Sunday, 28 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 822

A manipulação sutil

A observação diária da imprensa impõe um desafio que costuma levar pesquisadores a um grande dilema da racionalidade: a necessidade de observar os detalhes dos elementos de informação sem abandonar a consciência do contexto em que são apresentados. A profusão de estudos de semiótica disponíveis há quarenta anos ajuda a fazer a análise semântica do […]

Uma bizarra simbiose

O pedido de auditoria na eleição presidencial, de iniciativa do PSDB, divide o alto da primeira página da edição de sexta-feira (31/10) do jornal O Estado de S.Paulo com a principal notícia de economia. O Globo registra o assunto também na primeira página, mas em uma nota sem grande destaque, e a Folha de S.Paulo […]

Sob pressão, mídia tradicional perde espaço para redes sociais

A imprensa tradicional de Hong Kong passa por uma crise. Muitos dos jornais e estações de TV mais influentes pertencem a magnatas locais que, com medo de prejudicar seus negócios, têm se esforçado para manter uma linha editorial conservadora. Com isso, os veículos vêm perdendo espaço para as redes sociais, que têm se tornado a […]

Uma lição de irresponsabilidade

Foi irresponsável a denúncia da revista Veja publicada na sexta-feira (24/10), dois dias antes do segundo turno das presidenciais. A informação de que a presidente-candidata, hoje reeleita, Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula sabiam das malfeitorias que ocorriam na Petrobras era suposição, mera hipótese sem qualquer sustentação factual. O único dado comprobatório relacionava-se com um […]

Sociedade e poder, uma ruptura

­Os leitores e leitoras que ainda leem com atenção os principais jornais brasileiros devem estar curiosos com o noticiário pós-eleitoral, que retoma o estilo predominante até o final do ano passado. Embora o cenário político e os fatos da economia proponham uma grande diversidade de assuntos, pode-se notar que as reportagens, declarações e o conjunto […]

‘La commedia è finita’

Paixão, poder, traição, violência e vingança. Às vésperas da eleição acirrada que deu vitória a Dilma Rousseff, a administração petista de Fernando Haddad, em São Paulo, ofereceu na temporada de ópera do Theatro Municipal um magnífico contraponto. Encenadas ao mesmo tempo em que corriam as eleições brasileiras, as óperas se revelaram uma excelente representação das […]

Nenhum compromisso com a História

A imprensa brasileira, vista como instituição representada pelas grandes empresas de comunicação que controlam a maior parte da audiência, atuou durante a disputa eleitoral como um organismo coeso, empenhado em levar a Brasília um grupo político mais afinado com seus credos. Perdeu a eleição, mas considera que o grande número de votos na chapa da […]

FBI criou página falsa de jornal para capturar suspeito

A editora-chefe do Seattle Times, Kathy Best, demonstrou indignação diante da revelação de que o FBI teria criado uma página falsa do jornal para servir de isca em uma investigação. De acordo com um documento obtido pela Electronic Frontier Foundation (EFF), ONG voltada a proteger a liberdade de expressão na era digital, o escritório do […]

Jornal sofre represália por coluna crítica ao Islã

Um jornal afegão provocou uma série de protestos no país após publicar uma coluna crítica ao Estado Islâmico, ao Talibã e ao Islã. No artigo publicado na editoria de opinião do Afghanistan Express, o jornalista AJ Ahwar criticou os muçulmanos por não se manifestarem contra as ações do Estado Islâmico e do Talibã. AJ Ahwar […]

Entidades sindicais faltam com a verdade

Em acórdão Nº 2014.000093 (publicado em 11 de julho, processo transitado em julgado em outubro de 2014), a Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5ª Região), condenou por unanimidade os corréus, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará (SINDJORCE) e Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) a recolherem todas as Carteiras Profissionais […]

‘Gastos com as rádios de Aécio’

Estava no site da Folha, no último dia 14: “Governo de Minas não divulga gastos com rádios de Aécio”. Estou tão “vacinado” contra títulos que têm duplo sentido ou que invertem o sentido pretendido pelo redator, que logo pensei que esse poderia ser mais um dos tantos casos análogos. Tradução: a “vacina” e o fato […]

O partido da mídia

O Brasil está dividido em dois partidos políticos: o partido da mídia e os outros. Nada separa tanto a sociedade brasileira hoje quanto a imprensa. Ela se transformou em um partido político autônomo que se dá o direito de intervir diretamente na política – especialmente em períodos eleitorais – de acordo com uma ideologia radical […]

Lições de Ben Bradlee

Ben Bradlee, que morreu na terça-feira [21/10] aos 93 anos, foi o último colosso da era dourada do jornalismo norte-americano. Era, em muitos aspectos, um jornalista de outra época. Pela segurança que sempre exibiu em si mesmo e em seu meio: seu reinado no The Washington Post, de 1965 a 1991, coincidiu com a hegemonia da imprensa […]

Marcado julgamento de apelação dos jornalistas da al Jazeera

Foi marcado para 1º de janeiro de 2015 o julgamento do recurso de apelação dos jornalistas da al Jazeera condenados no Egito sob acusação de ajudar a Irmandade Muçulmana, disseminar notícias falsas e pôr em risco a segurança nacional. De acordo com a família de Mohamed Fahmy, um dos jornalista condenados, a corte de apelação […]

‘Os livros sabem que vão sobreviver a nós’

“Nasci em Botafogo. Sou divorciada e tenho dois filhos. Sou uma pessoa de origem pobre e surpreendo os pesquisadores que me procuram e imaginam outro biotipo. Fui a única da família a fazer faculdade. Minha primeira opção foi biblioteconomia. A segunda, arqueologia. Ofícios muito parecidos” Conte algo que não sei. Ana Virgínia Pinheiro – Um […]

Aonde vamos, o que queremos

Terminada a festa do caqui em que se transformou a cobertura (chatérrima!) das eleições, com os meios de comunicação aceitando numa boa a agenda determinada pelo comando das campanhas, está na hora de aproveitar a trégua patrulheira e fanaticamente ideológica para responder a uma pergunta: para que servem, hoje, jornais, revistas e noticiários de televisão? […]

Agências querem liberdade na propaganda

No dia em que tomou posse o novo conselho consultivo da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), o mercado publicitário deu um recado ao Congresso Nacional, com a publicação da Carta do Rio, em que defende a liberdade da expressão comercial e repudia qualquer iniciativa de proibição de publicidade. Em cerimônia no Copacabana Palace, […]