Saturday, 27 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 643

Sobre o argumento do “nada a esconder”

Quando o governo reúne ou analisa informações pessoais, muitos mostram-se despreocupados e dizem não ter nada a esconder. O argumento “nada a esconder” permeia o debate sobre privacidade. O especialista em segurança de dados Bruce Schneiers acredita que se trata da réplica mais comum contra defensores da privacidade – não apenas nos EUA, mas também […]

Paulo Rogério

“'Jornalistas trabalham para que as perguntas que todo cidadão tem o direito de fazer sejam respondidas.' Eugenio Bucci, jornalista e professor Um mês entre o final das investigações e a prisão de 10 homens. O que explicaria toda essa demora? Falta de policiais? Lentidão da Justiça? Fuga dos suspeitos? Nada disso. A justificativa da Polícia […]

A omertà da imprensa francesa

Por que os jornalistas franceses se calaram tanto tempo? A imprensa deve publicar tudo o que os jornalistas sabem sobre a vida privada dos políticos? Onde termina a vida privada e onde começa a vida pública? Por que a imprensa francesa nunca comentou as histórias de donjuanismo de Dominique Strauss-Kahn, o ex-diretor-gerente do Fundo Monetário […]

Iguais diante da lei

“Se le ha arrastrado deliberadamente como a un camello vendedor de droga, con la diferencia de que al camello nadie le conoce y a él le conoce todo el mundo. Es una destrucción deliberada.” Así se expresaba el exministro francés de Justicia Jack Langal contemplar las imágenes – repetidas hasta la saciedad en la televisión […]

MiniCom criará mesa de diálogo

O Ministério das Comunicações pretende criar uma “mesa de diálogo” com a sociedade para discutir temas do anteprojeto de regulamentação das comunicações no país. A informação foi dada na sexta-feira (20/5) pelo assessor executivo da pasta, James Görgen. Ele explicou que a ideia é colher sugestões de movimentos sociais e do setor privado para a […]

Jogador que processou Twitter enfrenta poder da rede social

O que começou como uma fofoca sobre um affair entre um jogador famoso e uma participante de reality show, no Reino Unido, rapidamente tornou-se uma análise sobre como são os direitos à privacidade e à liberdade de expressão online. Depois de obter uma determinação da corte proibindo a mídia de escrever sobre seu suposto affair […]

Vida pública, religiosidade e mídia

“A guerra é contra o terror, e não contra o islamismo.” (Barack Obama, ao anunciar a morte de Osama bin Laden, chefe da al-Qaida, em 01/05/2011) Padres, líderes evangélicos, rabinos, clérigos muçulmanos e guias espirituais das numerosas crenças e seitas existentes são os representantes naturais das incontáveis comunidades religiosas, maiores ou menores, instaladas em mais […]

Empresas seguem passos de quem ‘curte’ na web

Os internautas clicam nos botões “Curtir”, do Facebook Inc., e “Tweet”, do Twitter Inc., para compartilhar conteúdo com os amigos. Mas essas ferramentas também permitem que esses sites coletem dados sobre outros sites que as pessoas visitam. Os chamados widgets de mídia social, que aparecem acima de notícias ou ao lado de produtos em sites […]

TV americana propõe interação com anunciantes

Além da audiência, as mídias sociais tornaram-se parte importante na negociação de anúncios, noticiam Brian Stelter e Bill Carter [The New York Times, 18/5/11]. A rede CW – de propriedade da Time Warner e da CBS –, por exemplo, garantiu que anunciantes podem fazer parte da interação com os telespectadores. Seus executivos anunciaram duas iniciativas […]

O quanto revelar sobre o grupo que matou Osama

Após a leitura de duas matérias seguintes ao assassinato de Osama bin Laden no Paquistão, muitos leitores chegaram à seguinte conclusão: o Washington Post está tentando revelar a identidades dos seis membros do comando de elite da Marinha dos EUA que mataram o terrorista, o que seria um furo sensacional, mas também poderia colocar em […]

Jornalismo em tempo de crise

Quem tem medo de crise? O espectro da crise ronda o universo jornalístico desde que ingressei na profissão, há 52 anos. Naquele tempo, vivenciávamos a crise política da guerra fria, com a ameaça soviética de lançar mísseis sobre o território norte-americano, a partir de bases nucleares instaladas em Cuba, numa conjuntura marcada pela revolução tecnológica […]

Mais jornalismo, por favor

Na sexta-feira(20/05), o Jornal da Cultura novamente adotou um viés claramente sionista. Após noticiar o encontro entre Obama e Netaniahu, um dos especialistas do JC disse que as pessoas precisam compreender a posição de Israel. Segundo ele, Israel está cercado de inimigos e não tem motivos para confiar no mundo. E os palestinos? Que motivos […]

Governo aceita dialogar sobre marco das comunicações

O governo vai criar uma “mesa de diálogo” com representantes de movimentos sociais e de entidades empresariais de comunicação para discutir questões relativas ao setor no Brasil, anunciou hoje o assessor da secretaria-executiva do Ministério das Comunicações James Görgen. Segundo ele, a proposta foi apresentada por entidades ligadas ao Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação […]

New York Times “humaniza” atualização de Twitter por uma semana

O The New York Times desligou a atualização automática da sua principal conta do Twitter esta semana, em uma experiência para determinar se uma interatividade humana é mais eficiente com os usuários. As editoras de mídias sociais Liz Heron e Lexi Mainland estão se revezando para administrar a conta @nytimes durante o horário comercial, escolhendo […]

A importância das redes sociais no jornalismo

Alguns grandes portais jornalísticos na internet já demonstram um maior interesse profissional e estratégico pelas redes sociais, porém isso ainda é algo raro de se ver. Quando trazemos o tema redes sociais e jornalismo para o palco central, não se deve discutir, necessariamente, somente o uso dessas ferramentas como modo de divulgação e ação, mas […]

Post lança programa de cursos onlines com jornalistas

O The Washington Post lançou um novo programa online – chamado Post MasterClass – com cursos sobre conteúdo digital, vinhos, espionagem, fotografia, economia e a China moderna, noticia Tierney Plumb [Washington Business Journal, 18/5/11]. O Post MasterClass foi desenvolvido por editores e escritores e usa ferramentas de ensino como mapas interativos, simulações e vídeos. Os […]

José Queirós

“1. A desvalorização das sondagens sobre intenções de voto é comum, por razões compreensíveis, no discurso político oficial. Mas isso não as torna menos úteis como instrumentos de conhecimento e reflexão para o conjunto dos eleitores nos períodos que precedem a chamada às urnas. Ponto é que as suas limitações sejam claramente assumidas pelos órgãos […]

Pimenta e a imprensa anti-investigativa

A prisão do ex-diretor de redação do jornal O Estado de S.Paulo, Antonio Pimenta Neves, expos tanto a morosidade do sistema judiciário nacional, as pressões populares e da categoria dos jornalistas por uma solução para a questão, como a ausência do vigor investigativo da imprensa quando o assunto envolve seus pares. É de conhecimento geral […]

A mídia como serviço público

O Rio assistiu ao anúncio de que seus vereadores abriram mão de ter carros oficiais, privilégio que os dias de hoje não comportam mais. Só que isto não aconteceu por pressão dos eleitores ou de atos públicos. A mídia caiu de pau e aos poucos houve um recuo que levou a isso. Por outro lado, […]