Entre os dias 23 de julho e 2 de agosto, seis leitores enviaram e-mails à ouvidoria para falar sobre a cobertura feita pela Agência Brasil do caso TelexFree. Dois leitores apontavam o erro de um valor divulgado em uma das matérias. Outros dois pediam informações sobre o andamento do processo, que aguarda a decisão […]
Edição: 759
O (talvez) curto acordo entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Serasa revela ao mesmo tempo o alto valor dos dados de identificação de pessoas na era digital e a baixa valia da privacidade do cidadão para o poder público. Os dados de 141 milhões de eleitores ficariam à disposição da empresa em troca […]
“O iceberg comprou o Titanic”, brincou ontem em manchete a revista eletrônica Salon, referindo-se ao fato de Jeff Bezos, dono da Amazon, cujo sucesso ajudou a fechar várias livrarias, ter adquirido o Washington Post, representante da mídia dita tradicional. Pode ser, se a análise da aquisição do jornal for feita apenas do ponto de vista […]
Ao analisar as chamadas “coberturas coletivas” nas redes sociais e o conteúdo produzido pela mídia tradicional após as manifestações que ocorreram em diversas cidades brasileiras no último mês, o pesquisador da Universidade Federal do Espirito Santo, Fábio Malini, é contundente: “O que está em jogo é o poder midiático”. Para ele, “trata-se de duas ecologias […]
The scary thing about a disruption is that you don’t know where it will go. Forty years ago, we didn’t realize the first cellphone call would lead to mobile computing and smartphones. Twenty years ago, we didn’t realize that Amazon would transform retail shopping. Ten years ago, there was no Facebook or Twitter. You […]
Tempo, o bem mais precioso, mas, afinal, como gastamos as 24 horas do dia? Estudo piloto feito pelo IBGE em quatro estados (Pará, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco) mais o Distrito Federal, com mais de 5 mil pessoas com 10 anos ou mais, dissecou essa repartição do tempo, e a leitura ocupa […]
A neutralidade de rede foi defendida pelo relator do Marco Civil da internet, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), durante audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara na quarta-feira (7/8). A neutralidade de rede, afirmou Molon, vem sendo ameaçada principalmente por práticas de mercado, com argumentos de que se puder ser oferecida fatiada, a […]
A revista Troppo circula aos domingos encartada em O Liberal. Embora seja editada por Delta Publicidade, a empresa responsável pelo jornal, ela é “ligada ao setor de Marketing das ORM”, as Organizações Romulo Maiorana, conforme atesta o expediente da publicação. Mensagem mais explícita não pode haver: o que prevalece na revista é a operação de […]
Um estudo pioneiro da Nielsen confirmou o que a maioria da indústria televisiva já suspeitava: conversas no Twitter às vezes fazem com que pessoas liguem suas televisões. O estudo examinou mensagens no Twitter e a audiência minuto a minuto de 221 episódios de programas do horário nobre de grandes emissoras dos EUA. Na maior parte […]
Al participar de distintas actividades académicas e institucionales vinculadas a los derechos de los niños, niñas y adolescentes, la Defensora del Público de Servicios de Comunicación Audiovisual de Argentina, Cynthia Ottaviano, remarcó la necesidad de que 'los distintos organismos del Estado y la sociedad civil aúnen esfuerzos para desarrollar políticas públicas que construyan colectivamente una […]
O advogado Leonardo Watkins conseguiu barrar na Justiça a venda no Brasil da biografia não autorizada de sua tia, a bilionária brasileira Lily Safra. A decisão proferida ontem pela juíza Carla Melissa Martins Tria, da 7ª Vara Cível de Curitiba, proíbe a Editora Harper Collins, do Grupo News Corporation (de propriedade do magnata da imprensa […]
A compra do jornal Washington Post pelo dono da Amazon foi um assunto muito discutido ontem (5/8) por jornalistas do mundo inteiro porque foi um fato inesperado. Jeff Bezos, de 49 anos, fundador e diretor-executivo da empresa, fez toda a sua fortuna no mundo pós-jornal impresso. Ele criou o maior varejo online do mundo, a […]
Em 1998, o jornalista David Remnick descobriu, surpreso, que seria nomeado novo editor chefe da revista New Yorker, uma referência do jornalismo americano, fundada em 1925. Remnick ficou assustado com a responsabilidade e ligou para seu antigo chefe, na única outra redação onde havia se empregado. A resposta veio na trovejante voz familiar dos que […]
Como é torta, preconceituosa e enfadonha a cobertura de parte da imprensa no caso da chacina familiar em São Paulo, querendo vincular a morte dos pais PMs ao fato do filho ter, no Facebook, a foto de um personagem de videogame. É o que chamo de “jornalismo dedutivo”: se você é assassino e joga videogame, […]
A reflexão pública sobre o fenômeno da “Mídia Ninja” suscita um exercício acadêmico adequado a este Observatório da Imprensa: 1. Digamos: dividindo uma garrafa de um litro de refrigerante em dez garrafinhas, podemos mudar o sistema de produção, de preços, de distribuição. Só que a natureza do produto oferecido ao mercado continua a mesma. Em […]
O jornalismo no Brasil tem passado por tristes e severas perturbações nos últimos tempos e isso pode ser atestado pelas recorrentes demissões de profissionais de imprensa realizadas por muitos veículos nos últimos meses. É difícil achar uma empresa jornalística que tenha saído totalmente incólume do famigerado “passaralho” nas redações. Por mais choque que causem na […]
Um estudo da empresa de consultoria ComScore, publicado em maio, mostrou que latino americanos parecem estar cada vez mais viciados em redes sociais, com internautas gastando 10 horas por mês em serviços como Facebook, LinkedIn e Twitter – duas vezes mais do que a média no restante do mundo. O estudo revelou ainda que cinco […]
Over at Barry Ritholtz’s place, Bob Lefsetz argues that Nate Silver’s departure from the Times heralds a new age of journalism in which the individual journalist builds his or her own brand, and the middlemen — like newspapers — lose power. In fact, he compares Nate to Arcade Fire, who pioneered the modern indie […]
Ernest Hemingway dizia que, para escrever um livro, levava determinado tempo; e, para cortar o texto até chegar à versão definitiva, um tempo muito maior. Uma reportagem não é um apanhado de fatos que se passam por realidade; uma reportagem é algo trabalhado, pensado, articulado, hierarquizado, com mais espaço para o que é mais importante, […]
Jeff Bezos, o fundador da Amazon.com, parece estar realizando o sonho há muito acalentado de deixar sua marca no jornalismo. Bezos está comprando o Washington Post por US$ 250 milhões sob um negócio saído do nada que reflete não só o declínio econômico do jornalismo, mas o deslocamento de poder da mídia tradicional para o […]