Monday, 29 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 647

A realidade em transe

A sociedade brasileira vive seu momento crucial que poderá ou não definir a identidade política do país e fixar novos paradigmas sociais, uma espécie de itens avaliadores do seu futuro. E qual será o papel da imprensas nesse processo? Fundamental, se exercido com competência, denodo e persistência. Em raras ocasiões esse aspecto da formação histórica […]

Senado renova concessões de rádios de políticos

Na reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realizada na quarta-feira (15/6), os senadores aprovaram por unanimidade a renovação das concessões de radiodifusão de empresas do senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA) e do deputado federal José Rocha (PR-BA). O senador Lobão Filho, segundo dados do Ministério das Comunicações (Minicom), é um […]

A “hamsterização” do jornalismo multimídia

Artigo publicado na semana passada na Wired fala sobre a “hamsterização” do jornalismo americano. Trata-se do jornalismo multimídia e multitarefas – cada vez mais comum – que exige que um repórter de jornal se desdobre para, além de escrever suas matérias no papel, blogar, videoblogar, postar no Facebook, fazer podcasting, publicar fotos na internet e […]

Suzana Singer

“‘A gravata na Cracolândia.’ Esse era o título que acompanhava a sequência de fotos que mostrava, na capa da Folha de terça-feira, um homem na rua comprando, preparando e fumando o que parecia ser um cachimbo de crack. As imagens mostravam claramente o seu rosto -não as reproduzo aqui, desfocando a face, porque, por telefone, […]

Relato de uma experiência, 40 anos depois

Em 1971, há 40 anos, o então Departamento de Comunicação (COM) da Universidade de Brasília (UnB) participava de uma inédita e ousada experiência acadêmica: através de convênio assinado entre a UnB e a Secretaria de Finanças do governo do Distrito Federal (GDF), professores e alunos de Comunicação planejaram, criaram, produziram e veicularam “profissionalmente” uma polêmica […]

De quem é a credibilidade?

Muito se fala sobre credibilidade desse ou daquele veículo de comunicação, mas pouco se diz de quem é essa credibilidade mesmo. Nem mesmo os jornalistas se dão conta da força e do peso que dão aos veículos. Sempre pensei que difundir notícias é um privilégio e uma responsabilidade e vi essa ideia cristalizada no filme […]

Economia, política ou esporte?

Boa parte do material econômico e político mais quente – e com frequência mais escandaloso – tem sido proporcionado pela cobertura do Congresso Nacional. Numa semana a Veja mostrou como a Medida Provisória 517, conhecida como Frankenstein, permitiu a banqueiros quebrados entregar papéis podres para quitar débitos com a União. Na semana seguinte a Folha de […]

Anúncio de marca inglesa acusado de racismo

A marca de chocolates britânica Cadbury se envolveu em uma controvérsia com a modelo veterana Naomi Campbell depois que ela foi comparada a uma barra de chocolate em um anúncio. Naomi, que é negra, disse ter ficado chocada com o anúncio do chocolate ao leite Bliss, que dizia “Pode sair, Naomi. Há uma nova diva […]

Paulo Machado

“Depois de algum tempo em que os leitores vinham solicitando que a Agência Brasil incluísse a cobertura jornalística da cultura entre seus principais assuntos floresceu a requerida editoria. Trás à baila um debate curioso sobre viola, violeiros, musica de raiz, tronco de esperança, folhas de identidade e frutos de discórdia. Nessa vereda os galhos ficam […]

A banda mais bonita da universidade

Na última semana, o curso deComunicação em Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi destaque na discussão – ainda recente – a respeito da precariedade das universidades públicas, tanto nas mídias locais quanto nas nacionais. Um vídeo-protesto postado na terça-feira (7/6) no YouTube pelos alunos e intitulado Construção. A banda mais bonita da […]

