Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 ISSN 1519-7670 - Ano 2026 - nº 1372

O otimismo cauteloso dos jornalistas com o uso da IA nas redações

(Foto: Reprodução)

Otimismo cauteloso é como a jornalista Cristina De Luca, diretora Editorial da The Shift e com larga experiência na cobertura de tecnologia define sua relação com o uso da inteligência artificial. Ela foi uma das convidadas do webinário IA no jornalismo: aliada ou ameaça?, realizado nesta terça-feira, dia 26, com transmissão pelo YouTube do Projor.

Cristina e outros convidados – Francisco Rolfsen Belda, diretor de Operações do Projor e professor do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT) na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Pedro Burgos, fundador da Co.Inteligência, consultoria em IA, e Alice de Souza, editora no Intercept Brasil e coordenadora regional no Centre for Investigative Journalism – contaram como usam a IA em seu dia a dia como jornalistas e professores de jornalismo e alertaram para os riscos trazidos pela ausência de controles para verificar informações erradas que podem ser criadas pelas ferramentas.

De um modo geral, todos se mostraram otimistas com o uso da tecnologia – com a cautela necessária. Alice contou que o The Intercept, que trabalha com textos de colaboradores freelancers, está elaborando um manual para orientar os jornalistas de fora da redação sobre como usar as ferramentas e em que fase da produção jornalística.

Os debatedores concordaram que ferramentas de IA podem ser muito úteis para processos que antes demandavam muito tempo, como transcrição e tradução, mas alertaram que é preciso cuidado para utilizá-las em pesquisas ou para resumir documentos, e que é preciso verificar cada informação.

Belda falou sobre a nova edição do Codesinfo, projeto do Projor em parceria com o Google News Initiative, está com inscrições abertas para um programa que vai dar financiamento e mentoria para o desenvolvimento de soluções de IA que aumentem a produtividade das redações.

Assista ao webinário na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=SDKL3YWVy3c