Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 604

Jornalismo com merchandising

Pela primeira vez o telejornal de maior audiência do país, o Jornal Nacional, servirá de espaço para a realização de merchandising. Estreou na segunda-feira (23/8) o ‘JN no ar’, projeto de cobertura especial pré-eleições que terá a marca do banco Bradesco. Mas a exibição do merchandising já começou. Em 5 de agosto, a Rede Globo […]

Um futuro preocupante

A imprensa dá conta de que o ex-governador paulista Paulo Maluf teve sua candidatura a deputado federal vetada pela Justiça Eleitoral, com base na Lei da Ficha Limpa. Maluf avisa que continua em campanha, certo de que no final seguirá impune. Da mesma forma, ficamos sabendo que o ex-governador do Rio Anthony Garotinho, igualmente condenado […]

As exigências da nova era

Eu vou dispensar a nominata, ter que citar nominalmente aqui cada uma das pessoas presentes, para ganhar um pouco de tempo. Mas, queria dizer que hoje é um dia especial e que deve ser guardado de forma especial por todos vocês e por quem está em casa, também, assistindo à TVT. Quando, em 1978, [19]79, […]

Folha de S. Paulo

ELEIÇÕES 2010Mauro Paulino e Alessandro Janoni Palco da TV explica disparada de DilmaEm um mês, o cenário da disputa pela Presidência da República sofreu alterações importantes. Estável desde maio, com o empate entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), o quadro passou a apontar nova tendência há uma semana.A ex-ministra de Lula disparou na […]

Abusos da imprensa

Em hora oportuna a Associação Nacional dos Jornais anunciou a criação de um mecanismo de autorregulamentação. De acordo com a presidente da ANJ, Judith Brito, reeleita na sexta-feira, a entidade organizará até o final do ano um conselho autônomo, destinado a examinar queixas contra periódicos afiliados e impor eventuais sanções.Nestes 25 anos de democracia, tem […]

Tiago Dória

TELONATiago DóriaFilme sobre a criação do GoogleParece que histórias e personagens do Vale do Silício estão voltando a interessar Hollywood.Faz sentido, algumas empresas da região estão se tornando importantes marcas.Uma vez mais, voltaram os rumores de que a Google será tema de um filme. Eles chegam na mesma época em que um filme sobre o […]

O Estado de S. Paulo

ELEIÇÕES 2010Bruno Tavares e Ivan Fávero Audiência cai no início do horário eleitoralA audiência televisiva despencou na capital e grande São Paulo após os primeiros minutos do horário político. Levantamento feito pelo Estado com base na medição minuto a minuto do Ibope da Rede Globo, entre 20h30 e 21h20 de terça e quinta-feira, indica que […]

Suzana Singer

‘A pesquisa Datafolha divulgada ontem, dando 17 pontos de vantagem para Dilma Rousseff, parece ter antecipado o fim de uma história -um conto de fadas para os petistas, uma narrativa de terror para os tucanos. Mas faltam 42 dias de campanha e nesse tempo ainda há muito o que fazer em jornalismo.Até agora, a cobertura […]

Quem pode e quem não pode

Não faz muito tempo, não: um dia, Joelmir Beting informou às Organizações Globo que decidira aceitar convite do Bradesco para participar de uma campanha publicitária. A Globo não concordou, Joelmir insistiu, e o antigo contrato de ambos foi rescindido, tanto na TV como no jornal. Como disse o comunicado interno de O Globo, a aceitação […]

A aposta da mídia

A mídia parece apostar na própria mídia nestas eleições – e o reflexo disso já aparece na imprensa e nos noticiários (e neste próprio Observatório) – sendo o principal palco o televisivo, a grande arena onde os candidatos à presidência e aos governos estaduais jogam todas as cartas, do marketing à tarimba política, com o […]

Por que os jornalistas estão adoecendo mais

O psicólogo, professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Heloani, conseguiu levantar um perfil devastador sobre como vivem os jornalistas e por que adoecem. O trabalho ouviu dezenas de profissionais de São Paulo e Rio de Janeiro, a partir do método de pesquisa quantitativo e qualitativo, envolvendo profissionais de rádio, TV, impresso e assessorias […]

Acabou o PIG ou a mídia ficou boazinha?

O acrônimo sumiu: o Partido da Imprensa Golpista, PIG, criado entre o primeiro e segundo turno das eleições de 2006 por uma ala de críticos da imprensa, foi mencionado no comecinho da presente temporada eleitoral e, de repente, desativado. É uma boa notícia, qualquer que seja o ângulo de observação. Pode ser encarada como um […]

O Estado de S. Paulo

ELEIÇÕES 2010Julia Duailibi, Ana Paula Scinocca, Liege Albuquerque e Anne Warth Serra defende uso da imagem de Lula no seu programa no horário eleitoralO candidato do PSDB à Presidência, José Serra, defendeu ontem a exibição de imagens suas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no horário eleitoral gratuito. ‘Não sei por que estão […]

Paulo Rogério

‘‘‘Quando o jornalista não tem fatos, deve apelar para a criatividade’’ Uma página com duas manchetes e uma edição que misturou a obediência ao Estatuto do Torcedor com crime de roubo, posse ilegal de armas e tráfico de drogas. Assim foi a capa do caderno Gol de segunda-feira (16) no segundo dia de cobertura de […]

Há espaço para a ética de convicção no jornalismo?

O sociólogo alemão Max Weber (1910) foi o precursor do que hoje conhecemos como Sociologia da Imprensa, uma corrente de estudos científicos com enfoque sociológico sobre temas diversos referentes à imprensa. A proposta de Weber consiste em empreender esforços para uma compreensão mais aprofundada não apenas sobre empresas ou produtos jornalísticos, mas também sobre os […]

A imprensa de oposição ao Brasil

É impressionante o desespero da imprensa paulista/carioca ante a queda nas pesquisas do seu presidenciável. A crise da mídia é tamanha, que a presidente da Associação Nacional dos Jornais e executiva da Folha de S.Paulo, Maria Judith Brito assumiu: ‘Obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que […]

Longo e árduo caminho de O Autarca

Segunda-feira, 16 de Agosto de 2010, o editor Falume Chabane (no) ‘Início de Nova Etapa’:(…) O Autarca (…) tornou-se no primeiro jornal privado (1998) a surgir no mercado na Cidade da Beira, depois do Diário de Moçambique, (…) nessa altura estatal. (O Autarca)… lançou a sua edição zero no Dia 10 de Junho de 1998, […]