Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 507

Tiago Dória Weblog

INTERNETTiago DóriaFrase da semana, 11/10‘‘O futuro é a internet, até como supridora de recursos, claro que no caixa um, com a identificação do doador, com as quantias e com os beneficiários’Presidente do TSE sobre o uso da internet como fonte de arrecadação de recursos para campanhas políticas. Estratégia adotada pelo Obama nos EUA.’  GEOINFORMAÇÃOTiago DóriaFirefox entra […]

Ernesto Rodrigues

‘(De olho no voto, 7, 8 e 9 de outubro) A decisão dos candidatos Gilberto Kassab e Marta Suplicy de voltar atrás e não participar do debate promovido pela TV Cultura e pelo jornal Estado de S. Paulo mostra que ambos, pelo menos neste gesto, não estiveram à altura da cobertura equilibrada, informativa e cidadã […]

A cobertura da eleição no Rio de Janeiro

É legítimo que, num regime democrático, meios de comunicação assumam suas preferências. Em diversos países, a definição fica explícita, seja da parte do veículo de informação, seja para o público-receptor. No Brasil, entretanto, a transparência ainda não vinga. Será atraso cultural? Será, da parte dos codificadores, o ‘gostinho’ pela manipulação? Será a disputa angustiada por […]

Nobel de economia ou do jornalismo econômico

Paul Krugman ganhou o prêmio Nobel de Economia por seus trabalhos no campo da geografia econômica, sistemas de comércio e globalização. Isto está dito no comunicado da Academia de Ciências da Suécia distribuído na segunda-feira (13/10). Mas parte substancial do prêmio cabe ao seu intenso trabalho como colunista e autor. Krugman é, sem dúvida, o […]

O BB completou mesmo 200 anos de existência?

Foi legítima a publicação em todos os grandes jornais de capas promocionais (pagas em última análise pelo contribuinte), em comemoração ao bicentenário do Banco do Brasil? Os jornais que publicaram a matéria paga fizeram algum tipo de investigação ou simplesmente alugaram sua página mais nobre para veicular um fato histórico recheado de dúvidas e reticências? […]

EUA ampliam plano de propaganda militar

O Departamento de Defesa dos EUA investirá até US$ 300 milhões, nos próximos três anos, para que empresas americanas privadas que atuam no Iraque produzam matérias jornalísticas, programas de entretenimento e publicidade para a mídia iraquiana. A idéia é ‘inspirar’ a população local a ‘se engajar’ nos objetivos dos EUA e do governo iraquiano. Quatro […]

Internet comemora aumento de tráfego

A crise financeira global gerou aumento considerável no tráfego de sítios especializados em notícias, análises e indicadores de economia e negócios. ‘Páginas de investimentos estão quentes, no momento, porque as pessoas querem saber o que está acontecendo com suas ações’, resume Mark Interrante, diretor do Yahoo Finance. ‘Nós ficamos impressionados com o tráfego. As pessoas […]

Joaquim Vieira

‘Uma notícia ‘órfã’ sobre a demissão de um dirigente do PCP (que afinal não é passado mas eventual futuro) volta a suscitar o problema das fontesAnunciou o PÚBLICO em 1ª pág. no dia 3, com notícia desenvolvida na pág. 10: ‘Agostinho Lopes deixa comissão política do PCP’ (no interior, o tempo verbal no título, a […]

No Executivo, rebeldes são temidos

A deputada Luciana Genro, filha do ministro Tarso Genro, foi expulsa do PT. Tempos depois, passou para o PSOL, partido que nas recentes eleições municipais recebeu votos de Frei Betto, ex-assessor especial do presidente Lula. O escritor e frade deixou o cargo há alguns anos e já escreveu dois livros sobre a experiência, desencantado com […]

A revista que virou panfleto

A revista Veja parece ter perdido definitivamente o rumo, talvez em função do vexame histórico na cobertura da crise financeira internacional. Afinal, não é todo dia que uma redação prepara uma capa espetacularmente incisiva, com Tio Sam de dedo em riste e a manchete garantindo ‘Eu salvei você’ (edição 2079, com data de 24/9/2008), para, […]

A mentalidade conspiratória no Brasil recente

Ao longo do primeiro mandato do presidente Lula, um argumento ganhou relevo dentro e fora do governo: o de que a comunicação pública deveria servir de contrapeso ou de antídoto contra as notícias ‘tendenciosas’ publicadas na chamada ‘grande mídia’, que promoviam uma investida partidária de oposição ao presidente e seus ministros. Diante disso, as emissoras […]

A imprensa prosélita

A falta de comprovação de resultados objetivos na prática religiosa leva aos seus defensores proporem vantagens que na verdade não existem. Nenhuma possui a coragem hoje em dia defender que a sua é melhor do que as outras. Ou que as outras não funcionam para melhorar a vida. Afinal, todas são farinhas do mesmo saco […]

Imagem de Jolie gera campanha involuntária

A edição de novembro da Mama Knows Breast. ‘Seios são usados para vender todo tipo de produtos, então vê-los usados da maneira concebida pela natureza só pode ser uma coisa boa’. Mas há quem tenha ressalvas. Segundo a psicoterapeuta Shannon Fox, do sítio

Folha de S. Paulo

CAMPANHARainier Bragon e Catia SeabraMarta aposta em Lula na volta à TV para reverter desvantagem ‘Assim como ocorreu no primeiro turno, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ser a principal estrela hoje da estréia do programa eleitoral de TV de Marta Suplicy (PT) nesta segunda etapa. Na gravação que fez na última sexta-feira, […]

Robert Solé

‘La Bourse de Paris a donc fini une semaine noire sur un plongeon. Dès lundi, les marchés s’effondraient, asphyxiés par la crise. Et celle-ci faisait tache d’huile sur le pétrole. Un krach ? ‘A tout le moins un trou d’air’, disait mardi le directeur général de l’OMC, Pascal Lamy. Il y a eu, selon lui, […]

TVs tentam anular efeitos do horário de verão

Leia abaixo a seleção de segunda-feira para a seção Entre Aspas. ************ Folha de S. Paulo Segunda-feira, 13 de outubro de 2008   TELEVISÃODaniel Castro TVs tentam neutralizar horário de verão ‘Globo, Record e SBT articularam um forte movimento para tentar, nesta semana, anular os efeitos do horário de verão na classificação indicativa. O próximo […]

O mito nas eleições

De acordo com uma de suas várias definições, mito é ‘a expressão de uma idéia, doutrina ou teoria filosófica sob forma imaginativa, onde a fantasia sugere e simboliza a verdade que se pretende transmitir’. Para Nietzsche, ‘o mito não encontra, de maneira nenhuma, adequada objetividade no discurso’. Isso porque difere da lógica, ou melhor, porque […]

Quem forma a opinião dos ‘formadores de opinião’?

A terceira edição da pesquisa Barômetro de Imprensa, divulgada na quinta-feira (9/10), traz alguns dados interessantes sobre os jornalistas brasileiros. Quinhentos e sessenta e três profissionais de mídia (320 de meios impressos, 111 de veículos online, 77 de TV e 55 de rádio) responderam ao questionário enviado por e-mail, em setembro, aos 39.772 listados no […]