Monday, 24 de June de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1293

Edição: 762

O fim da inocência nas ruas

As manifestações realizadas em onze capitais do país no sábado (7/9), dia de comemoração da Independência, foram marcadas pela violência, pela baixa adesão e por uma mudança na natureza dos protestos que começaram em junho e tinham como demanda central a garantia de direitos básicos da cidadania. A onda de passeatas que exigia a melhoria […]

Infoglobo faz acordo e evita condenação

A Folha de S.Paulo publicou na sexta-feira (6/9) a notícia de que a Infoglobo Comunicações S.A – empresa proprietária dos jornais O Globo, Extra e Expresso da Informação, além do Valor Econômico, no qual tem parceria com a própria Folha – foi obrigada a fechar um acordo com o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) […]

Cereja Digital compra jornais da Traffic

O Grupo Traffic confirmou, através de comunicado oficial divulgado na noite de quinta-feira (5/9), a venda do jornal Diário de S. Paulo e dos títulos integrantes da Rede Bom Dia de Comunicações para a Cereja Comunicação Digital, que tem entre seus sócios Mário Cuesta, também dono da editora RMC e da gráfica GMA, em Jarinu […]

Polêmica prejudicial à saúde

Resposta mais enérgica da presidente Dilma Rousseff às manifestações populares iniciadas em junho, a vinda de médicos estrangeiros para atuar no Brasil desencadeou grande polêmica na área de saúde pública e na imprensa. Em algumas cidades, a chegada dos profissionais de outros países foi marcada por protestos e vaias. Em Fortaleza, médicos cubanos foram duramente […]

Os planos do Buzzfeed para se tornar um dos maiores sites da rede

O Buzzfeed vai mudar o jornalismo? É o que acredita o empreendedor americano Jonah Peretti, fundador do site de mídia social que mescla notícias com listas divertidas de curiosidades – como a de “23 pessoas bem mais esquisitas que você”, por exemplo. O Buzzfeed acaba de se tornar lucrativo, apenas quatro anos após seu lançamento. […]

Jornal não ‘concordou’ com o golpe, promoveu-o

Um primeiro e essencial desacordo com o texto de autoindulgência publicado no O Globo de 1º de setembro (leia aqui) diz respeito a uma falácia quanto à participação do jornal no movimento que levou ao golpe de Estado de 1964. Está escrito que o O Globo “concordou com a intervenção dos militares”. Não é verdade. […]

O tartufismo da imprensa

A escandalosa “descoberta” de que o governo dos Estados Unidos espiona todo mundo, inclusive seus aliados, provoca na imprensa brasileira um debate que se parece com a grande obra teatral de Molière, “O Tartufo, ou o Impostor”. Artigos, editoriais e elaboradas reportagens tentam apresentar como um problema político, diplomático e sobretudo moral a revelação de […]

Jornalismo, civilização e democracia

Para onde vai o jornalismo? Para onde vai a civilização? Diante de fatos tão surpreendentes quanto cruéis que se repetem, muitos se perguntam sobre o que o jornalismo deve priorizar e para que lado estamos indo como sociedade. Alguns dos fatos mais relevantes do andar humano, nos últimos dias, são o dos olhos arrancados de […]

O diagnóstico apressado da imprensa

O programa Mais Médicos não sai do noticiário. Não por seus méritos ou pelo potencial de reduzir as diferenças na oferta de serviços de saúde no Brasil, mas pela exposição exagerada dos problemas na sua implantação. Como toda ação de política pública, a iniciativa deveria ser avaliada pelo que faz e pelo que deixa de […]

Um acadêmico diferenciado

Qualquer aluno, funcionário ou professor que teve algum vínculo com o curso de Comunicação Social da Universidade de Brasília desde a sua criação, em 1963, até o início dos anos 2000, necessariamente conheceu Ubirajara da Silva. Bacharel em uma das primeiras turmas do curso de Jornalismo (segunda turma, de 1968) da UnB, ele permaneceu na […]

