Wednesday, 01 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 749

A retórica da vingança

A expressão é forte; o significado que dela emana, maior ainda. Em debate na TV, sobre a execução penal e alternativa do regime semiaberto ser cumprido no domiciliar devido à lotação carcerária, promotor de Justiça gaúcho reivindicou para si, como elogio, o fato de ser chamado de “nazista”. Disse o promotor que ser chamado assim […]

“Precisamos de uma imprensa onde sejamos patrões de nós mesmos”

O jornalista Raimundo Rodrigues Pereira tem 48 anos de profissão. Em sua bagagem jornalística constam a criação de dois dos mais importantes jornais de resistência à ditadura militar, o Opinião e o Movimento. Foi também editor das revistas Realidade e Veja. Hoje dirige a publicação Retrato do Brasil, que entre seus furos jornalísticos, mostra que […]

A evolução da mídia social

“As pessoas amam um palco onde podem se exibir”, afirma Shyam Sundar, diretor do Laboratório de Efeitos de Mídia, na Universidade da Pensilvânia. “É muito sedutor para usuários [de redes sociais] a oportunidade de ser a fonte do conteúdo, não só um consumidor passivo”. Este é o apelo de sites como o Tumblr, onde milhões […]

“Precisamos de uma imprensa onde sejamos patrões de nós mesmos”

O jornalista Raimundo Rodrigues Pereira tem 48 anos de profissão. Em sua bagagem jornalística constam a criação de dois dos mais importantes jornais de resistência à ditadura militar, o Opinião e o Movimento. Foi também editor das revistas Realidade e Veja. Hoje dirige a publicação Retrato do Brasil, que entre seus furos jornalísticos, mostra que […]

Momentos antes da reinauguração do Maracanã

Antes da partida entre Brasil e Inglaterra, amistoso que marcou a reinauguração do Maracanã, resolvi observar a movimentação das palavras ligadas ao jogo. O intuito era utilizar ferramentas de mapeamento/coleta de dados da mídia social Twitter, tendo em vista novas utilizações futuras em observações de grandes eventos esportivos. Este texto, portanto, representa um relato do […]

Todos contra um

Nos grandes veículos de comunicação, os ataques a um governo democraticamente eleito pelo povo tornam-se cada vez mais frequentes. Revistas, jornais e programas como talk shows têm, amiúde, o mesmo alvo, disparando acusações falsas e de grande alarde para quem lê. Não raro, acusam-no de comunista, revolucionário ou qualquer coisa que o valha, desde que […]

Os 40 anos de ‘Crisis’

La mítica revista que fundó Federico Vogelius y dirigió Eduardo Galeano apareció por primera vez allá en la primera quincena de mayo de 1973. Cómo fue su inicio, qué paso en los 40 números aparecidos y por qué cerró. Eduardo Galeano recuerda: “Hoy me entero de que todos los meses, el día que sale la […]

Redes sociais enfrentam teste de liberdade de expressão

Num julgamento histórico de 1964 que deliberou sobre obscenidade, o juiz Potter Stewart recusou-se a definir pornografia com uma frase famosa: “Mas reconheço-a, quando a vejo”. Cinquenta anos depois, as redes sociais são a nova referência para julgar o que é ofensivo e o que é liberdade de expressão. Facilitar a livre expressão ao mesmo […]

Colunista é condenado por discriminação contra índios

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região confirmou a condenação do colunista Ivar Paulo Hartmann, do Jornal NH, de Novo Hamburgo (RS), por incitar a discriminação contra indígenas. Ele terá de prestar dois anos de serviços comunitários e pagar 24 salários-mínimos de multa, que será destinada à Comunidade Indígena Kaingang de São Leopoldo (RS). O […]

Pressão de acionistas provoca 50 demissões

Embora não se possa dizer que o mercado editorial esteja em seus melhores momentos – longe disso, como o próprio J&Cia tem acompanhado –, onde menos se esperava um corte relevante de pessoal ele aconteceu – no jornal Valor Econômico. Foi em 23/5, quando a empresa realizou um corte de 50 pessoas, atingindo um pequeno […]

Como separar boatos de fatos

Dick Costolo, atual CEO do Twitter, anda com ideias românticas, bucólicas e irreais sobre a empresa que dirige. Na 11ª conferência da revista AllThings D (29/05), em entrevista com a produtora executiva Kara Swisher, ele disse que o Twitter pode vir a ser grande uma praça mundial global onde as pessoas discutem notícias e eventos […]

Usar da falsa imparcialidade é pior do que ser parcial

Há motivos bem óbvios para que os jornalistas não sejam imparciais hoje em dia. O que mais chama a atenção é o fator “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Ou seja, os donos dos meios de comunicação pagam e os jornalistas fazem aquilo para o que foram incumbidos, pois do contrário seriam substituídos pelos […]

A moda triunfante do vazio

“Moda”, todo mundo sabe, é a troca cíclica das aparências dos objetos de consumo. Um processo arbitrário no sentido radical da palavra: roupas, utensílios, comportamentos entram e saem de moda por decisão de um grupo técnico, sem cauções racionais ou morais, por mero arbítrio – a moda está acima do belo ou do feio. É […]

Jornalismo científico, inscrições prorrogadas

As inscrições para o processo seletivo do curso de pós-graduação lato sensu em jornalismo científico, oferecido pelo Labjor/Unicamp, foram prorrogadas até dia 10 de junho. Mais informações no link http://www.labjor.unicamp.br/cursos/informacoes_pos.htm

Escrevam um epitáfio para a ECA-USP

Há 40 anos como Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, a ECA pode ficar pela metade. A iniciativa parte de professores de Artes que preferem se separar institucionalmente das Comunicações. O comentário sobre a divisão ainda permanece restrito à universidade e apenas com a sua ampliação será possível avaliar qual peso […]

História, fronteiras conceituais e diferenças

I Três razões me levaram a aceitar o convite para falar na abertura deste 9º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar). Primeiro, certa ousadia, quase um atrevimento. Os que me convidam certamente sabem que a história da mídia brasileira não é minha área de formação e nem tem sido […]

Conteúdo pago pode fazer mal?

Quando uma empresa anuncia em uma revista, um jornal ou um site de notícias, ela procura, na verdade, associar sua imagem com a imagem do veículo em questão. Uma publicação de alta respeitabilidade e credibilidade pode atrair anunciantes que possuem em mãos produtos voltados para classes sociais com maior poder aquisitivo. Já veículos mais populares […]

Onde e quando a paz venceu a luta contra a violência

Não há no planeta um país onde a violência tenha sido combatida com mais inteligência coletiva e encarada como desafio pela sociedade tal o tamanho de sua escalada e, paradoxalmente, causando mais dores e ódio, do que os Estados Unidos. Entre as décadas de 20 e 70 do século 20, portanto durante 50 anos sucessivos, […]

Publicidade excludente e suas implicações éticas

Quando se fala em publicidade discriminatória, com estereótipos negativos ou preconceituosa, geralmente vem à mente grupos minoritários (algumas vezes, longe de serem minorias) relacionados à raça, etnia, sexualidade e a gênero. Raramente aparecem hoje no debate preocupações referentes a outros estereótipos encontrados com certa frequência na publicidade: os estereótipos de quem não consome, traduzidos nos […]