Não há “plano B” no Rio de Janeiro

Pobre Rio, não bastassem suas mazelas, mais de meio século de incúria administrativa, uma oportunidade única de se reinventar sendo jogada no ralo, ainda conta com um grupo midiático que insiste em apresentar um Rio desfocado da realidade vivida por seus moradores. Os jornalistas que vivem no “Rio midiático” e sofrem no mundo real, sabem […]

Alguém como nós na Cracolândia

A edição da Folha de S.Paulo de terça-feira (14/6) provocou uma enxurrada de protestos de leitores, chocados com a exposição pública de um homem de meia idade, grisalho, de terno e gravata, na região da Cracolândia, no centro de São Paulo. A sequência de quatro fotos, que ocupava exclusivamente a capa do jornal, mostrava-o comprando […]

Internet abriga debate sobre tabus sociais

Quando Manal al-Sharif postou um vídeo dela própria dirigindo seu carro em Al Khobar, na Arábia Saudita, e fazendo um apelo por um protesto coletivo para que fosse abolida a lei que proíbe que mulheres dirijam no país, obteve uma dura resposta do governo: nove dias na prisão. No entanto, ao contrário do que ocorreria […]

Paulo Rogério

“‘A mensagem transmitida pelo título deve ser captada com naturalidade pelo leitor’ Edmund Arnold, jornalista e designer ‘A terra do Padim Ciço beliscando o centenário’, ‘Nem pássaro, nem avião: é o novo trem do Metrofor’ e ‘Leão do Pici vai a Beberibe a trabalho, não a passeio’. O que esses títulos têm em comum? Criatividade? […]

Métodos de persuasão e a valorização do ter

A tarefa de relacionar jornalismo e ideologia há algum tempo seria difícil, mas hoje, fazendo a junção de disciplinas que acabam por se cruzar, como, por exemplo, Comunicação e Linguagem, Jornalismo Comunitário, Redação jornalística, Teoria da Comunicação, Sociologia, Realidade Brasileira e Filosofia, começa se abrir um leque de possibilidades, pois jornalismo e ideologia estão presentes […]

Acervo recuperado e digitalizado

O Brasil enfrenta a ditadura militar. A população reivindica o fim do governo opressor, o fim da censura e a volta das liberdades civis. É nesse contexto que nasce o jornal Nosso Tempo. A primeira edição do semanário circula em 3 de dezembro de 1980, com uma corajosa capa denunciando a tortura em órgãos de […]

O jornalismo, o lobo, os cordeiros

Vamos falar de uma fábula. De uma terrível história de ficção, daquelas em que a bruxa vence o camponês e a onça vence o macaco. Esta já é, infelizmente, uma história antiga, quase tão repisada quanto os contos de Esopo. E nada indica que terá um final feliz. Antes, porém, pergunto: ainda vale observar o […]

“Me adicione”

Uma pesquisa da companhia de medições na internet ComScore concluiu o que a maioria dos internautas já deve ter percebido: é cada vez maior o tempo gasto nas redes sociais. Segundo o relatório, de cada seis minutos gastos online pelos americanos, pelo menos um é usado em alguma rede social. Em 2007, esta proporção era […]

Ainda sobre os e-mails de Sarah Palin

Quem leu a coluna passada do ombudsman do Washington Post, Patrick Pexton, pode ter pensado que o jornal organizou uma campanha contra a ex-governadora do Alasca Sarah Palin – o que não é verdade, explica Pexton no texto de domingo (18/6). Requisitar a correspondência de políticos é uma das mais antigas ferramentas jornalísticas, diz ele. […]

Estudo avalia impacto das redes sociais

O instituto de pesquisas americano Pew Research Center divulgou um estudo sobre o impacto das redes sociais online na vida em sociedade. É a primeira pesquisa de âmbito nacional a avaliar como os americanos adultos usam os sites de relacionamentos. Foram entrevistadas 2.255 pessoas – 1.787 delas internautas e 975 membros de redes sociais como […]