Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Edição: 517

A longa história do marketing político

Oficialmente, o que hoje conhecemos como marketing político moderno teve início em 1952. Nesse ano, o general Dwight Eisenhower (1890-1969) contratou a agência publicitária BBDO para auxiliá-lo na campanha presidencial americana daquele ano. A principal função da BBDO era adaptar a linguagem de Eisenhower ao rádio e à televisão – afinal, a mídia eletrônica ganhava […]

Carta Capital

MÍDIA & POLÍTICAMino Carta Que diria Raymundo Faoro? ‘Que diria Raymundo Faoro desta hora brasileira? Dirijo a pergunta aos meus nostálgicos botões ao ser lançado pela Editora Globo um livro que reúne entrevistas do grande pensador. O momento da publicação não foi escolhido por acaso, estamos no fim do ano do cinqüentenário da primeira edição […]

Mara Gama

‘O site ‘Última Instância’ fez a matéria e o UOL está dando chamada, nesta quinta, 18 de dezembro, desde cerca de 18h40: ‘Presa há mais de 50 dias, pichadora da Bienal consegue liberdade’. Segundo a imagem anexada no texto da reportagem, o despacho é das 17h59m01.A julgar pelos horários registrados nos textos publicados pelos demais […]

Veja

MÍDIA & POLÍTICAExpedito Filho O guardião dos grampos ‘Há três meses, a Polícia Federal e o Ministério Público averiguam a participação clandestina da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na operação que investigou o banqueiro Daniel Dantas. Já existe consenso entre as duas instituições de que a ação dos espiões oficiais foi ilegal. O que as […]

Web 2.0 oxigena a comunicação e o marketing

Primeiramente, vamos compreender bem: comunicação não é marketing; é uma de suas ferramentas. Acredito no conceito genérico de que marketing é ‘fazer você comprar de mim’ e a comunicação, portanto, seria um elemento poderoso para se vender um produto, serviço, uma idéia ou mesmo um perfil. Uma vez que rapidamente diferenciamos marketing e comunicação, vamos […]

Mídia, pesquisa e conflito de interesses

O jornal O Estado de S. Paulo abordou na sexta-feira (18/11) um tema muito negligenciado pela imprensa brasileira, que é o conflito de interesses em pesquisas médicas. A reportagem ‘USP, Unifesp – investigam denúncia de conflito de interesses em um estudo sobre os efeitos do amianto sobre a saúde humana. Segundo a reportagem, as três […]

Terra Magazine

MÍDIA & MEMÓRIAPaulo Nassar Da vaga lembrança, 20/12 ‘Vivemos dentro de uma grande máquina de esquecimento. Nela, o hábito é produzir enlouquecida e velozmente informação, claro que nem sempre nova. Notícia efêmera, fugaz, que foge da interpretação e de uma possível geração de conhecimento, porque é informação que objetiva estimular e acelerar a produtividade e […]

Paulo Verlaine

‘Os 40 anos da decretação do Ato Institucional de número 5, transcorridos no último dia 13, tiveram pouco destaque no O POVO que, com freqüência, cobre muito bem essas efemérides. É a opinião do leitor, advogado e procurador federal aposentado Marcos Carvalho que, em conversa com este ombudsman, disse que sentiu falta de maior aprofundamento […]

Agência Carta Maior

MÍDIA & POLÍTICALaurindo Lalo Leal Filho Está na rede, 8/12 ‘A Rede TV afirma que sempre vai defender ‘a liberdade de expressão e o não cerceamento do jornalismo de informar os telespectadores’. Gostaria de saber onde há informação numa entrevista realizada com um seqüestrador em pleno ato criminoso. Não há palavras para descrever. Só vendo. […]

As coisas do Coiso

O Brasil meridional é um celeiro de padres. E alguns deles chegaram a altos graus da hierarquia da Igreja, como os cardeais gaúchos que combateram a ditadura militar: Dom Ivo Lorscheider, Dom Aloísio Lorscheider e Dom Cláudio Hummes. E como o fez, de forma mais contundente do que os citados, o catarinense Dom Paulo Evaristo […]

Ética no jornalismo

A regra de ouro do jornalismo deve ser a oitiva das partes não acreditando em nenhuma delas, pois jornalista não pode e nem deve tomar partido dos fatos. Quando uma notícia é divulgada de forma equivocada, por qualquer que seja a intenção, acaba arremessando toda a nobilíssima categoria jornalística ao crivo da opinião pública. A […]

A imprensa é parcial e etnocêntrica

A maioria dos grandes jornais brasileiros não aborda a questão indígena com imparcialidade. Certas abordagens em algumas matérias jornalísticas acabam resgatando elementos etnocêntricos cristalizados no imaginário de grande parte da população brasileira. A questão da terra indígena Raposa Serra do Sol e a forma como grande parte dos jornais publicaram matérias a respeito mostram como […]

Veja

MÍDIA & POLÍTICAExpedito Filho O guardião dos grampos ‘Há três meses, a Polícia Federal e o Ministério Público averiguam a participação clandestina da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na operação que investigou o banqueiro Daniel Dantas. Já existe consenso entre as duas instituições de que a ação dos espiões oficiais foi ilegal. O que as […]

Ernesto Rodrigues

‘Num tempo de balanços, considero oportuno apresentar, também, uma prestação de contas e um pequeno retrospecto dessa jornada de oito meses em que tentei, à luz dos estatutos da Fundação Padre Anchieta e dos termos do contrato que assinei com esta instituição(*), ser um intérprete e um defensor dos interesses do telespectador da TV Cultura. […]

Carlos Eduardo Lins da Silva

‘A Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completa 60 anos neste mês, ao mesmo tempo concede ao jornalismo prerrogativas e lhe impõe obrigações.O artigo 19 garante a todos ‘a liberdade de procurar, receber e transmitir informações e idéias’, o que previne em princípio a possibilidade do exercício de censura.Mas o artigo 12 afirma que ‘ninguém […]

Uma curta retrospectiva

Mais um ano em vias de encerramento e a regra, como de praxe, é posta em prática: a maioria dos veículos lança cadernos especiais, matérias e reportagens de retrospectiva dos momentos marcantes. O gesto, que não deixa de ser excelente recurso de pauta complementar (de aprovação pública garantida), é sempre um motivo para avaliar a […]

O avanço para trás

Alberto Dines, bom jornalista e estudioso da comunicação, refletindo sobre as sapatadas do jornalista iraquiano contra Bush, instituiu o sapato como meio e mensagem da comunicação e distribui merecidas sapatadas a meio mundo da política [ver ‘

Gazeta Mercantil

ENTÃO É NATAL…Deonísio da Silva Natal: isso é grego para mim ‘Os pais de Jesus viviam em Nazaré, mas ele nasceu em Belém, na Judéia, então uma província do Império Romano, entre os anos 4 e 6 a.C., por força de um erro de calendário perpetrado por Dionísio, que fixou no ano um o nascimento […]