o publicitário Eduardo de Matos Freiha, sócio de Duda Mendonça. Freiha é apontado como beneficiário de remessas ilegais feitas […]

Filme com tema gay escandaliza legisladores

Legisladores egípcios ficaram escandalizados com o filme The Yacoubian Building, que entrou em cartaz no país há um mês. Com temática gay, o longa poderia ser chamado de Brokeback Mountain do mundo árabe, já que mostra o romance entre um editor de um jornal de língua francesa e um policial no Cairo. Yacoubian Building foi […]

Estereótipos raciais na imprensa

A ombudsman do Washington Post, Deborah Howell, tratou do tema de estereótipos raciais em sua coluna de domingo [9/7/06]. Segundo ela, duas matérias publicadas no dia 4/7 sobre crianças negras geraram uma reclamação do leitor André Barnett. Um dos artigos, publicado na primeira página, era sobre Justin Jenifer, um prodígio no basquete de apenas 10 […]

Robert Solé

‘Dans le courrier des lecteurs, le plus significatif est parfois… l’absence de courrier. Il y a quelques années encore, le fait de consacrer plusieurs pages par jour à un grand événement sportif valait au Monde une pluie de protestations. Cela s’est estompé progressivement. Le football en particulier a acquis droit de cité. Pour le Mondial […]

Assessoria de imprensa privativa de jornalistas

O Projeto de Lei Complementar (PLC) 79/04, aprovado pelo Senado no dia 4 de julho, atualiza as funções exercidas por jornalistas, descritas no Decreto-Lei nº 972 de 1969, formaliza antiga polêmica entre os profissionais de comunicação do país: afinal, assessoria de imprensa é ou não função jornalística? Os argumentos são divergentes. Alguns alegam que sim, […]

Show de marcas e marketing

A Copa do Mundo de 2006 poderá vir a ser rememorada como a copa das marcas – e o demonstram a megaestrutura (midiática) do evento, palco não só das disputas esportivas, mas também (ou principalmente) dos patrocinadores (e seus símbolos-marca), bem como os recordes individuais (ver Cafu, Ronaldo etc.) entre outros, registrados minuciosamente, tão ao […]

O Estado de S. Paulo

ARGENTINAAriel Palacios Mídia: controle é feito por meio da verba de publicidade ‘Vários presidentes civis tiveram uma relação difícil com os jornais. Perón não hesitava em ameaçá-los com a redução das cotas de papel, mas mesmo assim diversas empresas resistiram. Menem preferia levar os jornalistas aos tribunais com acusações de calúnias. Mas nenhum deles conseguiu […]

Tempo de remodelação (e demissões) no FT

O britânico Financial Times está perto de completar uma remodelação em sua estrutura editorial. O objetivo é unir as redações da versão impressa e de internet, e esta junção pode levar à redução de alguns cargos. Hoje, o jornal conta com 500 funcionários editoriais. A reorganização teve início há dois anos com a construção de […]

Rui Araújo

‘Espera-se que os jornalistas aprendam uns com os outros e, todos juntos, com os princípios formulados no Código Deontológico dos Jornalistas aprovado em 1993De acordo com o Livro de Estilo do PÚBLICO, ‘o casamento entre técnica e ética é um contrato essencial da vocação jornalística. A criatividade e o rigor técnico não são concebíveis sem […]