Thursday, 02 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 710

Why newspapers need to get to know their readers better

  We’ve pointed out before how Facebook and Twitter face the same kind of problem that the mainstream media industry is struggling with — namely, finding enough advertising revenue to make up for the fact that they are essentially giving away their content (or in the case of Facebook and Twitter, giving away a platform […]

Há fronteiras entre o lazer e o trabalho?

Em uma era de acontecimentos tecnológicos, lidar com o uso excessivo de mídias virtuais parece quase impossível. Estudos recentes apontam que dois terços dos usuários de smartphones não conseguiriam viver sem o aparelho (ver aqui). No que diz respeito à psicologia, os dados da pesquisa da Online Publishers Association mostram que há um novo hábito […]

Sobre a discreta arte de intitular filmes

Da imaginação fértil e da perspectiva comercial de traduções livres é que surgiram versões para o português de títulos de filmes clássicos, como Os brutos também amam, cujo original é Shane (1953), O pecado mora ao lado, The seven year itch (1955), Assim caminha a humanidade, Giant, (1956), Amor, Sublime Amor, West Side Story, (1961) […]

Mais problemas para James Murdoch

Um homem foi preso na semana passada por policiais que estão investigando o escândalo dos grampos telefônicos no Reino Unido. Em declaração, a Scotland Yard não divulgou o nome do indivíduo e disse que ele estava sendo interrogado por “suspeita de conspirar na interceptação de comunicações”. Veículos de comunicação britânicos afirmaram ser Tom Crone, ex-advogado […]

Emilio Palacio e a liberdade

O último dia 16/8 foi emblemático para América Latina. Nessa data, sob holofotes internacionais, o presidente equatoriano Rafael Correa concedeu asilo político a Julian Assange. Logo o fundador do WikiLeaks apareceu triunfante na sacada da embaixada do Equador em Londres, para onde fugira em junho, dizendo-se alvo de um complô do governo americano. Os simpatizantes […]

A difícil tarefa de lucrar com aplicativos

A fórmula parece simples. Basta aprender algumas linguagens de programação, ter uma boa ideia e desenvolver um aplicativo capaz de atrair o interesse do público. Depois, é oferecer o software nas lojas de aplicativos – a preços que variam de US$ 0,99 a US$ 999,99 por download – e esperar que os dólares comecem a […]

“O design traduz e condiciona o trabalho jornalístico”

Como diretor de arte da Cases i Associats, empresa de design com sede em Barcelona, Chico Amaral já trabalhou na reforma gráfica do Diário do Nordeste, O Estado de S. Paulo e Críticas de Manaus, para citar alguns jornais brasileiros, além do Daily Mirror e The Independent, na Inglaterra, e Vedomosti, na Rússia. Recentemente, participou […]

Uma mídia do eleitor, não do candidato

A internet é um ambiente que permite que com inovação, ousadia e qualificação se concorra com o poder monetário das grandes empresas. Velhos modelos têm pouca efetividade na web e quem domina os novos modelos são pessoas que pensam de forma diferente da lógica convencional. Um bom exemplo de como modelos antigos parecem pesados no […]

O caso do documentário popular

São breves as iniciativas no gênero documentário no Brasil, em comparação com esse mesmo tipo de produção em outros países. Em grande parte da Europa pode-se assistir a este formato na TV aberta, algo que passa longe, ainda, da programação daqui. Em países pequenos, como a Finlândia, no ano de 2011, das 31 produções cinematográficas, […]

Páginas digitalizadas de periódicos brasileiros

A Hemeroteca Digital Brasileira reúne cinco milhões de páginas digitalizadas de periódicos brasileiros, como jornais, revistas, anuários  e boletins. Alguns são raros e extintos. Com financiamento da Finep, o projeto permite que se tenha acesso aos primeiros jornais criados no país.  Em português. Hemeroteca Digital Brasileira

Ombudsgirl

Isadora Faber, de 13 anos, aluna de escola pública de Florianópolis, ao criar o “Diário de Classe” no Facebook trouxe oportunidade de aprofundamento ao debate sobre a qualidade da educação. Usualmente restrito, na mídia, a resultados de Saeb, Prova Brasil, Ideb, indicadores quantitativos que se tornaram familiares a todos, a jovem apontou o papel do […]

“Brazuca”? “Paralímpico”? Por quê?

