Wednesday, 01 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 759

Os gastos do Google com lobby nos EUA

O Google gastou US$ 18,2 milhões no ano passado em lobby com o governo americano, o segundo maior orçamento no país para o setor de "relações governamentais", apenas atrás do gigantesco conglomerado General Eletric (GE). O valor foi 70% superior ao gasto no ano anterior, 2011. A empresa de buscas na internet passou a verba […]

Vale o escrito

Em 1998, o jornalista David Remnick descobriu, surpreso, que seria nomeado novo editor chefe da revista New Yorker, uma referência do jornalismo americano, fundada em 1925. Remnick ficou assustado com a responsabilidade e ligou para seu antigo chefe, na única outra redação onde havia se empregado. A resposta veio na trovejante voz familiar dos que […]

O ‘Horta’

Convivi com Luiz Paulo Horta durante exatamente 20 anos, desde quando me mudei da Manchete para O Globo. Eu ainda não era nem balzaquiano, mas já tinha seu nome como canônico dentro da área musical, por suas matérias e críticas no “Jornal do Brasil”. Já vira também alguma foto sua (de papel), ou o avistara […]

‘Gatonet’ é segunda maior em TV paga no país

Se fosse uma companhia de TV paga, a pirataria seria a segunda maior empresa do setor no Brasil em número de usuários, perdendo apenas para a Net /Embratel. É o que mostra uma pesquisa da consultoria Business Bureau, revelada ao Valor com exclusividade. Segundo o levantamento, existem 7 milhões de lares conectados a serviços pirateados […]

Um mito em franca atividade

Em plena forma, Antonio Candido completou 95 anos em julho. É como se Mário de Andrade acabasse de fazer anos e reunisse os amigos numa feijoada na rua Lopes Chaves. Como se Sérgio Buarque de Holanda seguisse entre nós, cantando samba e contando piadas em sua casa no Pacaembu. Como se Carlos Drummond de Andrade […]

Toscani e a revolução na publicidade

Ao longo das décadas de 1980 e 1990, o mundo assistiu e polemizou às lendárias campanhas de Oliviero Toscani para a Benetton. Um dos maiores fenômeno da comunicação publicitária no século 20, o trabalho do fotógrafo italiano foi imune à indiferença. Nos primórdios da década de 1990, a Aids ainda era uma enfermidade relativamente obscura, […]

Tecnologia, por si, não democratiza a comunicação

Há algo de estranho na (suposta) festa anunciada por um discurso aparentemente simples: com o avanço tecnológico, cada pessoa se torna uma mídia. Por isso, a comunicação torna-se livre, por conta de uma tecnologia avessa ao controle e que estimula a máxima dispersão e disseminação da informação. Esse pretexto tem sido amplamente utilizado dentro do […]

Mídia Ninja e o fenômeno dos protestos

Nas interrogações feitas a Bruno Torturra e a Pablo Capilé, do grupo Mídia Ninja, no programa Roda Viva (5/8/2013), junto com a tentativa de entender a atividade do grupo, existia, por parte de algumas pessoas e da produção, disfarçado sobre o manto supostamente isento de ali ser um espaço do contraditório, um claro desejo de […]

Carta de um leitor a outro

Como o Marcelo Rubens Paiva descreveu em sua coluna no “Caderno 2” do Estado de S.Paulo (ver “Biscoito fino prejudica barriga tanquinho“, 10/8), senti também muita tristeza quando soube da noticia da morte da revista Bravo!. Já chorei tantas lágrimas vivas com fechamento dos jornais e revistas que não sobraram muitos fluidos para os novos […]

Woodward e Bernstein tiveram peso na venda do ‘Post’

Bob Woodward e Carl Bernstein, os mais famosos repórteres da história do Washington Post, tiveram peso na decisão de vender o jornal ao fundador da Amazon, Jeff Bezos, que aconteceu na segunda-feira (5/7). Os dois, com o editor Ben Bradlee e a atual Publisher Katharine Graham, são sinônimos dos dias de glória do Post pelas […]

Luiz Paulo Horta

Não dá para entender, embora seja a única verdade daquilo que chamamos “vida”. Nem adianta, como no caso do acadêmico Luiz Paulo Horta, falecido subitamente no último sábado, argumentar com a sua discutível condição de “imortal”, uma piada macabra que acompanha acadêmicos de várias latitudes. O fato é que um dos trancos mais difíceis de […]

Heróis são chamados para salvar rede ABC

A Walt Disney aposta nos personagens da Marvel para salvar a situação em sua rede de televisão ABC, da mesma maneira como salvaram o estúdio cinematográfico da empresa. “Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D.”, que vai estrear em 24 de setembro na rede ABC, é produzida por Joss Whedon, diretor do sucesso de bilheteria “Os Vingadores”. A […]

Reduzido a um clique

A notícia é alarmante: “Amazon se prepara para vender livros físicos no Brasil.” O alarme não se limita à iminente entrada da Amazon no mercado brasileiro de livros – algo que lembrará o passeio de um brontossauro pela Colombo. A ameaça começa pela expressão “livros físicos”. É o que, a partir de agora, o diferenciará […]

Facebook é a revista de consultório 2.0

Ao chegar a um escritório ou consultório não é incomum sermos alocados nas famosas salas de espera. É lá que passamos boa parte do tempo, seja da reunião ou da consulta médica, já que o fato propriamente dito acaba sendo sempre inferior a 15 minutos. Para passar o tempo, olhamos de um lado para o […]

Sopa de pedra

Plagiando o conto português, é assim que vejo o momento e o desafio que temos pela frente nos próximos dias de trabalho da Câmara dos Deputados: fazer uma sopa de pedra. No dia 11 de julho, em Comissão Especial Mista no Senado Federal, foi aprovado o relatório do senador Romero Jucá (PMDB/RR), precedido de sub-relatório […]

Suzana Singer

“A julgar pela manchete de quinta-feira passada (‘Serra sugeriu que Siemens fizesse acordo, diz e-mail’), a Folha jogou para o alto a cautela que vinha adotando na cobertura do escândalo do superfaturamento de trens e metrô em São Paulo. Cuidadoso no início, o jornal evitou repercutir o que tinha sido publicado na ‘IstoÉ’ porque se […]