Wednesday, 01 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 747

Os últimos momentos do jornalismo de papel

Na sexta feira (17/5), a editoria “Poder”, do jornal Folha de S.Paulo, publicou seis matérias. A primeira, sobre a votação da Lei dos Portos, dividida em algumas sub-retrancas. A mais importante descrevia a votação e as reações suscitadas, com informações que já haviam sido abundantemente exploradas no dia anterior – inclusive pela Folha online. No […]

E se a ‘mídia de massa’ fosse um acidente da história?

Acostumamo-nos a pensar o mercado de comunicação de massa, composto dos grandes jornais e redes de TV, como a situação normal na mídia. E se, ao contrário, se tratasse de uma anormalidade histórica? Quando se trata dos negócios da mídia tradicional, há frequentemente uma nostalgia generalizada em relação aos “bons e velhos tempos”, quando uma […]

Fascínio da imagem

Sebastião Salgado construiu sua carreira como um dos mais aclamados fotógrafos da história registrando o homem, as questões sociais, a industrialização, a economia, a imigração, a vida e a morte das guerras. Um desses projetos, Êxodos, lançado em 2000, é o best-seller que encarna seu fascínio pelo humano ordinário em fuga – o trânsito dos […]

Como jornalistas devem cobrir casos de estupro

Recentemente, o mundo acompanhou a história das americanas Amanda Berry, Michelle Knight e Gina DeJesus, libertadas em Cleveland após terem sido sequestradas pelo mesmo homem, há cerca de 10 anos, quando eram adolescentes. Todas são sobreviventes de uma vida roubada e de uma investigação policial fracassada. Segundo investigadores, elas sofreram abuso sexual repetidamente durante o […]

História da comunicação no Brasil

O livro se inicia retratando um mundo de práticas predominantemente orais e as formas de comunicação pelas quais os escravos, no século XVIII, partilhavam a existência. A seguir, vê-se como a tipografia trazida na bagagem do Rei, introduz a impressão na narrativa, e como a implantação da imprensa no Brasil gerou uma nova ordem comunicacional […]

Quem quer pagar pelo futuro do jornalismo digital?

Ainda é possível encontrarmos quem aposta em um futuro sem jornalismo. Ainda é possível deparar com pessoas que realmente acreditam em um universo sustentado totalmente com informações gratuitas e geradas pelos usuários – e apenas pelos usuários. O jornalismo, na opinião de muitos, é um mero artifício que está prestes a acabar. O jornalismo, na […]

Algoritmo ameaça a era ‘Mad Men’

As redes de televisão estão, nesta semana, estendendo o tapete vermelho a dezenas de celebridades e centenas de anunciantes que assistem às suas “pré-estreias” anuais de vendas. Esse ritual, praticado há décadas com festas extravagantes, inaugura um mercado anualmente renovado, em que as redes de TV americanas vendem 75% – ou dezenas de bilhões de […]

As patentes genéticas e a ‘cultura do medo’

A notícia de maior repercussão internacional na semana passada foi, sem dúvida alguma, o anúncio feito pela atriz Angelina Jolie de que teria se submetido a uma mastectomia dupla profilática, seguida de reconstrução mamária, após constatar que possuía mutação do gene BRCA1, um fator preditivo de elevado risco de câncer de mama e de ovário […]

Para detectar plágio no jornalismo

O livro Telling the truth and nothing but foi lançado pela American Copy Editors Society e tem o objetivo de prevenir e lidar com o plágio no jornalismo. Disponível gratuitamente para download. Em inglês. Leia também Telling the Truth and Nothing But

A culpa é das mulheres

Em 2005 foramregistrados 15.351 casos de estupro (dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Ministério da Justiça e Sistema Único de Saúde). Em 2010 o número subiu para 41.294 e em 2013 os casos vêm aumentando. Só neste ano, o Rio de Janeiro registrou 1.494 novos estupros e atentados ao pudor contra mulheres. Apesar da quantidade espantosa […]

‘eScience revoluciona a forma como se faz ciência’

Um software de visualização de dados astronômicos pela internet permite que cientistas em diversas partes do mundo acessem milhares de imagens de objetos celestes, coletadas por grandes telescópios espaciais, por observatórios e por instituições internacionais de pesquisa em astronomia. Por meio desses dados, os usuários podem realizar análises temporais e combinar observações realizadas em vários […]

De onde veio e para onde vai a MTV Brasil

O destino do canal MTV Brasil, operado pelo Grupo Abril, voltou à tona por notícia publicada por Keila Jimenez na Folha de S. Paulo (15/5). Segundo a colunista, o canal estaria no vermelho, sem comprador à vista, e a Abril analisaria novos projetos de gestão para manter a emissora. Desde 2012 o assunto tem sido […]

Eu, editor de mim

Em um passado não muito distante, o principal alavancador de carreiras literárias na internet eram os blogs. Dessa plataforma saiu uma geração inteira de novos autores quase independentes. Quase, porque muitos precisaram ser encontrados por editoras de renome para que pudessem fazer da literatura profissão. Com a popularização de leitores digitais e a venda de […]

A fragilidade da AL na proteção contra ciberataques

Um estudo inédito sobre cibersegurança na América Latina, publicado este mês, concluiu que a região é uma das mais vulneráveis do mundo a crimes, atos de sabotagem e mesmo espionagem na rede. O pior, dizem especialistas, é que a maior parte dos governos e empresas latino-americanos não está preparada para lidar com essas ameaças.  A […]

Abaixo a pesquisa de opinião

Perdoai, eles não sabem o que dizem. Quem afirma desta vez são os representantes do neuromarketing, área nova que junta neurociência e comportamento do consumidor. Eles cansaram do velho método para avaliar um produto ou uma marca, antes ou depois do lançamento: juntar alguns consumidores e perguntar o que eles acham. O problema, dizem, é […]

Dois Joaquins

Na terça-feira (14/5), em Brasília, durante reunião do Conselho Nacional de Justiça, o ministro Joaquim Barbosa, que preside o órgão, fez mais uma de suas piadinhas contra os advogados. Ao discutir a norma adotada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo estabelecendo que o horário de atendimento só comece às 11 da manhã, disparou: “Mas […]

Blog sobre marketing e comunicação digital

O blog Midiatismo.com.br  tem o objetivo de compartilhar e trocar conhecimento sobre marketing e comunicação digital, assim como tecnologia, startups, política digital e uso de diversas ferramentas digitais como e-mail, mídias sociais, comércio eletrônico, etc. Em português. Leia também Midiatismo