No momento em que este escritor e professor escreve seu habitual artigo para nosso Observatório, a imprensa e a mídia brasileira vacilam entre “brasuca” (certo) e “brazuca” (errado), e entre “paraolimpíada” e “paraolímpico” (certos) e “paralimpíada” e “paralímpicos” (errados). Mas por quê? Fixemos um quadro de referência, não muito remoto, por desnecessário para os fins […]

Modernizou jornais do interior

Repórter em período integral. Essa é a definição de João Garcia Duarte Neto, 65, dada por colegas de profissão que atuaram com ele ao longo das quase quatro décadas de jornalismo no interior paulista. “Falava muito pouco de si, mas dos outros, gostava de saber de tudo. Era sempre repórter”, afirma o jornalista Carlos Alberto […]

Produtividade e redes sociais

Há dois anos, publiquei uma longa série (dez textos, no link bit.ly/HSMesa) sobre o que deveriam ser estratégias de (ou para) redes sociais nos (ou de) negócios. Em tempos corridos, dois anos é muito e, de lá para cá, mudou quase tudo no universo social corporativo, a ponto de qualquer máquina de busca apontar milhares […]

Interesse do usuário vai guiar anúncio no Twitter

A Twitter Inc. anunciou ontem que vai permitir que anunciantes ajustem suas mensagens em seu site de microblog com base no interesse das pessoas almejadas, uma mudança que alguns anunciantes vinham cobrando do serviço. Num post em seu blog ontem, a Twitter afirmou que vai permitir aos anunciantes expor suas mensagens aos usuários com base […]

Confira os cartuns da Folha de S. Paulo

A Folha de S. Paulo reuniu os cartuns publicados na edição impressa em uma página do seu site. Assim, de maneira fácil, é possível acessar os cartuns diários e semanais do jornal, por editorias e cartunistas. Além disso, é possível ver, semanalmente, um cartum animado. Em português. Folha Cartum

A lei pegou

É lugar-comum, mas apenas meia verdade, a afirmação de que as leis não mudam nada. A verdade inteira parece ser que as leis, sozinhas, não são suficientes para alterar a realidade, se não passam de um texto sobre papel. Mas quando uma lei nasce de um anseio real da sociedade e encontra, da parte do […]

O príncipe mal-amado

Charles, o destino de um príncipe, o documentário inglês de Andrew Orr e Olivier Mille, que o canal France 3 exibiu na semana passada, suscita a imediata interrogação: qual o interesse em contar aos espectadores, durante duas horas, a vida do príncipe de Gales, filho de Elizabeth II? Ao final do programa, podemos constatar como […]

Crise econômica piora situação de organizações de mídia

Organizações jornalísticas espanholas vêm sendo forçadas a cortar postos de trabalho e orçamentos à medida que as receitas de publicidade despencam, afetando a qualidade e o alcance da mídia num momento em que o país enfrenta sua pior crise econômica em uma geração. A Espanha não está sozinha. Empresas de mídia do sul da Europa […]

Twitter não dá dinheiro. Conseguirá sobreviver?

É incomum uma postagem em blog corporativo, cheia de linguagem burocrática, causar alvoroço na internet. Mas foi exatamente isso que ocorreu na semana passada, quando o Twitter publicou um item com sua chamada de aparência inócua: “Mudanças chegando na Versão 1.1 da API do Twitter”. Nenhuma das mudanças que o Twitter menciona, tomada isoladamente, parece […]