Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Jornais latinos lideram alta de venda de anúncio

A receita publicitária nos jornais da América Latina foi a que mais cresceu no mundo no ano passado, aponta levantamento divulgado na terça-feira (4/6) pela Associação Mundial de Jornais e Publishers. O faturamento dos veículos latinos com anúncios subiu 9,1% no ano passado e acumula alta de 37,6% desde 2008. A circulação dos jornais na região aumentou 0,1% em 2012. No mundo, os jornais encerraram o ano passado com queda de 0,9% na circulação e de 2% na receita publicitária, de acordo com a pesquisa, que reuniu dados de 90% dos jornais mundiais. Apenas os veículos da América Latina e da Ásia registraram aumento tanto da tiragem quanto do faturamento com venda de anúncios em 2012.

Apesar da retração global no setor, o levantamento aponta que mais da metade dos adultos no mundo lê jornais diários: são 2,5 bilhões de leitores no jornal impresso e outros 600 milhões nas versões digitais. A expansão acima da média da publicidade e da circulação de jornais na América Latina é própria de economias emergentes. Com a expansão da renda e a maior alfabetização da população, mais pessoas passam a ter acesso aos jornais?, disse o diretor-executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Ricardo Pedreira.

No Brasil, a circulação de jornais cresceu 1,8% em 2012 e atingiu uma média diária de 4,52 milhões de exemplares, segundo dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC). A receita publicitária somou R$ 3,39 bilhões no ano passado, um volume que representa 11,24% do investimento em mídia no Brasil e uma alta de 0,67% em relação ao faturamento do ano passado, de acordo com informações do Projeto Inter-Meios, que mede o faturamento do setor.