Wednesday, 01 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 592

Participação real ou espetáculo?

O aumento da oferta de redes virtuais talvez possa ser explicado não só pela onipresença e democratização das TICs, como também pelo aprofundamento da desmobilização social que se percebe a cada dia: conhecemos pessoas no mundo todo e, muitas vezes, pouco ou nada do nosso vizinho ou do local em que vivemos.Hoje, o ambiente virtual […]

A longa jornada pelas rádios e TVs cidadãs

Sistemas públicos de radiodifusão existem por todo o mundo, mas circunstâncias históricas próprias da formação histórica e cultural brasileiras quase têm impedido que o público brasileiro tenha acesso a uma programação audiovisual não-mercadológica, de qualidade e seguindo padrões éticos, ou seja, respeitando o decoro para com a pessoa humana, especialmente da criança e do jovem. […]

Paulo Rogério

‘‘Que a importância esteja no teu olhar, não naquilo que olhas.’ André Gide, escritor francês. A violência está tão grande em Fortaleza que assassinatos durante roubos acabam virando banalidade no noticiário. Este pelo menos foi o tratamento dado ao assalto que vitimou o italiano Giuseppe Paparone, morto com um tiro, em pleno coração da avenida […]

Reflexões de um filósofo propositivo

No rádio, na televisão, nos artigos que assina ou em conferências que ministra dentro e fora do Brasil, o paranaense Mario Sergio Cortella consegue um extraordinário feito. Com suas provocações filosóficas, sempre propositivas, envolve platéias de todas as idades num exercício que só os autênticos filósofos sabem partilhar: o de fazer pensar, com razão e […]

Um tiro no foot

O Brasil envereda a cada dia por um caminho perigoso e de perda do controle moral. O fato mais novo é a Seleção Brasileira de futebol patrocinada por bebida alcoólica. E o pior: tendo o técnico e jogadores como garotos-propaganda. Podem até alegar que se trata de propaganda permitida por lei. Mas porque é permitido […]

Para quem estamos falando?

Participei do IV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, de 20 a 22/5, em Porto Alegre, que debatia a comunicação pública. O tema é relevante e a discussão sobre ele deve necessariamente envolver diversos setores da sociedade, para que possamos implementar meios públicos de comunicação que efetivamente reflitam as necessidades dos brasileiros, […]

Suzana Singer

‘Muita gente que passou dos 40 anos pode agora deixar os óculos de lado na hora de ler a Folha. No sábado, consegue escolher um filme no roteiro da Ilustrada sem sujar o nariz de tinta. Os ganhos vieram do aumento, de 12%, no tamanho das letras -o pulo do gato do novo projeto gráfico. […]

Aplicativo do Times não permite acesso a site

Em sua batalha contra o conteúdo gratuito na internet, Rupert Murdoch, dono do grupo de mídia News Corp, usa todas as armas possíveis. O magnata já anunciou a cobrança dos sites notíciosos de sua empresa, implicou com os agregadores de notícias online e, agora, partiu para a cobrança dupla. O jornal britânico Times, da News […]

Paulo Machado

‘Há alguns anos o jornalista Marcos Rolin (*) escreveu ‘O necessário e o essencial’. Um texto curto que reproduzimos aqui em nossa coluna para darmos uma dimensão da importância do assunto que trataremos a seguir.‘O necessário e o essencialO Carnaval, por certo, não é necessário. Mas, para muitas pessoas, ele é essencial. Essa constatação me […]

Atentado contra o exercício do jornalismo

Nem nos primórdios do judiciário ocidental, na Grécia e Roma antigas, nem nos despachos napoleônicos da França em sangue nem na ilha comunista de Fidel se produziu sentença tão injusta, descabida, desgraçada e falha quanto a prolatada pela Justiça de Itaporanga, Paraíba, no dia 29 de maio de 2009 em desfavor do jornal Folha do […]

Propaganda travestida de jornalismo

O Jornal Nacional, da TV Globo, veicula reportagens sobre os 23 convocados do Brasil para a Copa do Mundo de futebol. Com músicas emotivas, entrevistas chorosas e sem contestação, os vídeos são instrumentos publicitários no espaço jornalístico para incentivar o telespectador a assistir à Copa pela própria Globo. O JN não informa se o jogador […]

Projetos relacionados a propostas tramitam no Congresso

Um estudo feito pelo deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE) mostra que cerca de 35% das 641 propostas aprovadas na 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) implicam alguma forma de ação legislativa no Congresso Nacional. Além disso, o relatório informa que, deste percentual, que representa 222 propostas, dois terços (148) já são motivo de alguma ação, […]

Mara Gama

‘O leitor Luis questionou o UOL sobre o resultado da pesquisa eleitoral do instituto Vox Populi. Em mensagem enviada no último dia 16 de maio, Luis perguntou: ‘Segundo o Instituto Vox Populi, a candidata Dilma (Rousseff) passou a frente do candidato Serra. Esta não é uma notícia importante? Por que não está na capa do […]

Biógrafo se muda para casa vizinha

Um dos conceitos do jornalismo literário é que o autor passe o maior tempo possível próximo ao tema de sua obra. Joe McGinniss, que escreve um livro sobre a ex-governadora do Alaska e ex-vice-candidata presidencial Sarah Palin, decidiu seguir a ideia ao pé da letra: mudou-se para uma casa vizinha a de Sarah. A política […]

Informalidade e padrão de qualidade

Quando o consagrado pianista de jazz Hank Jones morreu aos 91 anos, em 16/5, o repórter do New York Times Corey Kilgannon, vizinho do músico, ligou para Manny Ramirez, dono do apartamento onde ele morava, para dar os pêsames. Ramirez lhe disse que estava empacotando os bens de Jones para enviar à família e perguntou […]

Publicidade funciona com público jovem

Dados da Pesquisa Especial sobre Tabagismo (PETab) revelaram que jovens estão conscientes quanto aos malefícios do cigarro e o avanço pode estar relacionado a propagandas antitabaco institucionais. Em seminário da Associação Brasileira de Estudos o Álcool e Drogas (Abead), Valéria Cunha, do Instituto Nacional do Câncer, mostrou que 96% dos jovens entrevistados (15 a 24 […]

Congresso põe presidente numa sinuca

Novas bondades já aprovadas ou em discussão no Congresso Nacional poderão custar R$ 50 bilhões anuais ao Tesouro público, isto é, ao pagador de impostos. A informação foi publicada pelo Globo no último domingo de maio (29). A reportagem foi mais uma tentativa de consolidar as peraltices financeiras praticadas por deputados e senadores em ano […]