Resposta velha para um Brasil novo

A manobra tentada pelo O Globo com a publicação de sua “Memória” não terá o resultado esperado por seus promotores, o de dar uma boa guaribada na imagem da casa, por uma razão básica: é uma operação concebida e, na maior parte do tempo, executada antes de junho de 2013. Atrelada, portanto, a uma narrativa […]

Jeff Bezos à espera de uma nova ‘era de ouro’

Em sua primeira entrevista depois do anúncio da compra do Washington Post, por US$ 250 milhões (em torno de R$ 590 milhões), o fundador da Amazon, Jeff Bezos, prometeu apoio financeiro ao jornal e disse que planeja implantar ideias inspiradas na experiência da gigante da internet no varejo. Bezos fundou a Amazon em 1994 e […]

Microsoft cresceu, mas perdeu o rumo

Nos quase 14 anos que Steve Ballmer passou no comando da Microsoft, a receita anual da empresa mais do que triplicou, para perto de US$ 78 bilhões, e seu lucro está entre os mais altos em qualquer setor. Ainda assim, muitos especialistas em tecnologia concordariam que a Microsoft precisa urgentemente se renovar. A empresa é […]

A autocrítica como autodefesa

Não, não foi um delírio, nem obra de algum hacker brincalhão. No fim da tarde de 31/8, em sua página na internet, O Globo anunciava o lançamento de seu Projeto Memória e destacava: “Apoio editorial ao golpe de 64 foi um erro”. Uma autocrítica inédita, previsivelmente louvada com as palavras protocolares de praxe pelos políticos […]

Saudades da Rádio Camanducaia

Superada a fase de confrontos diretos entre representantes das entidades médicas e autoridades do Ministério da Saúde, a imprensa brasileira se dedica a acompanhar o processo de recepção e encaminhamento dos profissionais que se inscreveram no programa Mais Médicos. Na terça-feira (3/9), os principais jornais de circulação nacional tentam antecipar um balanço que ainda não […]

A médica e a semana de 128 horas

É difícil saber se essa polêmica do Mais Médicos está fazendo mais estragos na reputação dos médicos ou na dos jornalões brasileiros. Hoje (30/8) – não por coincidência – dois jornalões (Folha de S.Paulo e O Globo) dão destaque à triste história da dra. Junice Maria Moreira, médica do programa Saúde da Família que estaria […]

O surgimento dos ‘coxinhas’

Os protestos iniciados em junho trouxeram com eles o emprego em massa de um vocábulo conhecido por descrever um petisco popular pouco saudável: a coxinha. Mas agora a palavra adquiriu novo sentido e eu demorei a entender com certeza seu significado preciso. A fala dos manifestantes trazia cada vez mais a meus ouvidos cariocas esta […]

O que é um verdadeiro barão da imprensa

Os barões da imprensa brasileiros são opacos quando comparados aos congêneres ingleses e americanos – em inovação, em inventividade, em talento jornalístico e até em extravagâncias. Considere Lorde Beaverbrooke. Lorde Beaverbrook foi o maior barão da imprensa da Inglaterra na primeira metade do século 20. Foi a era de ouro dos jornais – que não […]

Publicidade nativa chega ao jornal impresso

O Washington Post, que foi comprado em agosto pelo CEO da Amazon, Jeff Bezos, está selecionando anunciantes para oferecer a chamada “publicidade nativa” no jornal. Trata-se daqueles anúncios menos intrusivos e que se disfarçam de artigos, utilizando as mesmas fontes, estilos e tons das matérias tradicionais. Uma das ofertas será uma página tomando parte da […]

A criminalização do anonimato

O sorriso de plástico que materializou controvérsias mundo afora será coibido nas ruas do Recife. A decisão, anunciada na quinta-feira (22/8) pelo secretário de Defesa Social de Pernambuco, Wilson Damázio, busca refúgio jurídico no Artigo 5° da Constituição Federal, sugerindo que todo anonimato pode ser vedado com o uso da força. Na prática, os policiais […]