Friday, 03 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Edição: 717

Mídia é corresponsável pela publicidade negativa

John Geer, um dos cientistas políticos mais sérios e engajados dos EUA, é fã de campanhas políticas negativas. Um dos princípios básicos da democracia, diz Geer, professor na Universidade Vanderbilt, no Estado do Tennessee, “é criticar os que estão no poder”. Além disso, ele afirma que votar num político é como comprar um carro, o […]

Crônica de uma morte anunciada

Éramos todos jovens, muitos de nós brilhantes, a maioria absoluta de indiscutível competência. Errávamos muito, também; mas errávamos por excesso de ambição, por buscar objetivos muitas vezes inatingíveis, raramente por ignorância. Dali surgiram as sementes de várias equipes de altíssima qualidade: Realidade, Veja, Rede Globo, Rede Bandeirantes, Repórter Esso (na fase TV Record), Visão, Playboy. […]

Windows 8 imita bem tablets mas pode causar confusão

A Microsoft está fazendo a remodelagem mais radical no Windows desde 1995 e até os usuários mais arraigados não reconhecerão o tradicional sistema operacional na sua nova encarnação, chamada Windows 8, a ser lançada no dia 26 de outubro. Assim que você o carrega, a diferença é visível. Em vez do desktop familiar, você vê […]

Assinatura digital pode reverter queda de receita

Tradicionalmente, publicações impressas como revistas e jornais sempre dependeram da venda de espaço publicitário para manter suas operações. Nos Estados Unidos, por exemplo, os anúncios contribuíam com cerca de 80% do faturamento das companhias do setor. Na Europa, a média ficava na faixa de 65%. Mas a migração para o mundo digital começa a inverter […]

Kit de sobrevivência para a selva do capital

Num mundo tão confuso como o nosso, aparentemente pleno de matizes, com tantas entradas e saídas, encruzilhadas, para viver nele mais do que nunca, tal qual numa selva cheia de feras, é necessário trazer consigo um kit de sobrevivência mínimo, razão por que o objetivo deste artigo é o de apresentar (sob a ótica do […]

“Há governos eleitos que tentam minar a democracia”

Até terça-feira [16/10] presidente da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Milton Coleman, vice-editor-executivo do jornal “The Washington Post”, afirmou que a liberdade de expressão no continente americano avançou, mas vem sendo cada vez mais cerceada por governos eleitos democraticamente que depois alteram as leis para calar a oposição e minar a própria democracia, como ocorre […]

O rádio digital brasileiro pode morrer antes de nascer

Desde 2006, o governo brasileiro adotou o padrão ISDB-TB de TV Digital, que permite convergência, interatividade e multiprogramação. Mandar a opinião, votar em enquetes, assistir outros programas no mesmo canal e até mesmo acessar a internet, através do aparelho televisivo, são possibilidades dos espectadores neste modelo. No entanto, tudo isso parece mais cena de ficção […]

Jornal amplia atuação na Ásia com site em coreano

O The Wall Street Journal tornou-se a primeira organização de mídia digital global a lançar uma edição local em coreano na Coreia. Na primeira semana, o site já havia ultrapassado dois milhões de page views, noticia a Talking Biz [19/10/12]. O lançamento da edição coreana é a mais recente iniciativa da estratégia do jornal de […]

A FCC saiu do armário

FCC, sigla tabu: os americanos preferem ignorá-la porque simboliza o demônio regulador. Seus parceiros fingem que ela não existe para não perderem o sono. No entanto, o presidente da entidade-fantasma, Julius Genachowski (nomeado por Barack Obama), esteve recentemente em São Paulo e deu sopa. Em termos: só falou sobre o desenvolvimento da banda larga e […]

O que você precisa saber sobre o Windows 8

O Windows 8, novo sistema operacional da Microsoft, será lançado no dia 26/10, em Nova York, com a pompa exigida pela ocasião. O software vem sendo tratado como a mais radical atualização do sistema em quase duas décadas, desde o lançamento do Windows 95. Mas o que o consumidor pode esperar do programa? Há duas […]

Um jornalismo que interfere na vida do cidadão

A presença do jornalismo econômico no cotidiano dos cidadãos comuns, e dos economistas em particular, é avassaladora. Fonte de informação sobre fatos corriqueiros como níveis de preços, lançamento de produtos ou políticas econômicas em curso, ou provendo subsídios para análises sobre aplicações financeiras, decisões de aquisições de grande valor como imóveis, e ainda possibilidades para […]

Jornalistas abandonam o país devido ao assédio policial

El Comité para la Protección de los periodistas (CPJ, por sus siglas en inglés) condena el acoso oficial de dos ejecutivos de un diario boliviano que informó sobre corrupción oficial en el departamento norteño de Pando. Ambos periodistas buscaron refugio en Brasil por tres días luego del episodio, según informes de prensa. Wilson García Mérida, […]

Mais receitas com cobrança pelo conteúdo

A companhia Gannett Inc. anunciou na na segunda-feira (15/10) que a receita líquida dos jornais impressos aumentou 5,6% nos primeiro três meses de 2012 em relação ao ano anterior. Atualmente, 71 jornais do grupo têm acesso pago a conteúdo [paywall]. O aumento praticamente se equipara ao declínio da publicidade nos impressos, que foi de 6,6%. […]

Televisão, teoria e prática

[do release da editora] Com este primeiro volume O Brasil (é)ditado inaugura-se a Coleção Jornalismo Audiovisual,que se propõe a abordar regularmente temas desafiadores da televisão no Brasil e no mundo. A grande audiência e a influência política e cultural desta mídia em nossa sociedade, aliada ao propósito de compartilhar a evolução científica de suas pesquisas, é o […]

Algumas questões do jornalismo

“O caso conto/ como o caso foi:/ ladrão é ladrão,/ boi é boi.” Conheci essa quadrinha em um livro de jornalismo escrito por um autor da região Nordeste (agora não me recordo o nome) e nunca mais me esqueci dela. Podemos tirar desses versos uma preciosa lição de reportagem: contar a história de maneira simples, […]

O direito de ser esquecido

Este texto foi inspirado por um artigo de Millágros Pérez Oliva na versão eletrônica do jornal El País. O texto debatia o direito que as pessoas têm, principalmente as que não são personalidades públicas, de pedir que seja retirado texto que as relacione com fatos indesejados. Oliva defendia não a retirada do material jornalístico do […]

Blog colaborativo sobre marketing digital

Digitais do Marketing é um blog colaborativo sobre redes sociais, SEO, links patrocinados e marketing digital. O site está aberto a todos que desejam enviar conteúdo sobre os temas abordados. Em português. Digitais do marketing