Monday, 06 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Edição: 589

Escola não é para promover o consumo

Diversos países vêm implantando medidas para a restrição da propaganda infantil, como a Suécia, que baniu este tipo de propaganda em 2004. Estudiosos da área justificam tais restrições baseando-se em: 1) questões neurofisiológicas, pela menor capacidade de discernimento e julgamento em crianças abaixo de 12 anos; 2) questões de saúde, relacionadas ao aumento da prevalência […]

O valor da interactive experience

Você já pensou em organizar as suas viagens on-line, planejando reservas e passagens aéreas? E em se conectar com outros viajantes? Ou ainda, participar de uma rede de relacionamentos na internet na qual é possível criar grupos para fazer compras? E ainda: que tal utilizar um aplicativo para auxiliar na realização de todas as tarefas […]

Como desviar o debate

O anúncio do pacote de ajuda de até 750 bilhões de euros a países europeus sob risco, que fez disparar a Bolsa de Valores e derrubou a cotação do dólar, está nas primeiras páginas de toda a imprensa nas edições de terça-feira (11/5). Também aparece em destaque a declaração do ex-governador de São Paulo, José […]

Os legionários cambaleiam

‘Antes creíamos que el padre Maciel era un santo. Ahora muchos sabemos que era solo un delincuente que utilizó esa imagen de santidad para embaucar y delinquir impunemente toda la vida. Pero lo peor es que la actual cúpula del movimiento lo sabía. Lo ha dicho el Papa, y más claro no lo podía decir’. […]

Folha de S. Paulo

IMPRENSAAcesso a dados melhora mídia, diz especialista‘Para melhorar a qualidade do jornalismo e das políticas públicas no país, o Brasil precisa aprovar o projeto de lei de acesso à informação (em tramitação no Senado), avaliaram especialistas anteontem em debate na PUC-SP.Segundo Guilherme Canela, coordenador de comunicação e informação da Unesco no Brasil, ‘se há liberdade […]

José Queirós

‘Uma notícia pode ser criticada por várias razões. Por ser inexacta, por ser incompleta, por misturar factos com opiniões, por não ser actual ou relevante ou imparcial, por estar mal escrita, por não respeitar as normas éticas do jornalismo. A lista poderia continuar, e ao provedor de um diário como este, onde se procura estimular […]

Investimento na Copa deve ter retorno pequeno

A ESPN e a Univisión, emissoras detentoras dos direitos de transmissão nos EUA da próxima Copa do Mundo, que começa no dia 11/6 e segue até julho na África do Sul, afirmam que os lucros publicitários em torno do evento têm sido positivos. As duas decidiram investir pesado na produção, cobertura e marketing. ‘Vemos a […]

Mara Gama

‘O leitor Luiz ficou insatisfeito com as informações que o UOL ofereceu pela manhã sobre o anúncio feito pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), a respeito de plano de demolição do elevado Costa e Silva, o Minhocão.‘‘Kassab anuncia projeto para demolir minhocão’’. Uma baita manchete com quatro linhas de reportagem! Quase que a […]

Tá, mas e o jornalismo?

Sem um reconhecimento institucional, vive o jornalismo brasileiro como uma categoria desclassificada. Subjugado pela Justiça terceiro-mundista do país mensaleiro, o jornalismo se viu alvejado com a decisão retaliadora do Supremo, visando a enfraquecer e, de uma certa forma, enquadrar a profissão e seus profissionais, colocando-os no degrau de baixo, debaixo da chuva e do sereno.Nesta […]

O papel do jornalismo na era da inovação digital

O computador convergiu para uma única máquina: os sistemas de comunicação que até então detinham o poder da informação no Brasil e no mundo – materiais impressos (jornais, folhetins, revistas etc.), rádio e televisão –, tornando assim as redes de impressoras, os cabos telefônicos ou os satélites retransmissores meros complementos da nova mídia. A internet, […]

Imprensa e o marketing de campanha

Quando o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) vestiu, por sugestão de Duda Mendonça, o figurino do ‘Lulinha paz e amor’, a imprensa – a meu ver com razão – esforçou-se para denunciar a artificialidade da mudança. Afinal, após tantas eleições em que adotara uma retórica desafiadora e eventualmente agressiva, incluindo episódios de […]

A hora é agora

Oportuna, proveitosa e salutar é a discussão sobre a autorregulação da imprensa recentemente iniciada por Eugênio Bucci, a partir de uma proposta de Sidnei Basile, vice-presidente de Relações Institucionais da Editora Abril (ver ‘Se a imprensa quiser melhorar‘). A campanha eleitoral prestes a ser inaugurada formalmente será a primeira beneficiária desta discussão, mesmo que os […]

Folha de S. Paulo

CAMPANHATV estatal corta citações à petista feitas pelo presidente‘A iniciativa da TV estatal NBR é para evitar multas e acusações de favorecer a pré-candidata do PT. Lula já recebeu duas multas neste ano por propaganda eleitoral antecipada. No evento de Pernambuco, nas quatro vezes em que Lula citou Dilma, o nome foi abafado. Segundo a […]

Milagros Perez Oliva

‘Ciertamente no ha tenido que ser agradable para muchos católicos abrir el periódico estos últimos meses. Un día tras otro, la Iglesia aparecía como noticia de graves escándalos de pederastia y cuanto más se resistía el Papa y la jerarquía eclesial a reconocer el problema, mayor era la presión y mayor el escándalo. EL PAÍS […]

Forbes divulga lista de programas mais lucrativos

O fenômeno pop Glee ficou no 45º lugar do ranking de receita publicitária na TV dos EUA organizado pela revista Forbes. A série, que mistura musical com comédia e drama em uma escola americana em que tudo é colorido ao extremo, é sucesso absoluto no país, mas sua receita publicitária – de 1,4 milhão de […]

Quando a liberdade de expressão é contra a liberdade de imprensa

O dia 3 de maio é caracterizado pela comemoração mundial da liberdade de imprensa. Nesta festiva data, nada melhor do que por em reflexão alguns dos pontos mais cruciais acerca deste tema, como a própria liberdade de imprensa e, por que não, a liberdade de expressão.Muitos de nossos vizinhos latinos estão enfrentando verdadeiros governos totalitaristas […]

Caixa postal cheia (ao mesmo tempo, vazia)

Desde o início do ano, vejo aumentar em minha caixa postal de correio eletrônico a quantidade de mensagens de cunho político.Não gosto das mensagens apelativas, insistentes, em sua grande maioria inúteis, que recebo constantemente, inclusive de alguns de meus contatos. São os chamados spams, o que poderia ser uma espécie de acrônimo para ‘superficiais, perturbadores, […]

Primeiro ensaio

A maior parte da mídia brasileira registrou e analisou a primeira exposição conjunta dos três candidatos à Presidência da República com maior pontuação nas pesquisas, no encontro promovido pela Associação dos Municípios Mineiros, em Belo Horizonte. Foi um ensaio interessante, não apenas para os candidatos, mas para observar a própria mídia e como ela se […]